Por que os cabelos brancos aparecem? Entenda e saiba se é possível evitá-los

Segundo especialista, ainda não há tratamentos comprovados que previnem os fios grisalhos de nascerem, mas há mudanças no estilo de vida que ajudam

Apesar dos cabelos brancos fazerem parte do ciclo natural da vida, eles ainda são uma das coisas que mais assustam as mulheres. Muitas assumem os grisalhos , enquanto outras não se sentem tão confortáveis assim — principalmente por questões estéticas — e procuram de todas as formas evitar que eles fiquem visíveis. Mas será que existe algum truque para isso? 

Foto: Shutterstock
O aparecimento dos cabelos brancos é um processo natural de envelhecimento e está ligado à diminuição de melanina



Kédima Nassif, dermatologista e tricologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), explica ao Delas que é preciso entender como e por que os cabelos brancos surgem antes de tentar encontrar soluções para evitá-los. 

Segundo ela, a cor do cabelo é resultado da passagem da melanina que é produzida nas células da raiz do cabelo para dentro do fio . "Se não há a produção correta ou se essa passagem não ocorre, temos como resultado disso a canície — nome técnico para fios brancos. Com a idade, é normal que a migração do pigmento não ocorra com eficácia", completa a especialista. 

Assim, o principal fator que influencia o surgimento dos cabelos grisalhos  é a genética, o que significa que quanto mais cedo os pais começam a ter fios brancos, mais cedo os filhos vão ter. Além disso, as pessoas negras tendem a apresentar a canície mais tarde que as brancas. 

Você viu?

Outra questão determinante é o estresse. "Isso acontece porque as células produtoras da melanina são danificadas pelo estresse oxidativo acumulado ao longo dos anos", diz. 

Leia também: Quero largar a tintura e assumir os cabelos grisalhos; o que posso fazer?

É possível evitar que os cabelos brancos apareçam?

Mesmo sendo um processo que ocorre naturalmente, Kédima afirma que existem pesquisas sobre retardar o nascimento dos cabelos grisalhos ou até revertê-los. "Algumas linhas de produtos já usam substâncias, como o Ácido Aminobenzóico (PABA) e Greyverse", comenta. 

Existem também tratamentos com ativador de luz para "devolver" a cor para os fios que já ficaram embranquecidos. A eficácia de todas essas alternativas, porém, ainda está sendo estudada por cientistas e não foram comprovadas. 

Então, o maior foco para quem quer evitar o nascimento precoce dos grisalhos está ligado ao estilo de vida. "Como o estresse oxidativo acelera a canície, é bom evitar o tabagismo e a exposição à poluição, já que estimulam a produção de radicais livres", explica. 

Por isso, além dos cuidados essenciais com os cabelos brancos  — que possuem uma estrutura diferente do fio pigmentado —, a dica é apostar em uma dieta rica em antioxidantes, como as vitaminas A, C e E, por exemplo, já que elas ajudam a neutralizar esses radicais livres, previnem os sinais de envelhecimento e mantêm as madeixas saudáveis.