Acredite se quiser, mas, aparentemente, ter sobrancelha grossa pode significar uma coisa muito específica sobre a personalidade de uma pessoa: que ela é narcisista, ou seja, muito voltada para si mesma ou para a própria imagem. 

Leia também: Tudo o que você quer saber sobre maquiagem, mas tem vergonha de perguntar

Ter sobrancelha grossa pode significar que você é uma pessoa narcisista e que gosta de chamar atenção das demais
shutterstock
Ter sobrancelha grossa pode significar que você é uma pessoa narcisista e que gosta de chamar atenção das demais



Quem está fazendo a relação da  sobrancelha grossa  com a pesonalidade são pesquisadores da Universidade de Toronto, no Canadá, que fotografaram participantes para o "Inventário de Personalidade Narcisista" — um teste padronizado que mede os níveis de narcisismo. 

Para chegar a essa conclusão, os estudiosos cortaram as fotos dos participantes, deixando apenas algumas partes dos rostos visíveis, e mostraram essas imagens a um segundo grupo de pessoas, para que elas pudessem determinar quem era mais narcisista com base apenas na aparência.

Os resultados mostram que as sobrancelhas foram o fator que mais determinaram isso, especialmente no caso daqueles com sobrancelha mais espessa

Segundo os estudiosos, existe um fator chamado "distinção de sobrancelhas", que inclui espessura, densidade e está diretamente relacionado ao nível de narcisismo do indivíduo.  Então, quanto mais a sobrancelha chama atenção, mais autocentrada essa pessoa tem tendência a ser. 

Os autores especularam que a correlação pode ocorrer pelo fato de que sobrancelhas mais densas ou mais bem cuidadas, são mais reconhecíveis e se diferenciam facilmente das demais — uma característica que seria desejável para um narcisista.

"Narcisistas amam atenção e admiração, e podem manter uma sobrancelha que se destaca para que eles sejam notados, reconhecidos e lembrados", afirma a autora principal do estudo, PhD. Miranda Giacomin. "Isso aumenta a simpatia deles e mantém suas visões sobre si mesmos excessivamente positivas".

Leia também: Cinco tendências de sobrancelhas ousadas que fazem sucesso nas redes sociais


E se eu quiser ter uma sobrancelha grossa? 

A marca registrada da modelo Cara Delevingne são as sobrancelhas bem grossas e mais escuras do que o tom do cabelo
Reprodução/Instagram/Cara Delevingne
A marca registrada da modelo Cara Delevingne são as sobrancelhas bem grossas e mais escuras do que o tom do cabelo


Apesar do estudo, sobrancelhas mais espessas e densas ainda são tendência quando o assunto é beleza — e, vamos combinar, não tem problema nenhum em querer ter uma sobrancelha mais grossa. Sendo assim, o Delas separou algumas dicas para alcançar esse objetivo..

Além de retirar os pelinhos que crescem "fora do contorno" e da possibilidade de preencher o arco com maquiagem , como lápis de sobrancelha, sombra ou gel para preenchimento, também há técnicas que salvam as mulheres que querem apostar nessa tendência mais grossa para deixar a expressão e aparência bem definida. 

Em entrevista prévia ao Delas , o maquiador Fernando Torquato indica kits com produtos em pó que devem ser aplicados com a pontinha do pincel chanfrado nas falhas entre os pelos. Também existem lápis e máscaras específicas para sobrancelha que também podem ajudar a dar uma encorpada nos pelos .

Entretanto, é preciso tomar cuidado com os lápis. “Se tiver de usar, use sempre com um pincel chanfrado passando na ponta do lápis", diz.

Na hora de aplicar a maquiagem, o profissional aconselha dar apenas uma corrigida de forma natural nos fios para não deixar o visual muito carregado. “Se sentir que, depois de terminada, precisa intensificar um pouco mais, faça, mas não comece com ela muito forte”.

A micropigmentação é outro jeito de eliminar as falhas e destacar mais essa área do rosto. Segundo a micropigmentadora Raphaella Bahia, da FR Microcenter, a principal dica é sempre saber chegar na cor certa para combinar com o tom de cabelo.

“Se a mulher for loira, a sobrancelha pode ser castanho médio. E é bem difícil usar o pigmento preto, pois até para quem tiver os fios bem escuros, indico o tom castanho escuro nas sobrancelhas. É uma questão de senso estético, que adquirimos também com experiência”, explica.

Leia também: Jovem decide tingir as sobrancelhas em casa e resultado é desastroso; confira

E, se você tirou demais alguns pelos e não ficou com a sobrancelha grossa como gostaria, não se preocupe. A dica principal é procurar um profissional de confiança para que, da próxima vez, o resultado fique como desejado. Além disso, e aconselhável tentar não fugir muito da forma natural das sobrancelhas na hora da manuteção, para evitar que haja mais falhas ou ângulos indesejados. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!