5 dicas fáceis (e algumas até baratas) para cuidar dos cabelos brancos em casa

Cuidados durante e depois da lavagens são as partes mais importantes da rotina para que os fios grisalhos continuem sempre saudáveis e brilhantes

Na hora de assumir os grisalhos, é importante saber que existem alguns cuidados específicos para esse tipo de fio, que possui uma estrutura diferente dos pigmentados. Os cabelos brancos sofreram uma oxidação e, por isso, são mais grossos, porosos e anelados — o que também faz com que eles tenham uma tendência a ficarem ressecados, com pontas duplas ou quebradiços.

Leia também: 5 dicas baratas para cuidar dos cabelos cacheados e manter os cachos definidos

Cabelos brancos possuem uma estrutura diferente dos pigmentados e, por isso, pedem cuidados mais que especiais
Foto: shutterstock
Cabelos brancos possuem uma estrutura diferente dos pigmentados e, por isso, pedem cuidados mais que especiais





Assim, que tal aprender quais são os cuidados essenciais para os cabelos brancos ? O melhor de tudo é que você pode criar essa rotina em casa, com base no seu estilo de vida. Quem dá as dicas ao Delas é a dermatologista Adriana Vilarinho, da Clínica Vilarinho. Confira: 

1. Use shampoos específicos

Você já viu na prateleira da farmácia aquele  shampoo roxo  ou cinza? Eles são ideais para usar nos fios brancos, pois impedem que eles fiquem com aspecto amarelado. No entanto, fique atento à fórmula deles, que precisa conter ativos hidratantes para manter o cabelo saudável. 

Você viu?

"Vale usar também um shampoo que possa colaborar para manter o pH dos fios, mas sempre recomendado por um dermatologista", explica a dermatologista.

2. Crie uma rotina de hidratação

Aquele espaço do fio que antes era preenchido pela melanina agora está poroso. Por causa disso, é comum que os cabelos grisalhos sejam mais leves e fiquem "arrepiados" pelo frizz. A dica é apostar em uma rotina de cuidados  semanal, que inclua uma boa hidratação. 

Adriana recomenda máscaras hidratantes que contenham queratina, aminoácidos ou óleos vegetais. "Para as pontas mais ressecadas, a hidratação deve ser mais intensa, de 1 a 2 vezes por semana. Em pontas com menor tendência a ressecamento, apenas 1 vez por semana."

3. Aposte em leave-ins

Use e abuse do leave-in! Além da hidratação semanal, use um leave-in nos cuidados diários com o cabelo sempre depois da lavagem. É só aplicar o produto depois que você já tiver retirado a umidade dos fios e apenas do comprimento até as pontas, evitando a raiz. "Esse creme sem enxágue vai atuar também na hidratação do cabelo até a próxima lavagem, deixando os fios brilhantes e saudáveis", comenta a especialista. 

4. Proteja os fios do calor

Os raios UV do sol podem deixar os fios brancos mais ressecados. Por isso, é importante usar produtos com filtro solar nos fios ou, se preferir, aposte em um chapéu quando for se expor à luz solar por um tempo prolongado. 

Outra dica é evitar ao máximo usar secador , chapinha ou babyliss, já que o calor pode danificar ainda mais o cabelo. A saída é tentar lavá-lo em horários em que você pode deixá-lo secar de forma natural, e, se precisar recorrer a um desses aparelhos, não esqueça do protetor térmico.

5. Tenha cuidado ao pentear

Os cabelos brancos são naturalmente mais fáceis de quebrar e, assim, é preciso ter bastante cuidado para penteá-los. Lembre-se de tratar seus fios com carinho, sem agressividade na hora de desembaraçar, principalmente se estiver com nó.

Além de prejudicar o fio, arrancá-lo ao pentear vai gerar um trauma na raiz que pode levar a uma inflamação. Isso pode fazer com que o cabelo fique mais fino e, também, danificar o folículo.