Tamanho do texto

O tratamento inusitado começou a ser discutido nas redes depois que Mariana Belém, filha de Fafá de Belém, revelou que a mãe é uma adepta

Uma polêmica inusitada surgiu nas redes sociais recentemente: o uso de xixi como tratamento estético. Não, você não leu errado. Aparentemente, uma das adeptas desse "tratamento de beleza natural" é a cantora  Fafá de Belém , que utiliza a própria urina para manter a pele jovem aos 61 anos de idade.

Leia também: Limpeza de pele com pênis? Tratamento está fazendo a cabeça das famosas

Xixi como tratamento estético para pele? A polêmica que surgiu nas redes não é recomendada por dermatologista
shutterstock
Xixi como tratamento estético para pele? A polêmica que surgiu nas redes não é recomendada por dermatologista



A filha de Fáfá, Mariana Belém, foi quem revelou esse segredo de beleza no Twitter. Depois de ter compartilhado uma foto da cantora elogiando como a pele dela é bonita. "É o primeiro xixi da manhã que ela passa no rosto e dá esse resultado", comentou uma internauta. "As índias fazem isso. Ela também", respondeu Mariana. "Esses cremes caríssimos por aí têm uréia — dos outros hahaha As índias, muito sábias, passam as delas mesmo", complementou. 




Depois da publicação, algumas pessoas começaram a comentar sobre o uso da ureia como um ativo benéfico para a pele. "Faz sentido, o primeiro xixi é cheio de ureia, e a ureia é um excelente hidratante pra pele, eu tenho falta de ureia na pele e uso creme para repor desde novinha, acho que vou usar mijo", disse uma usuária. Mas isso realmente funciona?  O Delas conversou com uma dermatologista para responder isso. 

Leia também: Cirurgia plástica para mudar aparência do umbigo é nova tendência de beleza

Tratamento com xixi é indicado?

via GIPHY

De acordo com a dermatologista Ana Carolina Sumam, esses benefícios da ureia realmente existem. "A ureia faz bem, sim, já que ela tem um poder emoliente e hidratante. É bastante recomendada para ser usada como hidratante corporal, principalmente para pacientes com pele bem ressecada, mas não é recomendado para paciente com peles sensíveis", explica. 

A especialista afirma que existem muitos cremes no mercado que promovem a hidratação da pele e vários desses utilizam como base a ureia, mas não os que focam em deixar a pele com uma aparência mais jovem. "Os rejuvenescedores faciais geralmente contém ingredientes ativos hidratantes substânciancias mais modernas, como ácido hialurónico, por exemplo."

Leia também: Com influência de famosas, clareamento anal está virando tendência

Porém, usar xixi , seja seu ou de outras pessoas, não é nada recomendado por especialistas. "Não tem porque usar urina se existem produtos com uma cosmética muito melhor e sem odor que são específicos para os cuidados com a pele. Geralmente, ureia é uma substância barata, os produtos costumam ter custo acessível para os pacientes", finaliza Ana Carolina.  E lembre-se: antes de tentar qualquer tipo de tratamento, converse com o seu dermatologista. 

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.