Tamanho do texto

Você quer brilhar muito nos bloquinhos de carnaval? Então veja as dicas do Delas para escolher, aplicar e remover o glitter da sua pele durante a folia

Se tem um item que se tornou quase obrigatório para curtir os bloquinhos de rua ou desfiles das escolas de samba durante o feriadão é o glitter. Afinal, desde que você tenha muito brilho, não é preciso apostar em fantasias ou em uma maquiagem elaborada para ir à folia — basta brilhar! Mas você sabia que não existe só um tipo de glitter no carnaval (e fora dele, claro)?

Usar e abusar do glitter no caranval é quase uma regra na hora de curtir os dias de folia nos bloquinhos ou desfiles
shutterstock
Usar e abusar do glitter no caranval é quase uma regra na hora de curtir os dias de folia nos bloquinhos ou desfiles


Antes de mais nada, é preciso entender quais são as diferenças entre cada uma das formas de brilhar que existem por aí, já que isso pode afetar a fixação do produto na pele. Apesar de parecer muito complicado, na realidade é algo bem simples e que vai te ajudar a usar e abusar do glitter no carnaval sem medo de "perder o brilho" no meio da folia.

Ao Delas , Priscila Monteiro, make-up artist do Allummê by Wesley Nóbrega, explica que entre a diversidade de produtos que existe atualmente no mercado, os principais são:

  • Glitter em pó: mais popular, ele é bem fácil de encontrar em qualquer loja de cosméticos ou de fantasias e, também, é mais barato do que os demais tipos;
  • Glitter em gel: esse tipo de glitter possui uma fixação maior na pele  , já que por conta do gel não precisa do uso de um fixador avulso; 
  • Glitter em spray: assim como o tipo em gel, o spray consegue fixar sem o uso de outro produto, mas evapora muito mais rápido; 
  • Glitter flocado: "diferentão", esse glitter possui particulas maiores do que os demais produtos citados e é preciso usar pincel e fixador para aplicá-lo. 

É importante mencionar que todas essas versões diferentes possuem alternativas veganas e/ou biodegradáveis que podem ser encontradas pela internet, em ateliês de cosméticos artesanais ou até em lojas de grandes marcas. "Os glitteres normais, em sua maioria, são produzidos com plásticos e até mesmo alumínio. Os biodegradáveis são produzidos com receitas veganas, utilizando algas marinhas, por exemplo", explica a profissional.

A grande questão com os tipos de glitter feitos de plástico é que na hora do tratamento de água, eles acabam passando pelos filtros e vão para o mar. Isso acaba gerando um desequilíbrio na natureza porque, além do plástico demorar muitos anos para se decompor, ele acaba sendo consumido por animais marinhos, prejudicando a saúde deles.

Como escolher o melhor tipo de glitter no carnaval?

Na hora de escolher o melhor glitter no carnaval a dica é pensar nas formas que você quer fazer a sua maquiagem
shutterstock
Na hora de escolher o melhor glitter no carnaval a dica é pensar nas formas que você quer fazer a sua maquiagem


A escolha do glitter no carnaval vai depender de uma questão muito simples: o resultado que você quer alcançar com o visual. "Se você busca uma make mais suave, os glitteres em gel serão as melhores opções. Agora, se você quer fazer uma  maquiagem para causar, os glitteres flocados são uma boa aposta", diz Priscila. 

Outra questão é por quanto tempo você vai curtir no bloquinho e o clima naquele dia. Sim, são coisas para pensar se você quer que o brilho dure o dia todo — e isso é o desejo da maior parte das pessoas, né? O glitter em spray, por exemplo, começa a evaporar com o calor e o flocado pode descolar do seu rosto se não tiver bem fixado.

A dica para evitar esses tipos de problemas é apostar em um truque básico. "Não é segredo que o glitter por si só já adere a nossa pele e não tem santo que tire, mas para dar um melhor acabamento e evitar que ele 'ande' pelo corpo, é recomendado um primer para fixação", recomenda a make-up artist.

Ela também afirma que, além do primer, é comum usar manteiga de cacau, brilho labial e até cremes hidratantes para fazer o visual durar e o glitter no carnaval também! Preparar a pele é um passo essencial para manter o brilho intacto e evitar que a make "derreta" no meio do bloco. Então, depois de limpar bem o rosto com uma solução micelar, aplique o primer e o protetor solar antes de passar a base e os demais cosméticos. 

Cuidados importantes na hora de usar - e tirar - o glitter no carnaval

Existem alguns cuidados que devem ser tomados antes de abusar do glitter no carnaval e muitos outros momentos
shutterstock
Existem alguns cuidados que devem ser tomados antes de abusar do glitter no carnaval e muitos outros momentos


Priscila afirma que não existe nenhuma contradição para o uso de glitter no carnaval, mas alguns cuidados devem ser considerados na hora de colar o brilho na pele. "Geralmente, os dermatologistas recomendam que os produtos sejam testados dias antes das datas festivas, para que possa ser observado com o tempo se haverá alguma reação na pele. Também não se deve utilizar o produto em áreas que já estão irritadas ou sobre machucados", diz.

E apesar de ser algo que muita gente faz, é preciso prestar atenção ao aplicar e retirar o glitter nas proximidades dos olhos e nariz, já que são regiões sensíveis. Se você usou glitter em pó feito de plástico, por exemplo, a recomendação é remover com auxílio de fita adesiva e pedaços de algodão, ou seja, sem usar água. Veja o passo a passo ensinado por Priscila:

1. Primeiro, deve-se retirar o excesso com a fita adesiva

2. Feito isso, aplique óleo de coco ou azeite de oliva na pele com o auxílio de um algodão. O óleo permite que o glitter deslize, evitando atrito.

3. Por último aplique demaquilante em mais pedaços de algodão ou lenços e vá passando na pele para que o brilho descole aos poucos. Continue repetindo o procedimento até remover o brilho completamente e descarte os materiais no lixo. 

O ideal é tomar banho só depois de tirar todo o glitter  e o restante da maquiagem, tanto para manter a saúde da sua pele, quanto para evitar que a maior parte do brilho que você utilizou polua os mares. Pronto, agora você já sabe como usar glitter no carnaval e arrasar!

    Leia tudo sobre: maquiagem
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.