Tamanho do texto

Maquiador responde as principais dúvidas de quem ainda não escolheu a beleza perfeita para o grande dia

Que noiva não tem dúvidas sobre qual maquiagem usar no dia de seu casamento, para ter o look impecável? Afinal, ao pesquisar sobre o assunto é possível achar opções maravilhosas.

Como escolher a maquiagem para o grande dia?
Virginia Guimarães
Como escolher a maquiagem para o grande dia?


Mas como saber se o estilo e as nuances do make valorizarão o rosto e combinará com o vestido e os acessórios? Como garantir o toque certo de sofisticação?

“Para compor o look de "noiva perfeita", a maquiagem deve harmonizar com os demais itens: vestido, sapatos, penteado, véu e brincos. É sempre bom ficar de olho nas tendências, mas tomar cuidado para não pecar pelo excesso (de brilho e cores)”, comenta Victor Rocha, maquiador consultor da Netfarma.

O profissional alerta que o look inteiro deve "conversar entre si" e combinar com o estilo da noiva. Para o acertar no grande dia, Victor respondeu as principais dúvidas que passam pela cabeça da noiva na hora de escolher a maquiagem, ou de orientar o maquiador, levando em conta as tendências atuais.

1- Vou respeitar meu estilo

"Tenho um estilo mais clássico ou mais moderno? Estou habituada a usar muita maquiagem? O estilo da noiva deve ser levado em conta na hora do make, por isso é importante refletir sobre essas questões e discuti-las com o maquiador. Embora a maquiagem desse dia seja mais marcante e sofisticada, é preciso ficar confortável com ela."

2- Minha maquiagem precisa combinar com o horário?

"Se a festa for no período da manhã, recomenda-se não abusar dos brilhos e vale apostar nos marrons e nos bege. Se quiser ousar um pouco mais, acrescente cores mas dê preferência aos tons mais claros. Para as festas à noite, já é possível usar mais o brilho, as sombras fortes para olhos marcantes e os batons coloridos."

3- Os produtos precisam ser bons e combinar com meu tom de pele?

"Para que a maquiagem fique impecável, vale apostar na qualidade e nas boas marcas. Os produtos à prova d’água evitarão que lágrimas ou suor borrem e ofusquem o seu brilho. O tom da pele também deve ser levado em conta. As loiras devem evitar tons avermelhados ou acobreados, e as morenas devem evitar tons rosados."

Acerte na maquiagem para o grande dia
Gilseanne Rossi
Acerte na maquiagem para o grande dia


4- Equilíbrio é a chave

"Não é interessante carregar nos olhos e na boca ao mesmo tempo. O mais indicado é eleger um ponto e valorizá-lo. A pele não deve ter um "ar pesado", com grande quantidade de pó ou base. O exagero prejudica a beleza da noiva, que tem parecer natural e iluminada."

5- Vale a pena investir nas técnicas de contorno facial?

"O contorno da face é tendência e vale apostar nesse efeito. Sendo bem marcado, pode ajudar a afinar ou aumentar. Porém, essas técnicas são mais adequadas para o casamento à noite. Para eventos diurnos, precisam ser usadas com moderação, pois podem deixar o semblante carregado."

6- Lábios marcantes ou discretos?

"Os batons com cores fortes, como o vermelho e o vinho, também são uma tendência para as chamadas makes nupciais. Tons marcantes ajudam a deixar o rosto mais iluminado, e dão um aspecto bem feminino."

7- Olhos podem ser marcados?

"Olhos bem marcados, com esfumados em tons metálicos e escuros estão em alta para as noivas. É um make que funciona bem para noivas mais ousadas, que não têm medo de fugir do estilo convencional. Outra tendência é adotar o delineado duplo, aplicado em duas linhas, valorizando o olhar."

+ Acessório ajuda noivas usarem o banheiro com vestido durante o casamento

8- O blush não pode ser exagerado

"O blush deve deixar a pele com aparência saudável, por isso a tonalidade deve ser o mais suave e natural possível. Pinceladas leves, valorizando as maçãs do rosto, e tons de rosa ou pêssego são as ótimas opções. Evite as nuances de marrom, vermelho e laranja."

As cores devem ser escolhidas fazem diferença no resultado
Rogerio Nunes
As cores devem ser escolhidas fazem diferença no resultado


9- Quero um look natural?

"O delicado e o natural nunca sai de moda para as noivas. Essa opção é a mais recomendada para as clássicas e tradicionais. Escolha tons mais claros de sombras, como rosa e o marrom claro e batons de cor rosados."

10- Acima de tudo, curta o seu dia

"Escolha um bom maquiador e teste a maquiagem ideal para você. É o seu grande dia, desfrute e seja feliz! Além da maquiagem, a sua felicidade e o seu sorriso, certamente, completarão seu visual."

+ Dia da noiva em domicílio: uma boa ideia que deve ser bem pensada


    Leia tudo sobre: Maquiagem
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.