É preciso tomar cuidado durante o outono
wayhomestudio
É preciso tomar cuidado durante o outono


Com a mudança de estação, os  cabelos são afetados pelo clima mais seco e com temperaturas mais frias. O risco de queda, quebra e frizz aumentam e os cuidados devem mudar. Segundo Renata Vasconcellos, dermatologista e tricologista clínica, os fios ficam mais frágeis nessa época. "Os fios respondem a diferença de temperatura, tornando-se mais ressecados e quebradiços", afirma. 


"Acredita-se que tenha relação com a radiação solar, produção de melatonina e até mesmo com a evolução dos seres vivos – que tendem a perder pelos e folhas para que novos cresçam, mais fortes e preparados para o inverno". 

Apesar das temperaturas mais frias, o cabelo deve ser lavado com frequência no outono. O ideal é higienizar os fios cerca de 4 vezes por semana, intercalando os dias. "Se o couro cabeludo for oleoso ou tiver descamação, a frequência de banho pode ser diária, sem problemas", diz.

Você viu?

Uma dica para manter a beleza e saúde dos fios é a de usar a água em uma temperatura mais amena na lavagem. "A água muito quente deixa os fios mais ressecados e o couro cabeludo, mais oleoso. Uma forma de blindar os fios e proteger contra temperaturas mais altas é fazer umectação uma hora antes de lavar os cabelos, usando o óleo de rícino e o óleo de coco", afirma. 

Para evitar a queda, há alguns cuidados básicos

Segundo Renata, um dos principais cuidados é não dormir com o cabelo molhado, pois aumenta a chance de proliferação de fungos, caspa, além de quebra dos fios. Além disso, cuidar da saúde é essencial. 

"A melhor forma é manter a saúde em dia. Nosso cabelo reflete como está nossa saúde como um todo. Se ocorre uma quebra do equilíbrio ou qualquer deficiência de nutrientes, nosso organismo destina esses nutrientes aos outros órgãos mais importantes, e o cabelo acaba sofrendo com isso", diz.

Na hora da secagem, invista no uso de produtos com proteção térmica. Eles ajudam a preservar a beleza dos fios. 

"O calor da chapinha e do secador também resseca o cabelo, fazendo com que eles fiquem opacos. O produto com proteção térmica cria uma película ao redor dos fios, mantendo as cutículas fechadas e hidratadas. Além disso, esses produtos também contam com substâncias nutritivas para o cabelo", diz Ana Farias, técnica capilar.

Finalização caprichada

Cremes e óleos finalizadores também são essenciais para nutrir e dar brilho aos cabelos no dia a dia. "Por mais que os seus fios sejam lisos ou oleosos na raiz, o produto é importante para proteger os fios das agressões externas, como sol, vento e chuva, garantindo maciez e, claro, mais brilho! Se você for cacheada ou crespa, aposte em cremes para pentear", diz Ana. 

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários