Por conta da pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2), o hábito de lavar as mãos e usar álcool gel ficou mais intenso. Isolados em casa, muita gente está lavando mais louça e usando mais produtos de limpeza também. A pele pode acabar sentindo os reflexos disso, com mãos ressecadas e descascando. 

Com as lavagens mais frequentes, as mãos ressecam
shutterstock
Com as lavagens mais frequentes, as mãos ressecam


Leia também: Como manter a pele hidratada e bem cuidada em tempos de álcool gel

A dermatologista Gina Matzenbacher afirma que apesar de pensarem que o problema para as mãos ressecadas ser o sabão, a questão é a água. "É ela quem mais resseca a pele das mãos, que não têm glândulas sebáceas”, explica a dermatologista.

Segundo Gina, as regiões mais sensíveis são as palmas, as cutículas e unhas. "Na palma da mão, temos a última camada da pele, que é a região do estrato córneo. Com as lavagens frequentes, vamos perdendo essa camada mais grossa, o que provoca mais descamação e ressecamento ", afirma a dermatologista.

Outro problema é a descamação entre os dedos. Porém, segundo Gina, isso não está relacionado ao ressecamento. O problema acontece porque muitos não secam as mãos da forma adequeada depois de lavá-las. A região entre os dedos fica úmida e isso pode levar à descamação. 

Você viu?

Como evitar ter mãos ressecadas?

É fundamental usar um bom hidratante depois de lavar as mãos ou do álcool gel para evitar o ressecamento da pele
Pexels
É fundamental usar um bom hidratante depois de lavar as mãos ou do álcool gel para evitar o ressecamento da pele

Dicas simples podem ajudar. Durante a pandemia, o melhor remédio para a descamação e o ressecamento é a hidratação . Sem esquecer cutículas e unhas, Gina recomenda fazer uma massagem potente com hidratantes, que segundo ela, quanto mais grosso, melhor o efeito. "Cremes vendidos em farmácias tendem a ter um resultado bem melhor e, financeiramente, são mais econômicos do que as receitas caseiras", diz a médica.

Leia também: Hidratação dos pés à cabeça: aprenda os cuidados com cada parte do corpo

Quem consegue se manter em casa, a sugestão é dar preferência ao sabonete e deixar um pouco de lado o álcool gel. Ainda assim, saiba que a pele ficará mais ressecada. "Todos os sabonetes tendem a causar o ressecamento se usados com muita frequência. Os de PH neutro também", fala Gina.

"Os que menos ressecam são os de tecnologia syndet, que não produzem espuma. Mas, neste momento de pandemia, não são os mais adequados", afirma a dermatologista. Sabendo disso, volte à dica anterior e aposte na hidratação! 

Leia também: Como manter os tratamentos estéticos em casa? Veja dicas e hábitos para seguir

Cuidado também na cozinha. "Alguns alimentos são potencialmente irritantes, como o alho e a cebola, e picá-los com mais frequência pode acarretar o que chamamos de dermatite da dona de casa. Então, se a mão já estiver com dermatite, possivelmente vai precisar de tratamento com anti-inflamatório", aponta a dermatologista. Entretanto, antes de qualquer medicamento é indicado procurar um dermatologista. 


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!