Tamanho do texto

Saiba qual é a causa desse desconforto que atinge boa parte da população e como resolver de forma simples

Cuidar das unhas pode ser uma tarefa fácil, como limpar, cortar e lixar. Mas quando estamos com uma unha encravada, isso pode até alterar o bom humor. A região fica dolorida e se for nas mãos, não conseguimos mexer nas coisas direito, se for nos pés, não conseguimos usar alguns sapatos.

+ Como cuidar dos cabelos curtos e deixá-los ainda mais bonitos e hidratados

Aprenda receitinhas caseiras que podem te ajudar com a unha encravada
Divulgação
Aprenda receitinhas caseiras que podem te ajudar com a unha encravada

Esse desconforto, também conhecido como onicocriptose - termo médico para designar uma unha encravada - é muito comum em homens e mulheres, não importa a faixa etária. Uma a cada cinco pessoas sofre com esse incômodo, que muitas vezes é causado porque a unha cresce de forma irregular e a borda entra na pele que envolve  o dedo.

Por que a unha encrava?

Os motivos para a unha encravar são diversos, os mais comuns - tanto dos pés, quanto das mãos - são:

Cortar de modo errado ou sapatos inadequados : deixar a unha muito curta ajuda a pele que está em volta a envolver ainda mais. O mesmo acontece com os calçados ou as meias que estão muito apertadas.

Traumas ou fungos : quando machucamos algum dedo, a unha pode crescer de forma irregular,  encravando algum tempo depois. No decorrer disso, uma infecção na região pode gerar o proliferamento de fungos na área.

Hereditariedade : em algumas situações, não tem jeito e o problema é algo genético. Muitas pessoas com unha encravada herdam esse mal.

+ Bronzeamento natural: como conseguir a pele com a cara do verão

Se você sofre com isso e quer tentar algo diferente, que tal uma receitinha caseira? Veja algumas opções fáceis que podem ser feitas em casa e que te ajudam no tratamento: 

Receita da pasta de bicarbonato de sódio

Em uma vasilha, coloque 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio e vá acrescentando vinagre até formar uma pasta. Aplique a mistura por cima da unha e deixe agir por 7 minutos. Depois é só enxaguar bem, com água corrente e secar a região.

Receita do óleo de cravo-da-índia

Para fazer esse óleo, você ira precisar de 30g de cravo-da-índia e  200ml de azeite de oliva. Pegue os ingredientes, coloque em uma panela e leve ao fogo para cozinhar em banho-maria. Após uma hora, deixe a mistura esfriar. Coe o líquido e guarde em um recipiente de vidro - que esteja totalmente limpo e seco.

Receita do suco de cebola

Bata no liquidificador 1 cebola e 200 ml de água. Pegue o suco e coe, para facilitar. Depois é só aplicar essa mistura - pode passar bastante - no dedo que está com a unha encravada. Deixe a solução na área por alguns minutos e espere secar.

Atenção:

Não adianta misturar todas as receitas caseiras para unha encrava, faça apenas uma de cada vez! Se você resolver testar alguma delas, não importa qual, aplique a mistura 2 vezes por semana. Para casos extremos, com infecção, procure sempre a orientação de um médico. 

+ Bicarbonato de sódio: receitas caseiras embelezadoras

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.