O coletor menstrual tem feito diferença na vida de muitas mulheres. O copinho é feito para usar durante o período menstrual e é sustentável, podendo ser reutilizado por até três anos.

Posso usar o coletor menstrual sendo virgem?
shutterstock
Posso usar o coletor menstrual sendo virgem?


Muitas pessoas que menstruam estão optando utilizar o coletor menstrual, afinal o produto é seguro e não tem contraindicações, apenas no caso de mulheres em período pós-parto. Mas, uma das grandes dúvidas é se mulheres que nunca tiveram relações sexuais podem usar. 


Mulheres virgens podem usar o coletor menstrual?

Mariana Betioli, obstetriz e fundadora da marca Inciclo, explica que a resposta dessa pergunta vai depender do que se quer dizer sobre o termo “virgindade”. Muitas pessoas e culturas ainda relacionam “perder a virgindade” ao rompimento do hímen durante a primeira relação sexual.

“Algumas pessoas que nunca tiveram relação sexual se adaptam muito bem ao coletor. Mas, se o hímem tem muito significado para essa mulher, é melhor repensar, já que o uso de qualquer produto interno pode causar algumas fissuras. Agora, se a conservação dele não for uma questão relevante, é possível usar sem medo”, conta Mariana.

Você viu?

O hímen nada mais é do que uma fina pele presente no início do canal vaginal. Todas as mulheres possuem e ele pode facilmente ser visto com um espelho. Qualquer produto de uso intravaginal pode romper uma parte do hímen (isso porque ele permanece ali, mesmo após o rompimento).

Ela explica que uma outra opção sustentável para essas pessoas é usar a calcinha absorvente, que também está em alta.

 Dificuldade para colocar o coletor menstrual

A obstetriz acrescenta que algumas pessoas podem sentir uma certa dificuldade ao colocar o coletor menstrual, e que isso é completamente normal!

O primeira dica que ela dá para usar o coletor menstrual é você conhecer seu corpo. “Muitas mulheres não conhecem a região íntima. Pegue um espelhinho para ver como é a sua vulva e, com o dedo, você pode conheça melhor a sua vagina por dentro.”, explica.

A segunda dica é saber se você escolheu o produto no tamanho correto para que não fique muito largo ou muito apertado, não desempenhando o papel dele corretamente.

“Quando você fica tensa, a sua musculatura da vagina acaba contraindo. Quando relaxamos, principalmente a boca, relaxamos a vagina também e a inserção do coletor ficará ainda mais fácil. Entenda seu corpo primeiro, com a prática, a colocação vai ficar mais simples do que você imagina.”, encerra Mariana.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!