Nada pior do que não poder usar uma blusinha regata ou um vestido de alça com vergonha daquelas manchas escuras nas axilas. Normalmente, esta parte do corpo é esquecida quando se fala em cuidados com a pele, mas algumas mudanças de hábitos podem ajudar no tratamento e prevenção do escurecimento desta área.
O primeiro alerta é ficar atenta as receitas caseiras que são facilmente encontradas na internet. Muitas dessas sugestões não possuem comprovação científica e podem ser perigosas e causar reações na pele. A dermatologista Patricia Mafra afirma que as manchas nas axilas são umas das queixas mais comuns no consultório. A profissional dá algumas dicas que podem ajudar a evitar este problema.
Região limpa e seca
A especialista explica que a axila é uma das áreas do corpo que mais transpira. Como sugestão, ela diz que é fundamental manter a região sempre seca e limpa . Ao escolher o sabonete, procure um que não irrite a pele e que ajuda a mantê-la hidratada. Ah, e na hora do banho não esqueça de passar a esponja no local.
+ Moda é decorar as axilas com glitter; você gosta da ideia?
Esfoliação
Patricia indica que a região seja esfoliada a cada duas semanas. O processo promoverá a renovação celular, evitando irritações e pelos encravados. Não sabe como fazer a esfoliação ? É bem simples: basta você lavar bem o local com um sabonete que seja adequado para função.
Cuidado na depilação
A depilação pode ser uma grande vilã. Existem muito métodos agressivos para tirar os pelos da pele. A dermatologista alerta que pelos encravados, manchas e irritações constantes podem ser indícios de que o método que você está utilizando não é o mais adequado para sua pele então, a melhor opção é substituir a forma de fazer a depilação .
Hidratação
As axilas também precisam de hidratação . Patricia conta que esse é um cuidado básico que ajuda no tratamento e na prevenção de manchas indesejadas. Após o banho, você pode passar um creme neutro no local e deixar as axilas respirarem um pouco para absorver o produto.
Escolha de desodorantes
Os produtos que você utiliza também devem ser analisados. O desodorante é usado todos os dias, então precisa ser escolhido bem. Prefira os produtos hipoalergênicos, sem álcool e sem parabenos na fórmula. A dermatologista comenta que essas substâncias são agressivas à pele e podem deixa as axilas mais vulneráveis a irritações.