O bronzeamento pode ser bem danoso à pele
shutterstock
O bronzeamento pode ser bem danoso à pele


Todo mundo já ouviu falar de uma receita caseira ou truque infalível para pegar aquele bronzeado. Para saber o que funciona, o que não faz diferença e o que pode comprometer a saúde da pele o iG Delas conversou com as dermatologistas Ana Paula Faucci e Regislaine Miquelin. Elas explicam a seguir o o que é mito e o que é verdade quando o assunto é bronzeamento.


Bronzear faz mal à pele?

Verdade . Os raios UV fazem mal para a pele, segundo a dermatologista Regislaine Miquelin, o resultado é acumulativo. "O fotoenvelhecimento pode gerar manchas e lesões cutâneas. O ideal é ter muita proteção adequada ao se expor ao sol. Nunca deixe a pele 'queimar' ou até mesmo 'descascar'", afirma. 

Ficar no sol entre 10 e 16 horas é ruim?

Verdade . Regislaine aponta que não se deve expor o corpo ao sol entre 10 às 16h, quando a radiação é muito alta. "O filtro solar deve ser de uso diária e na praia e piscina, deve-se reaplicar o filtro a cada duas horas, sobretudo no verão", aponta.

Ana Paula Fucci também aponta que não se deve expor o corpo neste horário e entender o tipo de pele para tomar sol. "O ideal é respeitar seu tipo de pele e sua sensibilidade ao sol. Nunca queimar a ponto de 'descascar', usar filtros solares com fator de proteção (FPS) mais altos quanto mais clara for a pele, além de usar chapéus, bonés e óculos escuros", diz.

Você viu?

Utilizar receitas caseiras pode melhorar o bronze?

Mito . Muitas pessoas utilizam misturas com cenoura, beterraba e até refrigerantes para colocar na pele e bronzear. Regislaine pede cautela. "É fundamental consultar um dermatologista com prescrição personalizada. Refrigerante na pele é totalmente contraindicado, tomar sucos ou consumir cenoura e beterraba não é indicado para fim de bronzeamento. Eles ajudam a hidratar e pele e melhorar o bronzeado, mas nunca aplicado diretamente na pele", afirma.

Se você achar alguma loção ou outro produto mágico para potencializar o bronze, evite. "Não são recomendadas, utilize filtro solar e produtos prescritos por um dermatologista", afirma Ana Paula.

Molhar o corpo ajuda?

Mito . Molhar o corpo refresca a pele, mas não ajuda no bronzeamento. "O banho no mar, com água salgada, pode desidratar a pele mais rápido e não bronzear. O importante ao molhar o corpo é hidratá-lo. Beber água, água de coco e sucos fazer bem à saúde e também à pele", indica Regislaine.

Utilizar óleo de coco melhora o bronzeamento?

Mito . Apesar de algumas pessoas utilizarem óleo de coco até para bronzear, Regislaine diz que ele é bom apenas para hidratar a pele. "Ele é bom para a pele e cabelos, vale utilizar também, mas não substitui o filtro solar", afirma.

Esfoliar a pele ajuda no bronzeamento?

Mito . "A esfoliação deixa a pele mais fina e sensível. A exposição ao sol não é indicada, se for fazer, realize 15 dias antes da exposição solar", diz Regislaine.


    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários