Cada vez mais tendências de beleza  estão surgindo e ganhando fama entre as celebridades e influenciadoras, principalmente com a popularidade das redes sociais. Seguindo um conceito de "menos é mais", o que está fazendo sucesso nos tapetes vermelhos de premiações são os visuais com maquiagem monocromática. 

Leia também: 7 dicas para uma maquiagem natural e sem exageros no dia a dia

Anitta é uma das celebridades que apostou em uma maquiagem monocromática seguindo uma paleta de cores nude
Reprodução/Instagram/@anitta
Anitta é uma das celebridades que apostou em uma maquiagem monocromática seguindo uma paleta de cores nude


Maquiagem monocromática , como o nome já indica, é a técnica que consiste em combinar as tonalidades de sombra, batom e blush de uma mesma paleta de cores. De acordo com Patrícia Rocha, make-up artist do salão Criar by Fabinho Araújo, a ideia dessa composição é criar looks mais harmônicos, atuais e femininos, que podem ser ousados ou bem discretos, dependendo da cor que você escolher. 

"É uma tendência que está chamando atenção e muitas famosas vêm ostentando o look nas redes sociais, tapetes vermelhos e até em programas de TV, como a cantora Claudia Leitte e a modelo Kendall Jenner", comenta. 

Por ser um visual versátil, a especialista explica que pode ser usado em diversas ocasições. "Vai do trabalho à um evento noturno bem glamouroso, mas tudo vai depender da intensidade das cores. Durante o dia, vale usar tons mais claros e lavados, para deixar a make mais simples, mas a noite você pode focar na intensidade e nos contornos."

Como escolher a tonalidade monocromática?

Para fazer uma maquiagem monocromática, você pode escolher as cores de acordo com a tonalidade da sua pele
Reprodução/Instagram/@hungvanngo/@iza
Para fazer uma maquiagem monocromática, você pode escolher as cores de acordo com a tonalidade da sua pele


Para escolher esses tons, Patrícia sugere primeiro ter a certeza se você quer algo chamativo ou se prefere tonalidades nude. "Antes de criar a make, é preciso saber se você vai se sentir bem com tons monocromáticos mais fortes e marcantes. Por isso, o truque é começar pelos tons leves e ir intensificando a maquiagem."

Assim, as cores e tons podem ser escolhidas de acordo com a tonalidade da sua pele.. "O rosado e lilás são indicados para as mais claras, os tons terrosos, marrons e vinho ficam ótimos nas morenas e negras. Já alaranjado, bronze e pêssego são mais neutros e servem para todas", explica a profissional. Entretanto, ela também afirma essa não é uma regra que precisa ser seguida e você pode escolher ou misturar as cores da forma que achar melhor. 

A melhor parte dessa tendência é que é fácil de elaborar. Geralmente, as cores mais escolhidas são variantes de tons terrosos ou rosados e todos os produtos possuem tonalidades seguindo essa mesma paleta de cores. "Outra vantagem é que pode ser feita com produtos que são três em um — blush, batom e sombra", diz a maquiadora. 

Não sabe por onde começar? Faça pares ou trios de cores com todos os seus cosméticos, selecionando quais cores de maquiagem em pó funciona com os cosméticos líquidos e batons. Pode ser uma boa forma de ver quais produto você mais usa, aqueles que você não sabe como combinar e até mesmo ousar com aqueles que passam muito tempo guardados. 

Maquiagem natural

Bruna Marquezine é uma das adeptas da tendência de maquiagem natural e combinação de tons monocromáticos
Reprodução/Instagram/@brunamarquezine
Bruna Marquezine é uma das adeptas da tendência de maquiagem natural e combinação de tons monocromáticos


Patrícia também afirma que a tendência da make monocromática é ótima para compor outra tendência: o visual "no makeup", traduzido como "look sem maquiagem", que também está fazendo sucesso entre as celebridades brasileiras e internacionais. Sasha Meneguel, Bruna Marquezine e Bella Hadid são apenas algumas das adeptas do "menos é mais" na maquiagem.

"Essa ideia traz com cores neutras e tons lavados sendo usados suavemente, dando a impressão de não ter produtos na pele, mas tem", explica. Dessa forma, você consegue fazer uma make mais simples, mas pode apostar em técnicas que ajudem a dar um destaque para o visual, como o strobing, que consiste em utilizar iluminador em certos pontos do rosto, como as maçãs do rosto, por exemplo, dando uma aparência mais saudável e natural.

Além desse, existem outras técnicas para criar makes fresh  que também se baseiam na iluminação. O "makeup glowing", por exemplo, veio com tudo diretamente dos desfiles internacionais para o Brasil e é algo bem simples: consiste naquela make com um efeito mais natural e usando o iluminador para dar aquela aparência de pele brilhante e saudável.

Assim, produtos como bases, sombras e batons com efeitos mais cremosos e líquidos fazem mais sucesso quando o assunto é a busca pelo efeito "sem maquiagem". Essas técnicas vêm sendo cada vez mais procuradas, inclusive por influenciadoras digitais e profissionais da beleza, e vai no sentido contrário do contorno.

Entretanto, nada impede que você crie a maquiagem monocromática com cores vibrantes e que deem personalidade ao visual. A cantora Claudia Leitte, por exemplo, conseguiu combinar a tonalidade de rosa da sombra com um batom um pouco mais chamativo, mas que está dentro da paleta de cores.


Leia também: Da make natural ao "brilho do sol": aprenda a usar o iluminador na medida certa

Cuidados com a harmonia

Em entrevista ao "Yahoo Lifestyle", o maquiador Vincent Oquendo, famoso em Hollywood por trabalhar com clientes como Bella Hadid e Lily Collins, afirma que a chave para o "look sem maquiagem" é a precisão. E é exatamente nesse ponto que muitas pessoas erram.

"É tudo sobre equilíbrio. Quando como você está comendo e tem algo doce e salgado, é isso que dá o sabor especial e a experiência. Da mesma forma na maquiagem: para todo produto brilhante, é preciso um cosmético matte para balancear", explica. 

Assim, ele explica que se está trabalhando em uma sombra matte, aplica iluminador nos cantos dos olhos. A dica também funciona com produtos oleosos e secos, assim como cremosos e pó. "Para finalizar, eu decido onde destacar. Posso usar um delineador cremoso nas maçãs do rosto e um pó bronzeador matte, para fazer um contorno leve embaixo", diz.

Entretanto, mesmo que ele esteja falando sobre a técnica que foca para elaborar uma maquiagem mais básica, a sugestão também funciona para a tendência  monocromática . É essencial saber o que funciona para você, mas principalmente como cada produto deve ser aplicado para conseguir compor um visual equilibrado e harmonioso. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!