Tamanho do texto

Isso pode sinalizar muito mais do que apenas uma má aparência. Se você notou que está com as unhas amareladas, veja a possível razão para isso

Women's Health

Quatro das palavras que fazem o mundo feminino girar são: “preciso de uma manicure”. E elas nunca parecem tão urgentes como quando você nota que está com as unhas amareladas . Bom, se isso já aconteceu com você, fique calma. Nós conversamos com a dermatologista Shereene Idriss, dos Estados Unidos, para descobrir por que isso acontece e como combater.

Leia também: Unhas amendoadas são tendência; veja 5 ideias para se inspirar

unhas arrow-options
shutterstock
Unhas amarelas são um problema? Veja as possíveis causas e se cuide


Possíveis motivos para ter unhas amareladas

1. Você é obcecada por esmalte escuro

“Ao contrário do pensamento convencional de que unhas saudáveis são firmes e duras, a realidade é que elas são, na verdade, bastante porosas”, diz Idriss. Assim, quando o esmalte , (especialmente tons mais escuros) é aplicado na unha, o pigmento pode ser absorvido. “Os óxidos de ferro nesses polimentos se tornam oxidados e resultam no aspecto temporário de unhas amareladas”, diz ela.

Felizmente, isso não é permanente. “Então, para evitar esse problema no futuro, aplique uma camada de base clara antes de usar esmaltes muito pigmentados”, orienta ela. “Além disso, se você estiver incomodada com a mancha amarela,  retire seu esmalte depois de uma semana e deixe sem pintar de vez em quando.”

2. Você sempre esquece de usar chinelos no banho da academia

“A academia nem sempre é a melhor coisa para nossos dedos e unhas dos pé s”, diz Idriss. “Certamente há algum fungo, especialmente quando andamos descalços no vestiário. Fungos e bactérias podem fazer com que as unhas fiquem amareladas e eventualmente frágeis”, diz ela. Se você acha que contraiu algo do vestiário, Idriss recomenda falar com seu dermatologista, porque o tratamento pode variar dependendo da origem da descoloração.

Leia também: Mulher perde unhas dos pés após frequentar pedicure de peixes

E mais: Aprenda a fazer as unhas do pé em casa com 9 passos e economize na pedicure

3. Você é fumante (ou tem deficiência de vitaminas)

“Embora a razão exata seja desconhecida, as unhas amarelas são geralmente vistas em pessoas que sofrem de doença pulmonar crônica ou mau funcionamento do fígado e fumantes a longo prazo (já que as unhas entram em contato com a fumaça do tabaco)”, explica Idriss. Certas deficiências vitamínicas, como B-12 e zinco, também podem levar à descoloração das unhas ao longo do tempo”, completa.

4. Alguém da sua família também tem unhas amarelas

“Isso é extremamente raro e conhecido como ‘síndrome da unha amarelada'”, aponta Idriss sobre a condição hereditária. Ela começa na meia-idade e está associada a unhas amareladas nas mãos e pés, inchaço nas pernas e sinais respiratórios, como dificuldade respiratória crônica. “Se isso afeta você ou alguém que você conhece, tratar os problemas pulmonares subjacentes o inchaço é de importância crucial para a sua saúde. Suas unhas podem ou não voltar ao normal, porque as mudanças são devidas a uma mutação genética”, finaliza.