O que acontece quando cabelos bancos são arrancados? Mais fios nascem no lugar?

Dermatologista explica o que acontece quando um fio branco é arrancado

Você olha no espelho e, de repente, percebe que está com alguns cabelos brancos. Na mesma hora, fica nervosa diante da situação e pensa em arrancá-los , um por um. Pouco depois, reflete e lembra de um conceito propagado por muitas pessoas que diz que, ao arrancar um fio, vários outros vão surgir no mesmo lugar. 

Foto: shutterstock
Muita gente acredita que, ao arrancar um dos cabelos brancos, vários outros vão surgir no mesmo local do fio arrancado

Mas, afinal, será que isso é verdade? Para responder essa questão, a reportagem do Delas conversou com a dermatologista Paola Pomerantzeff, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Antes de tudo, no entanto, é necessário  entender o nascimento dos cabelos brancos

“Em cada folículo piloso há células que se chamam melanócitos. Esses melanócitos produzem melanina, pigmento responsável pela cor dos cabelos (assim como na pele). Quanto maior a quantidade de pigmento produzida, mais escuro será o fio de cabelo da pessoa”, explica a dermatologista.

Com o passar do tempo, geralmente ligado ao processo de envelhecimento, diminui-se a produção de melanina. “Essa perda da função dos melanócitos é progressiva, ao longo dos anos. Quando o melanócito deixa de funcionar totalmente e para de produzir melanina, o fio passa a crescer totalmente branco (sem nenhum pigmento)”, completa.

Você viu?

Afinal, pode arrancar os cabelos brancos?

Foto: shutterstock
Dermatologista explica ao Delas o que acontece realmente quando você não resiste e arranca um dos cabelos brancos

A informação de que arrancar um fio branco vai fazer com que nasçam (sete ou dez, geralmente) outros no lugar é falsa. “Quando você arranca um fio de cabelo branco, nascerá outro fio branco no mesmo lugar”, aponta Paola. Isso significa que o ato de arrancá-lo não modifica o melanócito, que parou de produzir pigmento para aquele fio. 

O que acontece, na verdade, é que o processo de envelhecimento do cabelo é progressivo. Portanto, até que o fio arrancado cresça novamente, outros ao redor podem se tornar brancos também. Mas isso, no entanto, não tem nenhuma relação com aquele que foi removido anteriormente.

É importante perceber também que “cada folículo piloso irá produzir um certo número de fios de cabelo ao longo da vida. Se a pessoa ficar arrancando os fios repetidamente, o máximo que ela irá conseguir será uma falha naquele local quando o fio deixar de nascer novamente”, alerta a dermatologista.

Mesmo que seja uma tentação para muitas pessoas, o mais indicado, no fim das contas, conforme ressalta a profissional, é evitar esse dano repetido nos folículos, se segurar e não arrancar os cabelos brancos ou de qualquer outra cor. Assim, você não prejudica a  saúde capilar e evita possíveis inflamações na raiz do cabelo.