Quem nunca se olhou no espelho após uma noite de sono ou algumas horas de cochilo e percebeu que o rosto está marcado/amassado? Conhecidas como sleep lines ou rugas do sono, essas linhas de expressão surgem na pele enquanto dormimos.

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As rugas do sono, ou sleep lines, são linhas de expressão que aparecem após horas de sono, consequência do atrito entre a face e o travesseiro

As sleep lines costumam aparecer na região da testa, um pouco acima dos olhos. E diferente das rugas convencionais, que são causadas por movimentos repetitivos dos músculos, as rugas do sono são consequência de uma pressão prolongada na lateral do rosto, que podem surgir de acordo com a posição que se dorme.

“Ao dormir com o corpo voltado para um lado ou de bruços, nós estamos pressionando o peso do nosso corpo, que durante o sono, acaba deslizando e amassando a pele do rosto contra o travesseiro, e o problema é que muitas das vezes permanecemos por horas nesta mesma posição”, explica Willian Ortega, cirurgião dentista especializado em harmonização orofacial.

Segundo ele, o “amassado” da pele pode voltar ao normal ao despertar, principalmente no caso das mulheres mais jovens. No entanto, no caso de uma pele mais madura, as rugas não desaparecem tão facilmente.

Ele explica que isso acontece porque após os 30 anos o corpo apresenta uma diminuição da produção de colágeno, o que faz com que a pele perca firmeza e força natural.

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Como evitar rugas do sono?

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Abusar da hidratação e usar dermocosméticos adequados ao seu tipo de pele são forma de evitar e amenizar as rugas do sono

Ortega fala que existem algumas maneiras de prevenir rugas do sono , que vão desde incluir hábitos no dia a dia – como beber mais água – até procedimentos estéticos feitos em clínicas.

Confira como evitar sleep lines :

Dermocosméticos

O uso de dermocosméticos aumenta a hidratação da pele e diminui o envelhecimento precoce, o que ameniza as rugas que aparecem após o sono. “O mais indicado é um bom hidratante facial”, diz o profissional. Ele ainda lembra que o importante é que o produto seja adequado para o seu tipo de pele, afinal, cada um tem uma necessidade.

“Há peles que são mais oleosas, outras são mais secas. Portanto, é recomendável que a paciente passe por uma avaliação para verificar qual a necessidade que sua pele tem naquele momento e assim iniciar o tratamento com o produto ou hidratante mais adequado”, completa.

Hidratação

Além dos dermocosméticos, Ortega lembra que é fundamental beber bastante água. A hidratação também acontece de dentro para fora.

Fronha adequada

De acordo com o profissional, o mais indicado para evitar as sleep lines são as fronhas e lençóis "anti rugas" feitos com materiais mais macios possíveis ou de seda. Ele explica que isso é importante porque a maciez do tecido facilita o deslizar da pele durante os movimentos do corpo no período em que dormimos.

“Quando optamos por um tecido macio, diferente de outros tecidos mais grossos, não ‘amassamos’ o rosto. Como resultado, não há formação das rugas de expressão durante o sono”, completa.

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Procedimentos estéticos

Por fim, há ainda a possibilidade de fazer alguns procedimentos estéticos para evitar ou amenizar as rugas do sono , como liftings, preenchimentos e aplicação de ácido hialurônico para estimulação do colágeno.

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