Comemorar o dia das mães no segundo domingo de maio é uma tradição para grande parte das famílias brasileiras. Neste dia, a família se reúne para celebrar a mulher — ou as mulheres— e, claro, dar um presente em homenagem à ela. Você ainda não escolheu o que vai dar para sua mãe? O Delas pode te ajudar! 

Leia também: Ainda não comprou presente para o Dia das Mães? Corra para a farmácia

Na hora de escolher um presente de dia das mães, leve em consideração fatores como a personalidade e os gostos
Shutterstock
Na hora de escolher um presente de dia das mães, leve em consideração fatores como a personalidade e os gostos


Realmente, muitas vezes é difícil saber o que dar de presente no dia das mães , e é bastante comum que os filhos tenham a sensação de que a mãe "já tenha tudo". Porém, a principal ideia dessa data comemorativa é pensar com carinho em algo que ela gostaria de ganhar, levando em conta a personalidade e o estilo dela.

Pensando nisso, que tal escolher um perfume ? Essa pode ser a opção perfeita por ser bastante útil e ainda fazer com que a sua mãe se lembre bastante de você quando sentir o cheiro da fragrância selecionada. Quem sabe ela não goste a ponto de o cheio virar sua "marca registrada"? 

Leia também: Cinco curiosidades sobre perfumes que você deve saber antes de comprar um

Mas como escolher o perfume ideal? 

Perfume é um presente bastante pessoal, por isso, saiba em qual momento da vida sua mãe está antes de presenteá-la
shutterstock
Perfume é um presente bastante pessoal, por isso, saiba em qual momento da vida sua mãe está antes de presenteá-la


De acordo com Gabriela Carleti, responsável pelo setor de marketing e mídias sociais da Bespoke Fragrances Brasil, existem diferentes fragrâncias que agradam diferentes tipos de pessoas. "As mais delicadas e sutis agradam quase todas as mulheres. Perfumes cítricos e de notas frescas são mais suaves e agradam um público mais amplo. Já se a pessoa a ser presenteada gosta de chamar atenção por onde passa, opte por perfumes mais encorpados e que tenha maior explosão ao ser aplicados, explica. 

Mas, antes de escolher uma fragrância pensando no que a pessoa mais gosta, também é necessário saber quais fatores podem influenciar esses gostos. "É importante observar a pessoa a ser presenteada: forma de falar, como se veste, postura perante ao grupo, se é muito ou pouco comunicativa e, principalmente, se gosta de ser notada. Após analisar a personalidade dessa pessoa, será mais fácil escolher a fragrância sua fragrância ideal". 

A profissional ainda indica que é essencial entender o momento da vida em que essa mulher está antes de dar um presente tão pessoal quanto um perfume. "Se ela estiver em uma fase mais sensual e exuberante, alimente-a com uma fragrância irrestível que a fará arrancar suspiros por onde passar. Se ela estiver em uma fase mais conservadora, opte por uma fragrância mais leve e delicada", sugere a especialista. 

Porém, se mesmo conhecendo bem sua mãe você não tem muita certeza do que ela gosta ou não, é melhor pensar em algo que não seja muito ousado e consiga agradar sem erro. "Se estiver em dúvida, não arrisque. Opte por fragrâncias leves que possuam notas mais sutis de fácil suavização na pele", sugere Gabriela. 

Leia também: Qual perfume ideal para você de acordo com seu signo? Especialista dá dicas

Quais são os tipos de perfume? 

Principal informação sobre perfumes que você deve entender é qual a concentração de essência que possui a fragrância
shutterstock
Principal informação sobre perfumes que você deve entender é qual a concentração de essência que possui a fragrância


Outra coisa que pode te ajudar na hora de fazer a escolha correta para o presente de dia das mães é saber quais os tipos de perfumes você tem em mãos, já que a quantidade de essência no produto também pode interferir nas nomeclaturas. Primeiro, é preciso ter a noção de que a lógica dos perfumes funciona da seguinte forma: quanto maior a concentração de essência, mais marcante e duradouro é seu cheiro.

O "eau de toilette", também conhecido como "água de banho", por exemplo, é mais suave — contém cerca de 4% a 8% de essência de perfume. Ele é bastante indicado para o dia a dia e pode ser perfeito se a sua mãe trabalha ou passa muito tempo fora de casa, principalmente porque a durabilidade costuma ser de até oito horas.  Além disso, essa fragrância também é ideal para os dias mais quentes, já que é nesse período do ano que as pessoas transpiram mais. 

Já o "eau de parfurm" (ou "água de perfume" em português) é mais indicado para os dias frios e eventos especiais, como festas e jantares, porque sua concentração é bem maior: cerca de 8% a 16% de essência de perfume. Se sua mãe gosta de deixar o ambiente marcado e chamar atenção com a fragrância, então você pode optar por esse tipo de perfume sem medo, já que uma das características dele é o “rastro” que deixa. 

Além de saber os tipos de perfume mencionados acima, também vale lembrar que os aromas femininos são divididos em algumas classificações de "famílias aromáticas". Segundo Gabriela, existem quatro principais:

Cítricos

Com fragrâncias mais frescas e suaves, é uma família aromática muito popular. Por envolver frutas cítricas como laranja, limão, entre outras, em sua composição, é considerada perfeita para os dias de calor. 

Floral Frutal

Essa família aromática remete muito à sensualidade. O tom de romantismo é resultado da combinação entre as flores e as frutas na fragrância.

Chipre

Com aromas luxuosos e de presença, o chipre é uma mistura de notas quentes e frias — cítrico, úmido, amadeirados e florais. É essencial que em sua composição tenha itens específicos, como bergamota (fruta cítrica do Mediterrâneo), musgo de carvalho (líquen que cresce nos carvalhos) e labdanum (resina originária do Oriente Médio). Além disso, pode se tornar ainda mais envolvente quando combinado as notas florais e frutais.   

Orientais

Esta junção de especiarias exóticas com aromas florais é uma mistura de calor e sensualidade, além de fragrâncias muito marcantes. Antigamente, essa classificação era chamada de “âmbar”. 

Perfumes frescos e leves, como os cítricos e florais evaporam mais rápido e, por causa disso, precisam ser reaplicados mais vezes ao longo do dia. Já os aromas com mais presença devem ser usados sem exagero e prometem uma durabilidade maior. O mais importante é saber o que a sua mãe pode esperar do perfume que você escolher para dar de presente no dia das mães e, mais do que isso, se ele é a dela! 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!