Alto Astral

Depilação a laser: 10 mitos e verdades sobre a técnica de remoção dos fios
Reprodução: Alto Astral
Depilação a laser: 10 mitos e verdades sobre a técnica de remoção dos fios

O verão chegou e com ele, os cuidados com a pele devem ser redobrados. E para essa estação, um dos procedimentos mais procurados são as técnicas a laser para a remoção dos fios. A depilação a laser elimina o pelo e evita que ele volte a crescer. Em comparação às técnicas tradicionais, esse tipo de depilação é a mais eficiente e pode trazer um resultado satisfatório se feita por profissionais especializados. Quer saber mais sobre o procedimento? Confira abaixo 10 mitos e verdades sobre a depilação a laser.



Tudo que você precisa saber sobre depilação a laser!

Pessoas de pele negra não podem utilizar a depilação a laser

Mito! Durante o procedimento, o laser é atraído pela melanina. Como as pessoas de pele negra têm maior concentração do pigmento, há o risco de manchar a pele. Porém, já existem equipamentos que permitem que o processo seja realizado sem danos.

Não se deve depilar com cera entre as sessões de depilação a laser

Verdade! O intervalo entre cada sessão de laser é de 45 dias, e ao longo desse período, é preciso que os pelos atinjam o tamanho adequado para que o procedimento seja executado. Desse modo, não se deve depilar a área com cera ou nenhuma técnica que arranque o pelo pela raiz, local de ação do laser. Se houver incômodo, pode-se utilizar a lâmina, tesouras e cremes depilatórios.

Não se pode fazer depilação a laser no verão

Mito! Esse procedimento pode ser realizado em qualquer época do ano. O importante é não deixar de passar o protetor solar, aplicando sempre o produto na região depilada logo de manhã e reaplicando-o a cada duas horas. A recomendação é válida mesmo para quem fica em ambientes fechados o dia inteiro!

Áreas com tatuagem não podem ser depiladas

Verdade! O laser utilizado na depilação é guiado pelo pigmento presente no pelo. Se aplicado em regiões tatuadas, pode identificar as cores do desenho, provocando queimaduras. A técnica pode até mesmo alterar a pigmentação da tatuagem e comprometer o desenho. Para quem quer fazer uma tatuagem, o ideal é realizar a depilação a laser antes.

Para quem já tem tatuagem e quer fazer a depilação a laser, o indicado é que ela seja feita somente ao redor do desenho. É importante procurar um local especializado para que os cuidados necessários sejam realizados. Além disso, o recomendado é esperar pelo menos duas semanas após o procedimento para se expor ao sol.

Pessoas com pouco pelo precisam de apenas uma sessão de depilação a laser

Mito!  É impossível remover os pelos em uma única sessão mesmo em pessoas que têm poucos deles, pois o pelo só é destruído durante a fase de crescimento que ocorre a cada 30 dias. Em média, são necessárias de 6 a 8 sessões de depilação a laser para cada região. O número exato pode variar de acordo com a área depilada, o tom da pele, a cor e a espessura dos pelos.

Homens também podem fazer depilação a laser

Verdade! Já se foi o tempo em que as mulheres dominavam os tratamentos estéticos. Os homens têm procurado a depilação a laser para a remoção dos pelos e os resultados são ótimos, especialmente em regiões mais difíceis, como as costas. Homens que sofrem com foliculite, os indesejados pelos encravados, podem inclusive fazer barba com laser.

Foto: Shutterstock

A depilação a laser é mais dolorida que as outras técnicas

Mito! Pessoas que estão habituadas a outros tipos de procedimentos de remoção dos pelos pela raiz, como a depilação com cera, têm boa tolerância ao desconforto. No entanto, o incômodo pode acontecer dependendo da sua sensibilidade, o nível de estresse e a região onde é feita a depilação. No caso das mulheres, o ciclo menstrual também pode interferir na sensibilidade à dor.

Você viu?

A depilação a laser não pode ser feita durante o peeling

Verdade! Após o peeling, é necessário esperar a regeneração da pele. O peeling químico, por exemplo, pode deixar a região mais sensível, causando o aumento do risco de lesões durante a aplicação do laser, por isso, é importante ter cuidado.

É preciso se atentar aos produtos de beleza usados antes e depois da depilação a laser

Verdade! Antes do tratamento, procure evitar o uso de produtos que contém ácido glicólico ou retinóico, já que esses ingredientes podem aumentar a renovação dos pelos.

Grávidas não podem fazer depilação a laser

Parcialmente verdade! Apesar de ser um procedimento seguro para as gestantes, é necessário que haja autorização médica e não é recomendado a remoção dos pelos em áreas como a virilha e a barriga. A ação dos hormônios pode aumentar o risco de hiperpigmentação da pele nessas regiões, podendo ocasionar manchas escuras.

Colaboração: GiOlaser, rede de clínicas de estética e laser fundada em 2013 pela atriz Giovanna Antonelli | Edição: Mayara Rozário

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!