Apesar dos cabelos brancos fazerem parte do ciclo natural da vida, eles ainda são uma das coisas que mais assustam as mulheres. Muitas assumem os grisalhos , enquanto outras não se sentem tão confortáveis assim — principalmente por questões estéticas — e procuram de todas as formas evitar que eles fiquem visíveis. Mas será que existe algum truque para isso? 

O aparecimento dos cabelos brancos é um processo natural de envelhecimento e está ligado à diminuição de melanina
Shutterstock
O aparecimento dos cabelos brancos é um processo natural de envelhecimento e está ligado à diminuição de melanina



Kédima Nassif, dermatologista e tricologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), explica ao Delas que é preciso entender como e por que os cabelos brancos surgem antes de tentar encontrar soluções para evitá-los. 

Segundo ela, a cor do cabelo é resultado da passagem da melanina que é produzida nas células da raiz do cabelo para dentro do fio . "Se não há a produção correta ou se essa passagem não ocorre, temos como resultado disso a canície — nome técnico para fios brancos. Com a idade, é normal que a migração do pigmento não ocorra com eficácia", completa a especialista. 

Assim, o principal fator que influencia o surgimento dos cabelos grisalhos  é a genética, o que significa que quanto mais cedo os pais começam a ter fios brancos, mais cedo os filhos vão ter. Além disso, as pessoas negras tendem a apresentar a canície mais tarde que as brancas. 

Você viu?

Outra questão determinante é o estresse. "Isso acontece porque as células produtoras da melanina são danificadas pelo estresse oxidativo acumulado ao longo dos anos", diz. 

Leia também: Quero largar a tintura e assumir os cabelos grisalhos; o que posso fazer?

É possível evitar que os cabelos brancos apareçam?

Mesmo sendo um processo que ocorre naturalmente, Kédima afirma que existem pesquisas sobre retardar o nascimento dos cabelos grisalhos ou até revertê-los. "Algumas linhas de produtos já usam substâncias, como o Ácido Aminobenzóico (PABA) e Greyverse", comenta. 

Existem também tratamentos com ativador de luz para "devolver" a cor para os fios que já ficaram embranquecidos. A eficácia de todas essas alternativas, porém, ainda está sendo estudada por cientistas e não foram comprovadas. 

Então, o maior foco para quem quer evitar o nascimento precoce dos grisalhos está ligado ao estilo de vida. "Como o estresse oxidativo acelera a canície, é bom evitar o tabagismo e a exposição à poluição, já que estimulam a produção de radicais livres", explica. 

Por isso, além dos cuidados essenciais com os cabelos brancos  — que possuem uma estrutura diferente do fio pigmentado —, a dica é apostar em uma dieta rica em antioxidantes, como as vitaminas A, C e E, por exemplo, já que elas ajudam a neutralizar esses radicais livres, previnem os sinais de envelhecimento e mantêm as madeixas saudáveis.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!