Faz parte da rotina de cuidados com os cabelos escolher shampoo e condicionador adequados a seu tipo de fio, lembrar-se da hidratação, apostar em produtos como cremes leave-in e finalizadores por aí vai. E saber secar o cabelo também é importante para conseguir aquele visual de capa de revista e até lidar com frizz - pesadelo de 9 entre 10 mulheres. 

Leia também: Como fazer cronograma capilar? Rotina de cuidados mantém os fios saudáveis

Cada tipo de fio exige um cuidado ao secar o cabelo com secador. Veja todos os detalhes e cuide bem de suas madeixas
shutterstock
Cada tipo de fio exige um cuidado ao secar o cabelo com secador. Veja todos os detalhes e cuide bem de suas madeixas


Além de usar um bom protetor térmico é o primeiro passo para proteger os fios do calor do secador, mas saber secar o cabelo com o aparelho vai além disso. Como explica Jotha Cunha, embaixador da marca Lion, para cada tipo de fio vale uma técnica e até um aparelho diferente. 

Seu cabelo é fino ou mais grosso? Liso ou cacheado? Veja a dica adequada para ser perfil e não erre mais ao usar o secador: 

1. Como secar o cabelo fino com secador e evitar o frizz

As mulheres com fios finos precisam de cuidados ao secar o cabelo para evitar frizz e outros danos
Reprodução/Instagram
As mulheres com fios finos precisam de cuidados ao secar o cabelo para evitar frizz e outros danos


Segundo o especialista, as mulheres que contam com cabelos lisos e finos geralmente conseguem secá-los sem muitos problemas, pois não precisam se preocupar muito com a textura das madeixas, a não ser por um detalhe: o  frizz - aqueles fiozinhos que ficam arrepiados e fogem da "linha" do cabelo. 

Jotha afirma que, se esse for seu caso, a questão não está no secador em si, mas no cabelo. "A verdade é o frizz não é provocado pelo jato de ar do secador, mas por uma carência de nutrientes da fibra capilar", diz o profissional.

A dica aqui é tentar limpar e hidratar bem os cabelos. Para isso, a indicação é apostar em bons shampoos e condicionadores, além de uma máscara capilar na hora do banho. Com os fios já lavado, o especialista sugere aplicar um serum, pois o produto irá controlar os fios mais arrepiados e ainda facilitar a escovação no momento de secar. Esse passo também ajudará a manter a nutrição da fibra e a garantir um cabelo brilhoso e macio ao final da secagem. 

E ao secar os fios, vale usar uma escova redonda para levar os fios até o secador. Preste atenção também na direção do vento do aparelho, que deve ser direcionado sempre para baixo, justamente para eviar mais fiozinhos arrepiados. 

Para finalizar o processo de secagem, acione o jato frio do secador. Isso vai, como explica Jotha, "selar" a escovação e contribuir para um resultado mais duradouro. 

2. Como secar os cabelos mais grossos

Para secar o cabelo mais grosso e conseguir um resultado liso, a indicação é usar uma escova junto como secador
Reprodução/Instagram
Para secar o cabelo mais grosso e conseguir um resultado liso, a indicação é usar uma escova junto como secador

Agora vamos para o outro extremo: as mulheres com cabelos grossos. Esse tipo de fio é naturalmente mais poroso e confere um cabelo mais volumoso. A sugestão de Jotha é não abrir mão dos finalizadores para que a escovação seja um processo mais simples e com melhores resultados. 

Como estamos falando de fios mais espessos, os produtos utilizados podem, de acordo com o especialista, ser mais densos. Cremes de pentear e óleos são bem-vindos por aqui. 

Mais uma vez a escova será necessária ao secar os fios com secador , pois ela vai garantir que o cabelo não embarasse e também contribuirá para um acabamento mais polido e alinhado.

O modelo depende do objetivo. Se a ideia é um cabelo bem liso, deve ser usado um modelo do tipo raquete, com cerdas de madeira - elas ajudam a diminuir a estática dos fios e também reduz aqueles "arrepiadinhos". 

"Para uma escova modelada, o ideal é usar um modelo redondo, que te permite chegar bem próximo à raiz e conferir um acabamento arredondado às pontas", recomenda Jotha. 

Já o secador, como completa o especialista, deve estar em uma temperatura bem quente. 

3. Como secar os cabelos cacheados com secador

Ao secar o cabelo cacheado vale apostar em produtos que protejam os fios e ainda ajudem a definir os cachos
Reprodução/Instagram
Ao secar o cabelo cacheado vale apostar em produtos que protejam os fios e ainda ajudem a definir os cachos

Geralmente quem tem cabelos desse tipo quer definir os fios e acabar com o frizz - sim, sempre ele! O primeiro passo para conseguir isso, de acordo com o profissional, é lançar mão de um protetor térmico ainda nos fios úmidos. O produto será ativado pelo calor do secador e, com isso, vai realçar a curvatura dos cachos e ajudar a ter um resultado mais duradouro. 

A maneira como você vai segurar o secador também é imporante. O bico deve estar voltado para o couro cabelo e na horizontal em relação aos fios, que devem ser amassados com as mãos. "Evite direcionar o vento do secador para não formar frizz", orienta Jotha. 

As cacheadas também podem usar escova nesse momento, e a sugestão do especialista é apostar no modelo redondo. Uma ideia é usá-la perto da raíz, para elevar os fios e nas pontas, para modelar para dentro ou para fora. Não é indicado usar a escova no comprimento e nem puxar os fios, ou perderá os cachos. 

Para finalizar, você ainda pode usar um spray de fixação para manter os cachos definidos e no lugar. 

5 dicas gerais para secar o cabelo como um profissional

Vale prestar atenção à temperatura do secador e outros detalhes ao secar o cabelo. Veja mais dicas
shutterstock
Vale prestar atenção à temperatura do secador e outros detalhes ao secar o cabelo. Veja mais dicas

Apesar de cada tipo de fio ter uma particularidade, algumas dicas são gerais, caem bem em qualquer madeixa e ajudam a escovar os cabelos como um profissional . Veja a listinha: 

  1. Para começar, o cabelo não deve estar muito molhado ao usar o secador. O ideal é tirar o excesso de água com uma toalha - sem esfregá-la no cabelo. 
  2. Antes de usar qualquer aparelho de calor - seja secador ou chapinha - não se esqueça do protetor térmico. Essa dica é básica e já foi citada aqui, mas não custa reforçar! Ele vai proteger os fios das altas temperaturas e ainda vai ajudar a ter um resultado mais duradouro.
  3. Na maioria dos casos, é mais indicado usar o secador em uma temperatura média e não colocado ao fio. Dessa forma o processo de secagem pode até demorar mais, mas há menos danos aos fios devido ao calor.
  4. Uma escova de aço, por exemplo, pode ser uma ideia. Como ela também vai esquentar, vai facilitar a modelagem. Já as escovas com cerdas naturais e de madeira ajudam a diminuir a estática e o frizz.
  5. Finalize o processo de secar o cabelo com o jato frio, mas tenha cuidado. Cerca de 30 segundos já são suficientes para fechar as cutículas e garantir o cabelo mais alinhado. Mais do que isso há o risco de ativar a oleosidade. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!