Tamanho do texto

Você faz de tudo para que seu cabelo cresça? Cuidado! Muitas coisas que dizem por aí não passam de grandes mitos

Você já ouviu falar em cortar os cabelos para que eles cresçam mais rápido? Esse é apenas um mito que existe em torno do sonho de ter os fios mais longos. "Cortar regularmente os fios ajuda no fortalecimento e na qualidade, mas não aumenta a velocidade de crescimento", afirma a dermatologista Juliana Annunciato, especialista em cabelos. O hairstylist Gil Prando explica o motivo: "Todo o crescimento se dá no bulbo capilar, na raiz do cabelo". Ou seja, cortar as pontas não interfere nesse processo. 

Leia mais:  Especialistas alertam: tratamentos caseiros podem piorar cravos e espinhas

Coisas que você deve considerar antes de mudar o cabelo
Pinterest
Coisas que você deve considerar antes de mudar o cabelo





Esse não é o único mito no mundo dos cabelos. Quando a mulher quer que seu cabelo cresça e tenha mais volume, ela acaba apostando em teorias malucas, como colocar anticoncepcional no xampu. 

"Não existe comprovação científica de algum produto para acelerar o crescimento. O cabelo cresce em média 1 cm ao mês", afirma o hairstylist. E adicionar substâncias e produtos ao xampu pode ser arriscado e acabar fazendo mal aos fios, alerta Gil. 

Leia mais:  Sabonetes, xampus e gel podem fazer mal à pele?

Mitos e teorias

Listamos algumas das teorias e crenças populares sobre o crescimento dos cabelos. E elas vão muito além dos anticoncepcionais. Veja o que dizem os especialistas e fuja das armadilhas: 

Babosa no cabelo

Apesar dos comentário de que passar babosa do cabelo fortalece os fios, Juliana alerta que é um mito. "Somente o extrato da babosa é recomendado como hidratação dos fios. A planta, em sua forma natural, pode causar irritação, inclusive ao couro cabeludo", conta.

Apenas o extrato de babosa é recomendado para hidratar os fios
Reprodução/ThinkStock
Apenas o extrato de babosa é recomendado para hidratar os fios


Tingir o cabelo provoca queda dos fios 

Essa é mais uma lenda, segundo a dermatologista. Ela explica que as tintas não agem na raiz e sim nos fios, mas alerta: "O que pode ocorrer é quebra do fio, levando à queda". 

Cortar os fios na Lua Cheia dá volume aos cabelos

Você já ouviu algo parecido? Muitas pessoas acreditam nisso. Mas a especialista conta que a ciência nunca provou tal teoria. O que pode influenciar é a luminosidade. Segundo Juliana, os fios podem reagir à melatonina, hormônio associado à luminosidade do meio ambiente, e por isso a taxa de crescimento é ligeiramente menor durante o inverno.

Leia mais: Famosas são flagradas com megahair à mostra: veja dicas e fuja desse pesadelo

Mega Hair faz o cabelo crescer

Ao contrário do que dizem por aí, o mega hair não acelera o crescimento dos fios. A aplicação, como aponta Gil, apenas dá mais volume e alonga os cabelos. Porém, quem opta por essa técnica, deve ter cuidados como fazer sempre uma manutenção, hidratar, não usar força na hora de pentear. Um mega hair mal cuidado pode significar ainda mais queda de fios. 

O que resolve de verdade

O que Gil Prando indica para quem quer ter cabelos longos e de fazer inveja é fazer uma boa higienização do couro cabeludo e hidratar os fios semanalmente. 

O diferencial para um cabelo de capa de revista, entretanto, vem do prato. "A falta de nutrientes como ferro e zinco pode causar queda de cabelos. Uma alimentação balanceada, rica em proteínas e vitaminas antioxidantes, mantém os cabelos fortes e saudáveis", explica Juliana.

Alimentos como queijo, feijão, soja, folhas verdes escuras e couve são uma ótima opção para manter os cabelos bonitos . Além disso, eles podem ajudar na pele, unha e ainda combatem o envelhecimento. 

Leia mais: 20 alimentos que deixam a pele, cabelos e unhas mais bonitos



    Notícias Recomendadas

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.