Posso ficar grávida se fizer sexo um dia depois da menstruação?

Segundo especialistas, a chance de engravidar sempre existe — apesar das chances serem maiores ou menores dependendo da fase do ciclo menstrual

Uma dúvida que ainda é comum entre as mulheres que têm a vida sexual ativa é sobre quando existe ou não a possibilidade de ficar grávida. As chances são mínimas ao  transar dias antes da menstruação , por exemplo, mas isso também depende de outros fatores, como a regularidade do ciclo menstrual e se o casal usou algum método contraceptivo, claro. 

Segundo especialistas, a chance de ficar grávida ao fazer sexo depois da menstruação é mínima, mas existe
Foto: shutterstock
Segundo especialistas, a chance de ficar grávida ao fazer sexo depois da menstruação é mínima, mas existe

Mas e depois que a menstruação já desceu, dá para ficar grávida? De acordo com a ginecologista e obstetra da Universidade de São Paulo (USP) Patrícia Varella a resposta é sim.

"A mulher pode engravidar tanto logo depois da menstruação, assim como dias antes da próxima menstruação. Isso porque o espermatozóide consegue se manter vivo na trompa, aguardando a ovulação — que é período em que o ovário libera o óvulo para uma possível gestação — e o óvulo também pode sobreviver dias até que um espermatozóide o encontre", explica. 

Porém, isso não é motivo para entrar em pânico, já que a chance de uma gravidez não planejada nesse período não é tão grande, reforça Neiva Salmeron, enfermeira obstétrica da Univesidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

"A possibilidade de uma mulher engravidar no período fértil, sem nenhum método contraceptivo gira em torno de 17%. Essa possibilidade diminui de forma considerável no período próximo da menstruação, porque o óvulo acabou de ser liberado", comenta.

Apesar dos dados, a recomendação é que os contraceptivos, como a camisinha, sejam usados em todas as situações, pois seu uso não só diminui a chance de ficar grávida, mas também é uma maneira de prevenir infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). 

Afinal, dá para saber se há ou não a possibilidade de ficar grávida?

Da mesma forma que dá para saber a data de quando a menstruação acontece todos os meses quando se tem o ciclo regular, também é possível calcular o período fértil.

Você viu?

Segundo as especialistas, a menstruação é considerada o primeiro dia do ciclo reprodutivo, que geralmente tem 28 dias corridos, e destes apenas sete são considerados férteis. As chances de gravidez costumam maiores entre o 12° e 16° dia depois da menstruação, ou seja, quando ocorre a liberação do óvulo para uma possível fecundação. 

Foto: shutterstock/canva
Dependendo do dia em que está no seu ciclo menstrual, fazer sexo sem proteção pode resultar em uma gravidez


"Quanto mais próxima a relação sexual for desse período fértil, maiores são as chances de engravidar", comenta Neiva. Consequentemente, completa Patrícia, os dias em que as chances são menores são justamente aqueles durante a menstruação.

Para se ter esse controle, as profissionais recomendam manter anotações sobre os ciclos por pelo menos cinco meses. Esse é um período em que você consegue conhecer os sinais do seu corpo, já que para algumas mulheres é comum, por exemplo, perceber secreções vaginais

"Uma dúvida bem comum é como saber qual a data do ciclo equivalente ao período ovulatório. Nos dias de hoje existem aplicativos que calculam uma média de intervalo entre o início de uma menstruação e o início da próxima", indica a ginecologista e obstetra.

Apesar disso, ambas não consideram esse método, chamado de "tabelinha" como algo seguro. "Vale lembrar, que o ciclo menstrual é bastante variado entre uma mulher e outra, obedece à uma cadeia de eventos hormonais e podem sofrer variações que o alterem, portanto para os casais que desejam a contracepção, é necessário um método eficáz", diz Neiva. 

Leia também: Métodos contraceptivos: só a camisinha já evita uma gravidez? Delas responde

"Dessa forma, recomendamos fortemente uso de contraceptivos hormonais, seja pílulas, anel vaginal, adesivo, e não hormonais, que é o caso da camisinha, que é a mais indicada pela dupla função: impedir a gravidez e proteger contra ISTs", finaliza Patrícia.