Tamanho do texto

Saber os tipos de cosméticos que existem no mercado e como aplicá-los pode te ajudar na hora de fazer uma maquiagem bem elaborada ou para o dia-a-dia

Usar uma boa base pode, sim, ser a solução para a pele perfeita. Porém, na maioria das vezes, o cosmético não é o único item necessário para uma maquiagem bem feita. Saber escolher qual o melhor produto para o seu rosto e qual a melhor forma de aplicá-lo também são coisas importantes e podem ser de grande ajuda, seja em um visual mais simples, para todos os dias, ou algo elaborado, para um evento especial.

Leia também: Mulher com manchas na pele ganha transformação e resultado impressiona

O  essencial na hora de escolher a base certa é conhecer os tipos que existem no mercado e saber como aplicá-los na pele
Shuttersock
O essencial na hora de escolher a base certa é conhecer os tipos que existem no mercado e saber como aplicá-los na pele


Como o próprio nome sugere, a base é o que sustenta o visual. Assim, a escolha do produto certo pode influenciar se a maquiagem derrete em dias muito quentes, se você fica com o rosto laranja ou se deixa sua pele mais oleosa do que deveria. Para te ajudar a encontrar o cosmético certo, o Delas separou algumas dicas. Confira abaixo:

1. Diferentes tipos, tonalidades e fórmulas

Talvez o tipo mais conhecido de base é em creme. Essa também é a consistência mais indicada para peles normais a secas e maduras, principalmente porque proporciona maior hidratação. Entretanto, também existem bases de outros tipos no mercado , como o pó compacto, por exemplo, que é mais denso e recomendado para cobrir "pequenas imperfeições" na pele, além de poder ser usado para dar acabamento em produtos cremosos ou líquidos. 

Depois de escolher o tipo certo, a principal dica para quando for comprar cosméticos é testar alguns tons diferentes, especialmente se ainda não sabe qual a tonalidade certa pra você ou se está comprando maquiagens de uma marca diferente da sua habitual. Para testar, passe o produto no rosto e observe se cor do creme está de acordo com o tom da sua pele — de preferência, faça isso em um ambiente bem iluminado. 

Além disso, também é importante pensar na formulação de cada produto. Além de ter uma textura mais leve, cosméticos à base de água podem dar uma cobertura uniforme na pele e deixar o visual mais natural, já uma base com efeito mate e oil-free servem para controlar a produção de oleosidade. 

2. Pincéis ou mãos

Existem muitas opções de pincéis de maquiagem por aí, inclusive para espalhar base. Geralmente, os sintéticos, mais grossos e arredondados são mais indicados para espalhar o creme com facilidade, e esponjas, conhecidas como "beauty blender", podem ajudar a tirar o excesso de produto da pele. 

Porém, nem sempre um pincel específico para base é algo necessário. Você também pode passar o produto com as mãos. De acordo com diversos maquiadores, o calor do corpo pode ajudar a "derreter" o cosmético, que é melhor absorvido pela pele. Espalhar o creme com as mãos e utilizar a esponja para o acabamento é o jeito mais fácil de deixar a maquiagem mais natural. 

3. Prepração

A chave para o melhor visual natural é uma pele limpa e hidratada e ter uma rotina de cuidados dá mais brilho à pele. Por isso, antes de usar maquiagem, é importante lavar bem o rosto e usar produtos com subtâncias emolientes — que amaciam, suavizam e agem formando uma espécie de camada protetora na pele.

A dica ao usar esses produtos é trocar de acordo com a estação do ano, ou seja, em períodos quentes, use emolientes mais leves e, durante o inverno, cremes com maior consistência. Além disso, lembre-se de sempre limpar o rosto quando chegar em casa, porque isso evita o acúmulo de oleosidade e resíduos e também contribui para ter uma pele saudável, suave e viçosa, garantingo uma melhor aparência com ou sem maquiagem. 

Preparar a pele antes de elaborar uma make também pode ajudar a deixar o efeito dos cosméticos ainda melhor. Alguns especialistas ainda indicam misturar um pouco de água à base antes de aplicar na pele, para adicionar umidade sem deixar o produto oleoso. 

4. Aplicação

Apesar de uma maquiagem elaborada ser linda de ver, nem sempre é o que a maior parte das mulheres usa no dia-a-dia. Focando em uma linha mais natural e usando ispirações do "no makeup look" , ou "look sem maquiagem", existem algumas dicas que podem ajudar.

Uma das principais sugestões é apostar em aplicar a base com um pincel apenas em áreas que você quer uniformizar e deixar com o mesmo tom ou apenas fazer pequenas "correções", sem espalhar o cosmético por todo o rosto. Também é importante lembrar de sempre remover o excesso para que a maquiagem não fique artificial.

Você ainda pode usar a base como contorno e escolher duas tonalidades diferentes: uma mais clara do que a sua pele e outra no tom certo. Use a mais clara para deixar algumas áreas do rosto, como as maçãs do rosto, queixo, centro do nariz e testa, mais iluminados e destacados.

Ao manter o look "clean" você não precisa abusar do contorno. Por isso, a dica é substituí-lo e usar corretivo nas olheiras, para deixar o tom da pele uniforme. Use uma caneta corretiva apenas no canto e na "parte funda" embaixo dos olhos. Depois, use o dedo para deixar o produto mais natural junto à pele. 

Além disso, ao invés de usar uma paleta de cores chamativas como blush para "modelar" as maçãs do rosto, aposte em tons neutros apenas para deixar o visual mais sofisticado e aquele ar saudável.

Dicas do maquiador das famosas

Em entrevista ao "Yahoo Lifestyle", o maquiador Vincent Oquendo, famoso em Hollywood por trabalhar com clientes como Bella Hadid e Lily Collins, afirma que a chave para uma boa maquiagem é a precisão — principamente se o assunto é um look mais natural. 

Mesmo assim, é nesse ponto em que muitas pessoas erram. "É tudo sobre equilíbrio. Quando como você está comendo e tem algo doce e salgado, é isso que dá o sabor especial e a experiência. Da mesma forma na maquiagem: para todo produto brilhante, é preciso um cosmético matte para balancear", explica. 

Assim, ele explica que se está trabalhando em uma sombra matte, aplica iluminador nos cantos dos olhos. A dica também funciona com outros produtos oleosos e secos, assim como cremosos e pó, como a base, por exemplo. "Para finalizar, eu decido onde destacar. Posso usar um delineador cremoso nas maçãs do rosto e um pó bronzeador matte, para fazer um contorno leve embaixo."

    Leia tudo sobre: maquiagem
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.