Às vezes, o que funciona para nossa rotina de skincare no inverno pode não funcionar tão bem no verão. No inverno, por exemplo, nossa pele fica mais seca. Esse é o momento para buscar novas alternativas nos produtos e dar uma atenção especial à pele, para mantê-la saudável e bonita o ano todo.

Uma rotina saudável e protegida.
shutterstock
skincare

“É nessa hora que temos que adequar os produtos do nécessaire, procurando por trocas espertas que privilegiem a pele em cada estação. Com o calor, devemos pausar o uso de ácidos fotossensíveis e adicionar na rotina os antioxidantes”, diz a  farmacêutica Mika Yamaguchi, diretora científica da Biotec Dermocosméticos. 

“Nas estações mais frias, a hidratação facial deve ser priorizada com produtos em veículos mais ricos em cremes e óleos, de preferência que combatam a desidratação. Já durante as temporadas de calor, sobretudo pela ação danosa da radiação na pele, a hidratação facial deve priorizar produtos com veículo mais fluido na forma de gel, loção aquosa ou sérum, ricos em anti-inflamatórios, antioxidantes e calmantes”, diz a dermatologista Claudia Marçal. 

Veja a seguir dicas para uma transição perfeita no skincare entre as estações.

  • Aposte nos antioxidantes

A Vitamina C é um poderoso antioxidante, que além de ajudar no combate das manchas, não é sensível às radiações solares. 

“O ácido ferúlico também pode ser usado. Ele é um poderoso antioxidante, capaz de inibir a formação de melanina, além de neutralizar os radicais livres gerados pelo sol, poluição ambiental, cigarros e estresse”, diz Isabel Piatti, especialista em Estética e Cosmetologia, conselheira do Comitê Técnico de Inovação da Buona Vita.

  • Fotoprotetores para pele que fica com mais brilho

Fotoprotetores são grandes apostas para a pele oleosa, principalmente os que possuem textura em gel e secagem rápida. No inverno, os protetores com ação hidratante são os ideais, ao passo que no verão, é melhor investir em produtos com secagem rápida.

  • Não esqueça dos hidratantes corporais

Produtos com extratos de camomila, aloe vera, nicotinamida ou Vitamina E, são as melhores fontes para manter uma pele hidratada e protegida. 

“Alguns ativos hidratantes à base de ácido hialurônico e silício como Hyaxel, vitaminas e óleos terapêuticos de reparo como de óleo de argan, calêndula, girassol, orquídea e lavanda são indicados para melhorar a hidratação evitando que a pele fique ressecada e descame, também promovendo o reparo e regeneração epidermal”, afirma a dermatologista.

  • Mude os ácidos

De maneira geral os ácidos fotossensíveis não são prescritos no verão. “Os retinóides normalmente prescritos durante o inverno deixam a pele mais fina, mais avermelhada e muito mais suscetível aos agressores ambientais — o que significa: mormaço, calor, luz visível e especialmente o sol”, diz Claudia Marçal. 

Como substitutos você pode usar outros ácidos podem ser usados, como o tranexâmico (clareador), ferúlico (antioxidante e anti-idade), hialurônico (alta propriedade hidratante), kójico (clareador), maslínico (regenerador e hidratante), azelaico (antioleosidade) e ascórbico (Vitamina C).

Por fim, lembre que durante todo ano a rotina skincare deve seguir os passos de limpeza, tonificação, hidratação e fotoproteção. “E os fotoprotetores devem ser aplicados diariamente e reaplicados a cada duas horas, para manter a pele protegida”, finaliza a dermatologista. 








    Veja Também

      Mostrar mais