Muitas mulheres mantém uma rotina de cuidados e uma relação de afeição aos fios longos. Para outras, porém, cortar ou até mesmo raspar o cabelo significa a liberdade de poder controlar a própria aparência e quebrar padrões de feminilidade. A atriz brasileira Mayana Moura, por exemplo, ficou careca para interpretar o papel de Satanás na novela "Jesus", da Rede Record, e a mudança radical está dando o que falar. 

Mayana Moura aderiu à tendência de raspar o cabelo para viver a personagem Satanás na novela
Reprodução/Instagram/mayanamouraoficial
Mayana Moura aderiu à tendência de raspar o cabelo para viver a personagem Satanás na novela "Jesus", da Rede Record



Mayana não é a primeira celebridade a raspar o cabelo  para viver uma personagem ou encontrar uma nova forma de liberdade. Kate Hudson, Isabella Santoni, Carolina Dieckmann, Cara Delevingne, Kristen Stewart e até Britney Spears são alguns nomes conhecidos que deixaram os fios longos de lado por um tempo e aderiram ao visual.

Entretanto, essa moda não precisa se resumir apenas às famosas. É possível, sim, que qualquer mulher possa ficar careca e ainda manter o estilo. Há também aquelas que escolhem raspar o cabelo por conta da transição capilar , processo para tirar a química do cabelo. De qualquer forma, segundo Fabinho Araújo, beauty artist do Criar by Fabinho Araújo, é preciso ter certeza de algumas coisas antes de optar por mudar completamente o visual. 

"Primeiro, é preciso saber que os fios demoram cerca de três meses para crescer uns três centímetros. Eles vão crescer com sua cor natural e com a mesma espessura de antigamente", explica. Além disso, se a mulher está muito acostumada a ter os cabelos "emoldurando o rosto", deve se preparar para que o novo look atinja as expectativas de forma positiva. 

Segundo o profissional, a forma "ideal" de mudar a aparência é cortar os cabelos primeiro, para ir se habituando aos poucos à falta dos fios compridos. "Se você tem o cabelo longo, pode apostar no corte chanel, por exemplo, ou no 'pixie cut'. É uma mudança muito radical raspar o cabelo direto, principalmente quem nunca usou, ao menos, os fios curtos."

Outra recomendação é ter uma conversa com um profissional da área de beleza  , neste caso um cabeleireiro, para discurtir sobre essa mudança e até pedir sugestões de comprimento e ideias para arrasar por aí com o novo visual. "É muito importante procurar um profissional antes de fazer qualquer mudança radical", afirma o beauty artist. 

Antes e depois de raspar o cabelo

Antes de raspar o cabelo, converse com um profissional especializado para se acostumar com a ideia do novo visual
Reprodução/Instagram/caradelevingne/
Antes de raspar o cabelo, converse com um profissional especializado para se acostumar com a ideia do novo visual


Se a mulher já se decidiu sobre ficar careca e está preparada para isso, o próximo passo é... raspar o cabelo! Fabinho afirma que é, sim, possível fazer isso em casa, mas não indica de forma alguma tentar usar a máquina sozinha. É importante pedir ajuda de uma amiga ou de alguém que saiba utilizar o equipamento para que o cabelo seja removido uniformemente. 

Essas máquinas, que geralmente são utilizadas por homens para fazer a barba, possuem pentes que removem os fios de acordo com o comprimento desejado. Quanto menor for o número do pente, mais próximo à raiz ele irá raspar.

Você viu?

"Usando a máquina número zero ou um, raspe aos poucos seguindo as ondulações do couro cabeludo, para não se machucar", sugere o profissional. Também tome cuidado para que os fios sejam raspados no sentido de crescimento e sempre de forma bastante delicada.  

Depois de raspar, não existem muitas restrições. Está liberado o uso de qualquer tipo de xampu e pode até deixar o condicionador de lado. A única coisa que quem fica careca não pode esquecer é de passar o protetor solar na cabeça.

Para os dias de muito sol ou de bastante frio, toucas, chapéus, lenços ou bonés também podem ser úteis. Fabinho também recomenda o uso de tiaras e fitas para complementar o visual. Além disso, não tem nenhum problema apostar em uma maquiagem mais chamativa, como batom vermelho ou delineador, para dar aquele "up" no visual. 

Para quem não quer raspar o cabelo completamente

Também existem opções de corte para quem não quer raspar o cabelo completamente, como o 'undercut' e o 'sidecut'
Reprodução/Instagram/katyperry
Também existem opções de corte para quem não quer raspar o cabelo completamente, como o 'undercut' e o 'sidecut'


Para aquelas que têm vontade de raspar, mas não quer ficar completamente careca, também existem algumas opções de corte. Apostar em um corte curto, como o "pixie cut", por exemplo, mas deixando as laterais da cabeça raspada pode tornar o look moderno e dar um "ar" de atitude sem a necessidade de esperar os fios crescerem. 

Esta opção se chama "sidecut", que nada mais é do que raspar as laterais da cabeça. Pode ser apenas um lado ou até os dois. O "undercut" também é uma forma de raspar os fios de maneira parcial, focando somente na região da nuca. Em ambos os casos, não é preciso nem cortar o cabelo, porque esses cortes funcionam como um "detalhe" e, muitas vezes, só aparecem quando os fios estão presos.

Mesmo que seja uma opção da mulher, vale a pena ressaltar que se ela fez um desses cortes e quer voltar ao visual anterior ou ter os cabelos longos novamente, é preciso ser bastante paciênte e esperar o comprimento da área raspada fique igual ao resto. O mesmo acontece com aquelas que optaran por raspar toda a cabeça. "Tem que deixar crescer até o ponto do cabelo ficar grande para começar um corte e isso demora para acontecer", diz Fabinho.

Leia também: Com câncer, noiva emociona em casamento: "Entrar na igreja comoveu a todos"

O que é preciso saber antes de raspar o cabelo?

Antes de raspar o cabelo, procure referências na internet e saiba que é um grande passo para um visual bem moderno
Reprodução/Instagram/ddlovato
Antes de raspar o cabelo, procure referências na internet e saiba que é um grande passo para um visual bem moderno



A principal dica para aquelas mulheres que querem muito radicalizar, mas não tem certeza sobre qual tipo de corte fazer, é buscar referências. Sites como o Pinterest reúnem milhares de ideias de beleza, desde diferentes modelos de cabelo, até maquiagens e roupas para usar depois de cortar o cabelo. Também não esqueça de escolher algo que combine com a sua personalidade, para acrescentar um toque pessoal ao seu visual. 

Segundo o beauty artist do Criar by Fabinho Araújo, raspar o cabelo pode ser a solução mais prática e radical, mas é preciso pensar com carinho antes de qualquer mudança. "O cabelo é a moldura do rosto, raspando, mudando o corte e a coloração você consegue expressar sua atitude", finaliza. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!