Tamanho do texto

Especialista aponta 10 momentos em que o produto pode ser utilizado

Ao passar pelas gôndolas dos supermercados, o consumidor encontra uma infinidade de produtos de limpeza à disposição. Com tantas opções, às vezes fica complicado escolher quais são os itens necessário para limpar a casa . No entanto, a boa notícia é que existe uma substância capaz de realizar diversas funções no lar. Trata-se do bicarbonato de sódio.

Leia também: Vai limpar a casa? Saiba o que fazer para realizar uma faxina completa

bicarbonato de sódio arrow-options
shutterstock
O bicarbonato de sódio é uma substância muito utilizada na limpeza e é capaz de ajudar - e muito - nas tarefas domésticas

Para explicar algumas ocasiões em que o b icarbonato de sódio é bem-vindo, a reportagem do Delas conversou com Flávia Ferrari, home expert e autora do livro “A dica do dia: Soluções práticas para facilitar sua vida”. A especialista aponta 10 usos para o produto e ensina como utilizá-lo em cada caso. 

“O bicarbonato é um sal alcalino. E esta alcalinidade é responsável pelas propriedades químicas das dicas com bicarbonato (como por exemplo, quando lidamos com gordura). Também é um abrasivo fino, que não deixa riscos em superfícies.  Quando colocado em meio aquoso, ele é aquecido e perde gás carbônico. No mesmo instante, uma densa espuma branca aparece”, diz.

Veja 10 usos para o bicarbonato de sódio

bicarbonato de sódio arrow-options
shutterstock
bicarbonato de sódio

Ficou interessado em saber no que o produto pode ser usado? Confira as dicas!

1. Tirar manchas de colchão 

Aplique o produto diretamente no colchão, deixe agir por 30 minutos e, por fim, esfregue com uma escova de cerdas duras. Mas, é importante ter em mente que, quanto mais antiga for a mancha, mais difícil será para removê-la. Então, o ideal é não perder tempo e aplicar a solução assim que o colchão sujar.

2. Fazer tira-limo caseiro

Misture 350 ml de água, 350 ml de água sanitária e 50 g de bicarbonato de sódio. Depois que misturar, borrife no azulejo e esfregue com um pano.

3. Limpar o box do banheiro

Você vai precisar de: 1 colher de sopa de sabão em pó, 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio, 1 xícara de vinagre branco (250 ml), 1 xícara de água morna e 1 colher de sopa de álcool.

Como fazer? Junte o sabão em pó, o bicarbonato e o vinagre . Depois que começar a borbulhar completamente, acrescente a água morna e o álcool. Misture bem e aplique no box com um pano multiuso macio. Deixe agir por 5 minutos e, por fim, retire com um pano limpo. Atenção: essa solução deve ser utilizada na hora em que for feita, pois a validade é de apenas um dia.

4. Tirar mau cheiro de roupas

Para fazer a mistura, adicione em um borrifador 250 ml de água, 125 ml de vinagre, 125 ml de álcool e 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio. Em seguida, borrife, deixe a roupa ventilar e guarde. 

5. Limpar a pia

Separe: suco de 1 limão, 1 colher de sopa de bicarbonato (10g ), 1/2 xícara de vinagre branco (125 ml) e 1/2 xícara de água (125 ml). Em seguida misture todos os ingredientes, aplique em um pano multiuso e, depois, passe por toda a pia, tanto na pedra quanto na cuba da pia.

6. Limpar o chão

Os ingredientes são: 1/2 xícara de vinagre branco (125 ml), 2 colheres de sobremesa de bicarbonato, 1 colher de sopa de detergente e 3 litros de água. Para realizar a limpeza, faça a mistura e passe no chão com um pano apropriado para a área.

7. Tirar manchas de suor de roupas

Faça uma pasta de bicarbonato de sódio com limão e aplique na mancha seca utilizando uma escova de dentes velha. Deixe repousar por 45 minutos e depois coloque de molho por 1h30. Após esse processo, lave normalmente.

8. Limpar fogão

Use uma mistura de água, vinagre branco e bicarbonato. Agite e aplique sobre o tampo do fogão. Após alguns minutos, passe um pano ou esponja (lado amarelo) para retirar o excesso da mistura. Para os queimadores e cachimbos, deixe de molho em bicarbonato e, em seguida, enxágue bem.

A dica é pulverizar nos locais que estão mais sujos, jogar umas gotas de vinagre branco (não pode ser o colorido) por cima e esperar o bicarbonato borbulhar. 

9. Evitar chulé

Coloque duas colheres de sal ou bicarbonato de sódio dentro de cada sapato. Deixe de um dia para o outro e depois retire o excesso.

10. Tirar manchas de mão suja da parede

Com uma esponja seca, polvilhe bicarbonato de sódio  na parede e passe sobre a mancha. Ela irá sair facilmente.

    Leia tudo sobre: casa