Tamanho do texto

Preparar a pele, usar produtos básicos e apostar no equilíbrio são os pontos chave para arrasar em um visual "clean" e sem exageros na maquiagem

Quando se trata de maquiagem, para muitas mulheres é tudo ou nada. Tão normal quanto acordar disposta para fazer aquela produção exuberante, é também sair na rua de "cara lavada". Mas o mais complicado é encontrar um equilíbrio entre os dois pontos, buscando uma maquiagem natural para o dia a dia. 

Leia também: Tudo o que você quer saber, mas tem vergonha de perguntar sobre maquiagem

Sasha Meneghel é uma das celebridades adeptas de técnicas e produtos de maquiagem natural para o dia a dia
Reprodução/Instagram
Sasha Meneghel é uma das celebridades adeptas de técnicas e produtos de maquiagem natural para o dia a dia





O visual "no makeup look", traduzido como "look sem maquiagem" está fazendo sucesso entre as celebridades brasileiras e internacionais. Sasha Meneguel, Kim Kardashian e Bella Hadid são apenas algumas das adeptas do "menos é mais" na maquiagem. E, claro, o Delas separou algumas dicas para quem quer seguir uma linha mais "clean" e apostar na maquiagem natural .

1. Preparar a pele

A chave para o melhor visual natural é uma pele limpa e hidratada. Sempre antes de usar maquiagem é importânte lavar o rosto e usar produtos com subtâncias emolientes — que amaciam, suavizam e agem formando uma espécie de camada protetora na pele. A dica ao usar esses produtos é trocar de acordo com a estação do ano, ou seja, em períodos quentes use emolientes mais leves e, durante o inverno, cremes com maior consistência.

2. Aplique base onde você precisa

Uma make do dia a dia não precisa ser tão pesada. Aposte em aplicar a base com um pincel apenas em áreas que você quer uniformizar e deixar com o mesmo tom ou apenas fazer pequenas "correções", sem espalhar o cosmético por todo o rosto. Usar produtos à base de água e esfumá-los com os dedos ainda pode ajudar a dar um acabamento mais natural.

3. Use corretivo apenas nas olheiras

Ao manter o look "clean" você não precisa abusar do contorno. Por isso, a dica é usar corretivo apenas nas olheiras, para deixar o tom da pele uniforme. Use uma caneta corretiva apenas no canto e na "parte funda" embaixo dos olhos. Depois, use o dedo para deixar o mais natural junto à pele.  

Leia também: Com contorno ou sem? Duda Molinos dá dica para maquiagem perfeita

4. Não use contorno ou blush chamativo

Como mencionado no item anterior, o contorno não funciona em looks que querem dar o efeito de maquiagem natural e, nesses casos, um blush chamativo também não. Então, ao invés de usar uma paleta para "modelar" as maçãs do rosto, aposte em tons neutros apenas para deixar o visual mais sofisticado e aquele ar saudável.

5. Use a sombra contornando a pálpebra

Seguindo a linha dos tons neutros, como marrom, nude, cobre e dourados, aplique a sombra com um pincel contornando a pálpebra e dando a impressão de profundidade. Você pode incrementar com um delineador preto se quiser algo mais sofisticado e finalizar com um rímel. Nesse caso, a dica é seguir a linha dos cílios, para que o delineado não fique muito pesado. 

6. Sobrancelhas têm falhas

Geralmente, ao preencher completamente as sobrancelhas com lápis ou um pincel, fica perceptível que elas são feitas de maquiagem. Na vida real, as sobrancelhas são falhadas, então mantenha isso em mente antes de cobri-las. Para um efeito mais natural, é recomendado usar uma caneta para sobrancelha e sempre seguir a direção dos fios. 

7. Aplique o batom com os dedos

Ao invés de aplicar o batom diretamente nos lábios ou utilizar um pincel, a melhor forma de deixar os lábios com uma cor mais natural é usando os dedos. O resultado vai parecer com o de um brilho labial, mas sem o efeito brilhante. 

Leia também: Maquiador de Gigi Hadid ensina truques de beleza para você copiar

Erros e acertos

Em entrevista ao "Yahoo Lifestyle", o maquiador Vincent Oquendo, famoso em Hollywood por trabalhar com clientes como Bella Hadid e Lily Collins, afirma que a chave para o "look sem maquiagem" é a precisão.  E é nesse ponto que muitas pessoas erram. "É tudo sobre equilíbrio. Quando como você está comendo e tem algo doce e salgado, é isso que dá o sabor especial e a experiência. Da mesma forma na maquiagem: para todo produto brilhante, é preciso um cosmético matte para balancear", explica. 

Assim, ele explica que se está trabalhando em uma sombra matte, aplica iluminador nos cantos dos olhos. A dica também funciona com produtos oleosos e secos, assim como cremosos e pó. "Para finalizar, eu decido onde destacar. Posso usar um delineador cremoso nas maçãs do rosto e um pó bronzeador matte, para fazer um contorno leve embaixo." 



Manutenção é a chave

Para fazer a make durar todo o dia, a dica é apostar na manutenção. Ande sempre com produtos chaves na bolsa, como um pó, um rímel e um batom. Assim, você pode retocar a hora que quiser e tirar parte da oleosidade que fica acumulada na pele durante o dia. Mas ainda mais importante do que isso é a manutenção da pele.

Um ritual diário de cuidados com cremes e máscaras faciais também podem ser de grande ajuda para usar cada vez menos maquiagem. Os pigmentos e resíduos da maquiagem, se não forem retirados da pele, dificultam o processo de renovação celular e também a absorção dos produtos de tratamento. 

Por isso, lembre-se de sempre limpar o rosto quando chegar em casa, porque isso evita o acúmulo de oleosidade e resíduos e também contribui para ter uma pele saudável, suave e viçosa, garantingo uma melhor aparência com ou sem maquiagem natural. 

    Leia tudo sobre: maquiagem
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.