Tamanho do texto

O Delas separou uma lista de receitas caseiras com o ingrediente; confira

Bicarbonato de sódio pode até ser um grande  aliado na limpeza da casa  , mas essa não é a única função do ingrediente. Você sabia que também pode usá-lo na pele, no cabelo ou até mesmo nas unhas? Sim, isso quer dizer que você pode usar bicarbonato para cuidar da sua beleza. 

mulher esfoliando o rosto arrow-options
shutterstock
O bicarbonato de sódio tem diversos benefícios para a beleza, como limpar os poros e remover células mortas e oleosidade

Quem dá as dicas é a dermatologista Natasha Crepaldi, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). "O bicarbonato de sódio raramente substitui completamente os produtos de beleza, mas uso esporádico pode ter vários benefícios", diz em entrevista ao  Delas .

Segundo ela, a curto prazo o ingrediente pode:

  • Desobstruir poros;
  • Clarear momentaneamente a pele;
  • Remover células mortas, sujidades e oleosidade;
  • Eliminar ou neutralizar odores.

"Além disso, o bicarbonato pode ser usado como shampoo a seco, como volumizador de fios, como auxiliar na remoção de cutículas, no clareamento dentário e ainda facilita a penetração de ativos pela abertura de canais", completa. 

Como usar bicarbonato de sódio? Veja 11 receitas

bicarbonato de sódio arrow-options
shutterstock
Aprenda receitas simples e fáceis para a pele, cabelos e unhas usando bicarbonato de sódio como principal ingrediente

A especialista recomenda algumas receitas caseiras para usar o ingrediente:

Na pele

1. Esfoliante natural

  • Para melhorar a penetração de ativos:

Misture bicarbonato e sabonete líquido, em partes iguais, e aplique na pele com movimentos circulares. Faça uma vez por semana. 

  • Para reduzir cravos e oleosidade: 

Faça uma pasta de bicarbonato com água e aplique no rosto como uma máscara facial. Retire com água morna. Faça uma vez por semana.

  • Para os lábios:

Misture bicarbonato com mel, aplique nos lábios e faça movimentos circulares por cerca de cinco minutos. Faça 1 vez por semana.

  • Para remover cravos:

Aplique no nariz a mistura de uma colher de bicarbonato com um pouco de leite, deixe agir por 15 minutos e esfolie com movimentos circulares delicados. 

  • Pés macios (escalda-pés):

Adicione três colheres de sopa de bicarbonato em uma bacia com água morna, descanse os pés na água por cerca de 15 minutos. Depois, use uma bucha vegeral para esfoliar. 

2. Máscara para olheiras

Misturar chá de camomila com uma pitada de bicarbonato de sódio. Aplicar nas olheiras por 15 minutos e, após esse tempo, lave o rosto normalmente. 

3. Hidratante

Misture um pouco de bicarbonato ao seu creme hidratante, aplique na pele e massageie em movimentos circulares para potencializar a hidratação. Indicada principalmente para deixar os cotovelos e joelhos mais macios. 

4. Secativo para espinhas

Aplique o bicarbonato com cotonete úmido sobre a lesão.

No cabelo

  • Na lavagem:

Mirte bicarbonato ao shampoo para remover resíduos dos fios e caspa do couro cabeludo. É importante lembrar, porém, que produtos com pH básico aumenta o volume e causa frizz, além de alterar o pH do couro cabeludo, deixando os fios ressecados e quebradiços. 

  • Shampoo a seco:

Use o bicarbonato como shampoo a seco, tirando a aparência oleosa. 

Nas unhas

  • Para remover as cutículas:

Misture uma colher de sopa de bicarbonato de sódio em um copo de água morna. Deixe as mãos descansando na mistura por cerca de 15 minutos. 

Leia também: 3 maneiras de hidratar o cabelo usando bicarbonato, vinagre de maçã e limão

Cuidados ao usar bicarbonato de sódio

Apesar dos benefícios mencionados, a especialista não recomenda usar com muita frequência. Isso porque a substância é um tipo de sal alcalino e abrasivo fino, então aplicar muitas vezes na pele ou nos cabelos pode acabar causando danos. 

Natasha explica que o pH da pele é mantido pelas glândulas sebáceas e sudoríparas, e pela flora microbiana normal, que criam uma camada ácida, que age como uma barreira a vírus, bactérias e outros contaminantes.

"A perda da acidez da barreira protetora a deixa exposta e com porosidades, portanto, além do risco de infecções oportunistas, pode causar desidratação, uma vez que o bicarbonato diminui a oleosidade natural, causando ressecamento da pele. Essa camada ácida se autorecupera de forma espontânea, mas isso leva cerca de 20 horas", comenta.

Para saber que você não vai ter nenhum problema com o bicarbonato de sódio , a indicação é fazer um teste de contato, aplicando o ingrediente no braço e esperar cerca de 24 horas. Se, nesse tempo, não houver nenhuma irritação, coceira ou vermelhidão, você pode usá-lo. Além disso, consulte um dermatologista para que ele indique o melhor para sua pele.