Women's Health

Você acabou de ter um sexo dos sonhos. Arrasou e alcançou dois orgasmos. Você vira para o lado e se sente… Satisfeita? Sim. Um pouco suada? Claro. Enjoada? Isso também.

Leia também: Sente tristeza após o sexo? Conheça mais sobre essa condição comum

Diversas razões podem deixar você enjoada depois do sexo; é importante prestar atenção nas causas e procurar a solução
shutterstock
Diversas razões podem deixar você enjoada depois do sexo; é importante prestar atenção nas causas e procurar a solução

Mas, espere aí, por que? “É incomum, mas ficar enjoada depois do sexo não é algo de que nunca ouvimos falar”, diz Erin Carey, professora assistente e diretora da divisão de cirurgia ginecológica na University of North Carolina (EUA).

O que mais deixa você com a pulga atrás da orelha é descobrir o que está causando esse enjoo. Erin explica que há muitas razões para você não estar se sentindo bem – enquanto algumas precisam ser acompanhadas por um médico, outras só precisam de um analgésico.

Motivos para você ficar enjoada depois do sexo

1. Penetração profunda

Uma das principais razões para você se sentir enjoada após o sexo seria pela penetração ter ido muito além da sua zona de conforto, segundo Erin. “Penetração profunda mexe com os órgãos pélvicos, como o útero e o colo do útero, especificamente”, ela explica. “E qualquer manipulação do colo do útero pode acabar em síncope vasovagal, o que causa a náusea.

Para a sua informação: a síncope vasovagal é uma resposta automática do seu organismo que acontece como resultado da estimulação do nervo vagal, que conecta seu cérebro a diversas áreas-chave do seu corpo .

A queda rápida da pressão arterial e batimento cardíaco em resposta a penetração profunda é algo que Erin, inclusive, já viu no consultório durante exames pélvicos, como o papanicolau e colocação de DIU. A sensação ruim é um jeito do corpo dizer que realmente não gosta das coisas tão profundas.

O que fazer: essa reação tende a passar bem rapidamente, segundo Erin, mas ela sempre recomenda ficar deitada com os pés para cima e respirar fundo para aliviar os sintomas. Para uma solução no longo prazo, o melhor é bater um papo com o parceiro sobre testar novas posições para que você consiga controlar o quão profunda é a penetração e proteger seu colo do útero. Erin sugere a penetração de lado.

2. Sexo vigoroso

Se a penetração profunda não é o seu caso, ficar enjoada após o sexo pode ser devido a uma transa vigorosa. “Enjôo de movimentação não está limitado a carros e barcos”, diz Erin, então, se você e seu parceiro estão fazendo um vai e vem, sobe e desce, lado a lado sem um respiro, há a possibilidade de náusea.

O que fazer: pegue mais leve e monitore como você se sente depois. Ajustar a velocidade (mas não o seu entusiasmo) pode ser a resposta.

3. Orgasmos

Não se preocupe, você não está prestes a receber conselhos sobre não ter orgasmos – isso seria bem cruel. Mas os orgasmos podem ser a razão do seu desconforto estomacal, sim.

Você viu?

“O útero contrai durante orgasmos”, diz Erin, salientando que a contração pode criar uma resposta visceral que deixa você enjoada. Em alguns casos, a contração pode ser tão pesada que você chega a ficar zonza, o que não é incomum.

Leia também: 7 tipos de orgasmo diferentes e como chegar a cada um deles

O que fazer: “recomendo a estas pacientes que tomem um anti-inflamatório, como o ibuprofeno, antes de ter a relação sexual, para assim bloquear esta resposta", diz Erin. Depois de tomar 400 a 600 miligramas, as contrações uterinas parecem muito menos poderosas. Mas sempre consulte um médico antes. Não se automedique.

4. Miomas e cistos no ovário

Se nenhuma dessas possibilidades fez sentido para você, sua náusea pode ser sinal de que algo mais sério esteja acontecendo. O sexo pode “estar irritando um cisto no ovário ou encostando em um mioma que você não esperava estar lá”, explica Erin. E isso pode incomodar os órgãos pélvicos (da mesma forma que a penetração profunda), que resulta em enjoo , além de outros sintomas.

O que fazer: marque uma consulta com seu ginecologista para exames.

5. Uma resposta emocional

Se você está em um relacionamento abusivo, Erin explica que a conexão mente-corpo torna completamente possível que você se sinta enjoada durante e depois de fazer sexo com seu parceiro.

Ou, às vezes, se o relacionamento é saudável, e você está feliz com seu parceiro na maior parte das vezes, traumas de outras relações pode trazer de volta emoções durante o sexo com seu novo parceiro.

O que fazer: converse com seu parceiro, se você se sente confortável e segura. Ou fale com um psicólogo sobre terminar o relacionamento (mais uma vez, de forma segura) ou sobre como se recuperar do trauma que está afetando você.

6. Álcool e drogas

Se você tipicamente tem relações sexuais depois de beber álcool ou fumar maconha, essas são duas substâncias conhecidas por deixarem as pessoas enjoadas. Você pode se sentir nauseada graças a uma combinação das duas ou por cada uma delas individualmente.

O que fazer: não use drogas e álcool antes de ir para a cama com seu parceiro e observe como você fica depois. Se notar uma melhora, talvez seja a hora de largar essas substâncias.

7. Engolir sêmen

Olha, não é que ele seja delicioso, então, é totalmente possível que ele esteja fazendo você ficar enjoada depois do sexo .

Leia também: Para que serve o líquido pré-ejaculatório? Ele engravida? Especialista responde

O que fazer: quando você acabar de fazer sexo oral nele, ao invés de engolir ou cuspir o sêmen, saia antes que ele chegue ao orgasmo, para que ele não ejacule na sua boca. Depois observe como se sente com a vez em que engoliu.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!