Os cuidados com os cabelos são constantes, e é sempre importante lembrar que nesse processo é preciso zelar tanto pelos fios, quanto pelo couro cabeludo. A lavagem e a hidratação, por exemplo, são importante para garantir beleza e saúde. Mas, para isso, não é preciso passar horas no salão e muito menos gastar muito com produtos caros.

Leia também: 10 dicas de Yasmin Brunet que são essenciais para cuidar dos cabelos

É possível cuidar dos cabelos com receitas fáceis de fazer em casa
shutterstock
É possível cuidar dos cabelos com receitas fáceis de fazer em casa


Segundo o farmacêutico e homeopata Jamar Tejada, o segredo não está no fio em si, mas em manter a saúde do couro cabeludo. Para isso, é interessante dar preferência para produtos naturais para os cabelos . “Os produtos industrializados utilizam químicos que o corpo não consegue desintoxicar, ao contrário dos produtos naturais.”

Jamar indica o uso de óleos naturais , mas também recomenda a mistura desses ingredientes com o xampu – de preferência, xampus que sejam livres de parabenos, ou seja, sem conservantes. Um exemplo são os xampus infantis.

“Os produtos translúcidos são mais recomendados para essas misturas porque quanto mais opaco, mais ativo químico aquele xampu tem. Para o xampu ser perolado, por exemplo, ele precisa de muito mais ativo químico. E, apesar de naturais, esses óleos têm muitos princípios ativos. Por isso, quanto mais puro, melhor”, explica.

Ele complementa afirmando que não é necessário acrescentar os óleos no condicionador, porque este é recomendado apenas para hidratação dos fios, enquanto os óleos auxiliam principalmente na limpeza do couro cabeludo.

Entretanto, antes de fazer qualquer uma das receitas abaixo, é importante ter conhecimento se você possui alergia à algum desses componentes. Os princípios ativos dos produtos naturais também podem ser tóxicos, então é necessário fazer testes antes de utilizá-los: passe um pouco na pele e, caso haja vermelhidão ou irritação, o uso não é recomendado.

Leia também: Dicas que vão fazer sua hidratação caseira de cabelos parecer de salão

Óleos naturais

Entre as misturas indicadas pelo especialista estão óleo de neem, melaleuca e coco. Jamar explica que esses produtos possuem propriedades antissépticas, antibióticas e antifúngicas. Assim, são indicados principalmente para pessoas com psoríase, seborreia, caspa ou outros problemas de descamação do couro cabeludo , mas podem ser usados como auxílio na limpeza também.

“O óleo de melaleuca, por exemplo, evita o ressecamento do couro cabeludo e ‘limpa’ a raiz, eliminando resíduos e toxinas, desobstruindo os folículos  e nutrindo a raiz dos fios, preservando a saúde do couro cabeludo e ajudando os fios a crescerem”, diz o profissional.

Para utilizar esses óleos, basta pingar cerca de 10 gotas a cada 100 ml de shampoo infantil e usar normalmente na lavagem.

Outro ingrediente que segue essa mesma receita e pode ajudar com a oleosidade, além de diminuir as quedas de cabelo, é o própolis. A recomendação para não passar esses óleos diretamente no couro cabeludo é para impedir a oxigenação.

Você viu?

“Deixar o óleo muito tempo no couro cabeludo impede que ele respire e, juntando com seu suor, acaba tendo uma produção exacerbada do óleo natural”, explica Jamar. “Isso acaba virando um tipo de alimento para bactérias, porque o suor elimina toxinas e sais minerais e, quando você adiciona o óleo, entope os poros do couro cabeludo.”

A dica é molhar um pedaço de algodão com o óleo, esfregar no couro cabeludo e lavar depois de 1 hora. Além disso, é importante sempre manter a hidratação.

Se quiser também utilizar óleos naturais para hidratar, o especialista recomenda óleos de semente de uva, oliva, macadâmia, argan e coco. Além disso, é possível fazer uma mistura desses componentes, desde que seja em pequena quantidade, e criar seu próprio hidratante para utilizar principalmente na extensão do cabelo. O creme de neem é outro que ajuda na hidratação.

Infusões com líquidos

Outra receita fácil é preparar uma infusão forte de camomila usando 3 saquinhos de chá de camomila e ½ xícara de água fervente. Deixe repousar por 30 minutos e misture ao shampoo, utilizando apenas quando a água já estiver fria. Esse conjunto possui componentes ativos como o azuleno, e pode ser utilizado para clarear o cabelo e também tratar descamações do couro cabeludo.

Seguindo essa mesma fórmula, é possível preparar uma infusão de hortelã, que possui mentol, combinando as folhas com ½ xícara de água fervente e deixando repousar por meia hora. Lembre-se de esperar esfriar antes de passar na raiz do cabelo.

Leite também é um ingrediente que pode ser usado como hidratante. Nesse caso, utilize frio e diretamente nos fios. Lave depois de cerca de 30 minutos.

Leia também: Cuidados para voltar ao cabelo natural

Máscara para hidratação

A médica dermatologista Larissa Viana concorda que o uso de produtos naturais pode ser benéfico. “Com alto poder de absorção e hidratação, os óleos naturais potencializam muito as receitas de máscaras para cabelos e pele.”

A dica da Dra. Larissa é criar uma máscara para dar brilho e maciez aos cabelos: combine duas colheres de sopa de óleo de coco, com duas colheres de cacau em pó, três cápsulas de vitamina E e uma ampola de vitamina A. Misture tudo até virar uma pasta.

Se estiver muito líquido, acrescente mais cacau. Além disso,  você também pode colocar o óleo de coco na geladeira e retirar 1 hora antes do procedimento, assim ele fica mais espesso e cremoso, facilitando a mescla. Se achar que ficou uma composição grossa, borrife água termal. Deixe a máscara agir 20 minutos.

“Caso seu couro cabeludo seja oleoso, aplique no comprimento apenas. Usar a água termal assim que enxaguar a máscara diretamente nos fios antes de secá-los”, recomenda a especialista.

Outras recomendações

Apesar das receitinhas, de acordo com Jamar, o certo é utilizar produtos "de dentro para fora". Dessa forma, a principal recomendação é se alimentar de forma equilibrada e com a quantidade certa de vitaminas, minerais e fibras. E o melhor é que quando a gente se alimenta bem, todo o corpo agradece.

Segundo o profissional, problemas nos cabelos, como queda, fios quebradiços, oleosos e ressecados indicam que há algo de errado com seu corpo. “Geralmente, quando as pessoas sofrem de queda de cabelo, é porque o corpo quer limpar a toxina e acaba soltando pelos poros do couro cabeludo.”

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!