Faz parte da rotina de cuidados com os cabelos escolher shampoo e condicionador adequados a seu tipo de fio, lembrar-se da hidratação, apostar em produtos como cremes leave-in e finalizadores por aí vai. E saber secar o cabelo também é importante para conseguir aquele visual de capa de revista e até lidar com frizz - pesadelo de 9 entre 10 mulheres.
Leia também: Como fazer cronograma capilar? Rotina de cuidados mantém os fios saudáveis
Além de usar um bom protetor térmico é o primeiro passo para proteger os fios do calor do secador, mas saber secar o cabelo com o aparelho vai além disso. Como explica Jotha Cunha, embaixador da marca Lion, para cada tipo de fio vale uma técnica e até um aparelho diferente.
Seu cabelo é fino ou mais grosso? Liso ou cacheado? Veja a dica adequada para ser perfil e não erre mais ao usar o secador:
1. Como secar o cabelo fino com secador e evitar o frizz
Segundo o especialista, as mulheres que contam com cabelos lisos e finos geralmente conseguem secá-los sem muitos problemas, pois não precisam se preocupar muito com a textura das madeixas, a não ser por um detalhe: o frizz - aqueles fiozinhos que ficam arrepiados e fogem da "linha" do cabelo.
Jotha afirma que, se esse for seu caso, a questão não está no secador em si, mas no cabelo. "A verdade é o frizz não é provocado pelo jato de ar do secador, mas por uma carência de nutrientes da fibra capilar", diz o profissional.
A dica aqui é tentar limpar e hidratar bem os cabelos. Para isso, a indicação é apostar em bons shampoos e condicionadores, além de uma máscara capilar na hora do banho. Com os fios já lavado, o especialista sugere aplicar um serum, pois o produto irá controlar os fios mais arrepiados e ainda facilitar a escovação no momento de secar. Esse passo também ajudará a manter a nutrição da fibra e a garantir um cabelo brilhoso e macio ao final da secagem.
E ao secar os fios, vale usar uma escova redonda para levar os fios até o secador. Preste atenção também na direção do vento do aparelho, que deve ser direcionado sempre para baixo, justamente para eviar mais fiozinhos arrepiados.
Para finalizar o processo de secagem, acione o jato frio do secador. Isso vai, como explica Jotha, "selar" a escovação e contribuir para um resultado mais duradouro.
2. Como secar os cabelos mais grossos
Agora vamos para o outro extremo: as mulheres com cabelos grossos. Esse tipo de fio é naturalmente mais poroso e confere um cabelo mais volumoso. A sugestão de Jotha é não abrir mão dos finalizadores para que a escovação seja um processo mais simples e com melhores resultados.
Como estamos falando de fios mais espessos, os produtos utilizados podem, de acordo com o especialista, ser mais densos. Cremes de pentear e óleos são bem-vindos por aqui.
Mais uma vez a escova será necessária ao secar os fios com secador , pois ela vai garantir que o cabelo não embarasse e também contribuirá para um acabamento mais polido e alinhado.
O modelo depende do objetivo. Se a ideia é um cabelo bem liso, deve ser usado um modelo do tipo raquete, com cerdas de madeira - elas ajudam a diminuir a estática dos fios e também reduz aqueles "arrepiadinhos".
"Para uma escova modelada, o ideal é usar um modelo redondo, que te permite chegar bem próximo à raiz e conferir um acabamento arredondado às pontas", recomenda Jotha.
Já o secador, como completa o especialista, deve estar em uma temperatura bem quente.
3. Como secar os cabelos cacheados com secador
Geralmente quem tem cabelos desse tipo quer definir os fios e acabar com o frizz - sim, sempre ele! O primeiro passo para conseguir isso, de acordo com o profissional, é lançar mão de um protetor térmico ainda nos fios úmidos. O produto será ativado pelo calor do secador e, com isso, vai realçar a curvatura dos cachos e ajudar a ter um resultado mais duradouro.
A maneira como você vai segurar o secador também é imporante. O bico deve estar voltado para o couro cabelo e na horizontal em relação aos fios, que devem ser amassados com as mãos. "Evite direcionar o vento do secador para não formar frizz", orienta Jotha.
As cacheadas também podem usar escova nesse momento, e a sugestão do especialista é apostar no modelo redondo. Uma ideia é usá-la perto da raíz, para elevar os fios e nas pontas, para modelar para dentro ou para fora. Não é indicado usar a escova no comprimento e nem puxar os fios, ou perderá os cachos.
Para finalizar, você ainda pode usar um spray de fixação para manter os cachos definidos e no lugar.
5 dicas gerais para secar o cabelo como um profissional
Apesar de cada tipo de fio ter uma particularidade, algumas dicas são gerais, caem bem em qualquer madeixa e ajudam a escovar os cabelos como um profissional . Veja a listinha:
- Para começar, o cabelo não deve estar muito molhado ao usar o secador. O ideal é tirar o excesso de água com uma toalha - sem esfregá-la no cabelo.
- Antes de usar qualquer aparelho de calor - seja secador ou chapinha - não se esqueça do protetor térmico. Essa dica é básica e já foi citada aqui, mas não custa reforçar! Ele vai proteger os fios das altas temperaturas e ainda vai ajudar a ter um resultado mais duradouro.
- Na maioria dos casos, é mais indicado usar o secador em uma temperatura média e não colocado ao fio. Dessa forma o processo de secagem pode até demorar mais, mas há menos danos aos fios devido ao calor.
- Uma escova de aço, por exemplo, pode ser uma ideia. Como ela também vai esquentar, vai facilitar a modelagem. Já as escovas com cerdas naturais e de madeira ajudam a diminuir a estática e o frizz.
- Finalize o processo de secar o cabelo com o jato frio, mas tenha cuidado. Cerca de 30 segundos já são suficientes para fechar as cutículas e garantir o cabelo mais alinhado. Mais do que isso há o risco de ativar a oleosidade.