Após o nascimento de um filho, a vida sexual muda muito. Por não saber como retomar a intimidade, alguns casais chegam até a passar um tempo mais distante. Nesta terça-feira (18), a psicanalista Mariana Stock falou sobre o tema no programa “Encontro”, apresentado por Fátima Bernardes.

Leia também: Costuma ficar enjoada depois do sexo? Veja 7 razões para isso acontecer

casal
shutterstock
Retomar a vida sexual após o nascimento dos filhos é um desafio para a maioria dos casais

Segundo ela, o casal precisa rever a relação o tempo todo para retomar a intimidade. Mariana explicou que comparar ao que era antes só atrapalha a vida sexual . “É garantia de frustração”, falou. “É uma oportunidade para o casal recomeçar”, disse.

Além da psicanalista, alguns famosos contribuíram com a discussão, como a atriz Cláudia Ohana, que está no ar em “Verão 90”, e o cantor Pablo. Eles comentaram que, realmente, retomar as relações nessa fase é difícil já que o desgaste físico e a falta de tempo são grande.

Além disso, a atriz falou sobre como alguns homens passam a enxergar a mulher apenas como mãe e deixam de desejá-la sexualmente. O cantor Pablo confirmou e disse que ele e a esposa passaram por isso.

Leia também: Existe vida sexual pós-gravidez?

Para a atriz, a saída é que o casal coloque a parceria em prática e seja mais flexível. Ela acredita que os homens precisam ficar mais atentos ao comportamento das mulheres e que elas precisam ceder, mesmo que não tenham vontade.

“Não é que deve se obrigar, mas, na parceria, a mulher, às vezes, precisa pensar no homem”, fala. “Como satisfazer esse homem que está com muita vontade de ter relação sexual ? Se você não fizer com ele, ele vai fazer o quê?”, perguntou Cláudia.

No entanto, Mariana Stock lembrou sobre algo muito importante: ninguém deve fazer o que não tem vontade. A psicanalista explicou que o corpo do homem e da mulher funciona de forma diferente e nem sempre os dois estão com vontade de ter uma relação no mesmo momento. E isso deve ser respeitado.

Leia também: Preliminares - veja dicas para começar melhor a relação sexual

O segredo está nas preliminares

casal
shutterstock
Psicanalista sugere investir nas preliminares para voltar o interesse sexual e a intimidade do casal

Nesse sentido, Mariana orientou aos casais trabalhar investir nas preliminares na hora de retomar a intimidade . Para ela, isso garante a qualidade da relação. “Com a chegada da maternidade, a relação sexual não é mais sobre quantidade, mas sim sobre qualidade”, disse.

“É importante que a qualidade do convite seja outra”, recomendou. E isso não é apenas sobre sexo, mas também sobre o carinho e o tratamento que o homem dá à mulher.

Cláudia sugeriu aos homens presentear com uma flor e preparar uma comida, por exemplo. “Música pode ser interessante. Colocar uma música bacana, romântica, tudo isso vai dando um clima”, completou Fátima Bernardes dando dicas de como retomar a vida sexual .

    Veja Também

      Mostrar mais