Chegar aos 65 anos assusta muitas mulheres que associam a velhice apenas a coisas ruins. Sem contar o medo das rugas, marcas de expressão e dos cabelos grisalhos que, para muitas, simbolizam a falta de beleza e capacidade. Nesse dia do idoso, o Delas separou 10 mulheres incríveis para te ajudar a perder o medo do tempo e mostrar que a velhice é uma fase da vida repleta de possibilidades.
Elza Soares
Aos 83 anos, Elza é a prova viva que a idade não é impedimento para nada. Lúcida e extremamente ativa, a cantora lançou dois grandes álbuns nos últimos anos e vem fazendo turnês e apresentações em grandes festivais. Em entrevistas, deixa claro que a velhice não a assusta e que está vivendo uma fase maravilhosa da vida. Também presente em debates e nas redes sociais, Elza faz questão de se posicionar sobre discussões políticas e sociais, como a denúncia da violência doméstica e o racismo.
Rita Lee
Rita escolheu viver a sua velhice da maneira mais reclusa. Não para fugir dela, pelo contrário, para poder entendê-la e abraçá-la. A cantora de 72 anos está completando oito anos afastada dos palcos, mas não do trabalho, pois garante que segue compondo e que a música não deixou de fazer parte da sua vida. Ela, porém, optou por se afastar das grandes cidades, viver cercada de bichos e investir em nova paixão: a escrita.
Maria Bethânia
Um dos maiores nomes da música popular brasileira, Bethânia lida com a terceira idade com uma leveza especial. Assumiu quando os icônicos cabelos volumosos se tornaram grisalhos e jamais deixou os palcos, pois a música também alimenta a sua espiritualidade. Hoje, aos 74 anos, é uma das indicadas ao Grammy Latino de Melhor Álbum de Samba e Pagode.
Fernanda Montenegro
A rainha do cinema nacional dispensa apresentações. Chegou aos 90 anos à todo vapor, assumindo os cabelos brancos e as marcas expressões que o tempo colocou no seu rosto. Dona de uma elegância e uma lucidez de dar inveja em muitos jovens, segue sendo a principal inspiração para muitos artistas brasileiros. No fim de 2019, eternizou sua história de vida em uma biografia escrita em parceria com a jornalista Marta Góes.
Sônia Braga
Mesmo com carreira internacional, a atriz é a eterna Gabriela de Jorge Amado -- desde que viveu a personagem para uma novela da TV Globo em 1970. Hoje, com 70 anos, Sônia não diminuiu nem um pouco o ritmo e segue fazendo parte de grandes produções cinematográficas no Brasil e nos Estados Unidos.
Você viu?
Gal Costa
Ao completar 75 anos de vida e 55 anos de carreira, a cantora ganhou uma live em sua homenagem, desenvolvida pelo Canal TNT e transmitida também pelo Youtube. O evento comprovou que a artista segue sendo um dos nomes mais importantes para a música brasileira.
Conceição Evaristo
Uma das escritoras brasileiras mais importantes dos anos 2000, é reconhecida também em outros países e foi escolhida como autora homenageada na quinta edição do Festival de Poesia de Lisboa. Autora dos livros “Poncia Vivencio” e “Olhos d’Água”, com 73 anos continua escrevendo e participando de palestras e debates e ainda é uma das principais vozes do movimento negro e antirracista na literatura.
Laerte
A figura que faz parte do imaginário de toda a população brasileira, aclamada pelas tirinhas que ilustraram e ainda ilustram os mais diversos jornais e revistas com sátiras e críticas sobre todo tipo de assunto, Laerte ganhou ainda mais potência ao se assumir trans e abraçar o movimento LGBTQI+. Aos 69 anos, a artista é a prova viva de que nunca é tarde para entendermos quem nós realmente somos e assumirmos isso com orgulho.
Laura Cardoso
Com mais de 70 anos de carreira, a atriz chegou aos 93 anos deixando claro que acha aposentadoria um horror. Frase que resume bem a sua energia e os seus planos que segue firme e forte fazendo personagens icônicas em novelas da TV Globo. Laura é um grande exemplo que quando se faz o que ama, a idade se torna um mero detalhe.
Alcione
Também conhecida como Marrom, ela é a vovó antenada que todo mundo quer. Super presente nas redes sociais e de olho nos novos talentos que aparecem por aí, Alcione comprova, do alto dos seus 72 anos, que definitivamente juventude é questão de espírito e não de número.
Vera Holtz
Atriz e diretora que participou de diversas obras icônicas, tanto na TV quanto nos palcos, Vera encontrou nas redes sociais uma nova possibilidade de fazer arte. Com fotos simples, mas cheias de conceito, a artista de 67 ano achou o próprio jeito de se posicionar e expressar na era digital mostrando que nunca é tarde demais para experimentar coisas novas.