Tamanho do texto

Conhecer o próprio corpo e descobrir os pontos de prazer é o primeiro passo

Você já passou pela situação de gostar muito de uma pessoa, mas o sexo não ser tão prazeroso? Apesar de vocês se darem bem em todas as áreas, quando vão para a cama as coisas não são tão boas assim. Uma leitora do Delas está passando por essa situação e nos enviou um e-mail perguntando sobre como sentir prazer.

Leia também: Não sinto prazer no sexo, e agora? Delas responde leitoras

duas mulheres na cama
shutterstock
Nem sempre é fácil saber como sentir prazer na hora do sexo, mas algumas dicas podem ajudar a melhorar a relação

Lésbica, ela tem 52 anos e uma namorada. No entanto, apesar de todos os pontos positivos do relacionamento, saber como sentir prazer  é uma grande questão. Ela nos conta que apesar de a namorada se esforçar e elas conversarem bastante sobre o assunto, nem sempre é prazeroso. “Muitas vezes, prefiro só dar prazer a ela”, escreve.

“Nós nos damos muito bem em todos os sentidos, inclusive na cama (quando consigo sentir algo). Eu a amo mais que tudo e sei que a cama não é o fundamental, mas é necessário”, escreve.

Para ajudar a leitora a mudar essa situação e conseguir sentir mais prazer, o Delas conversou com algumas especialistas no assunto. Para Olívia Barbosa, terapeuta e coach de sexualidade holística, o primeiro passo para reverter o cenário é entender o histórico da falta de sexo.

“É de agora ou já vinha acontecendo? Como está o relacionamento íntimo dessa mulher? Como está a saúde dela?”, questiona Olívia Barbosa. A profissional explica que existem diversos fatores fisiológicos que podem atrapalhar a conexão com o prazer.

Por exemplo, o efeito do cortisol no nosso organismo, hormônio do estresse, prejudica muito a liberação das químicas do prazer. “Alguma situação estressante no trabalho, na vida ou no relacionamento pode estar impedindo o prazer”, explica a terapeuta.

Além disso, as mudanças hormonais que a menopausa – que acontece entre os 45 e 55 anos – causa no organismo feminino podem afetar a libido e a relação da mulher com o seu próprio corpo.

“É comum a mulher ter uma queda no desejo. Isso prejudicará as próximas fases do ciclo de resposta sexual, que são a excitação, o orgasmo e a resolução”, complementa a sexóloga Priscila Junqueira.

Olívia sugere fazer uma avaliação com uma médica de confiança para avaliar se há alguma questão tangível atrapalhando o sexo e a disposição ao prazer. Outra sugestão para lidar melhor com a menopausa é conversar com outras mulheres que também estão vivendo essa fase de vida. “E até mesmo participar de círculos de mulheres em conexão profunda com o feminino sagrado”, diz.

Leia também: Não ter prazer no sexo é normal? Delas responde leitora que nunca se satisfez

Como sentir mais prazer durante o sexo entre mulheres?

duas mulheres na cama
shutterstock
Praticar a masturbação, apostar em posições sexuais diferentes e usar brinquedos sexuais ajudam a sentir mais prazer

Depois de investigar e perceber o as causas, é hora de descobrir como sentir prazer com a parceira.

  • Masturbação

Independe de o sexo ser entre mulheres e a leitora ter uma namorada, Olívia Barbosa comenta que o principal relacionamento que ela precisa cuidar é o dela com ela mesma.

“A siririca é essencial para reascender essa vontade. No começo pode ser desafiador se masturbar se você não está sentindo prazer logo de cara, mas é importante continuar se experimentando e buscar novas formas de se estimular”, orienta.

A terapeuta recomenda consultar o material “Oh My God Yes” , uma ferramenta online que apresenta mulheres reais falando sobre prazer e orgasmo, com técnicas para esquentar o “sexo solo”.

O interessante da masturbação é que quanto mais você conhece o próprio corpo e os pontos de prazer, mais fácil fica para guiar a parceira durante a relação. Nesse sentido, Priscila Junqueira comenta sobre a importância de conhecer as zonas erógenas e os lugares que gosta de ser tocada. “Além disso, não só o toque excita, mas também os outros sentidos: olfato, paladar, visão e audição”, diz.

  • Posições sexuais

Pensar sobre quais as suas posições sexuais preferidas e compartilhar com a parceira também é uma forma de vivenciar relações mais prazerosas. Como sentir prazer é algo bastante pessoal, Olívia Barbosa acredita que o casal deve apostar naquilo que for mais excitante para elas, sem se preocupar em seguir “dicas kama sútricas”.

No entanto, para te ajudar a exercer a criatividade e tentar algo diferente, Priscila Junqueira indica algumas posições sexuais para mulheres lésbicas . A sexóloga sugere o “69”, que permite que as duas sejam estimuladas ao mesmo tempo, tanto com o sexo oral quanto com a estimulação clitoriana.

“Também podem ficar sentadas face a face, já que podem se tocar com as mãos, usar vibradores e se beijarem”, sugere a sexóloga.

  • Brinquedos eróticos

Os sex toys podem ser outra ferramenta interessante para ajudar a mulher a sentir mais prazer no sexo entre mulheres . “Se a leitora sente afinidade com brinquedos eróticos, pode experimentar vibradores 100% silicone, que não vão trazer malefícios à saúde e poderão contribuir com um estímulo um pouco mais intenso”, fala Olívia Barbosa.

A terapeuta sexual recomenda usar o vibrador no momento próximo ao orgasmo, sem deixar de se tocar e fazer outros estímulos com a mão ou a boca. Nesse momento, o envolvimento emocional também é importante, pois cria presença e entrega, permitindo uma parceira se conectar à outra.

“Tudo flui com mais naturalidade, e você acessa bem mais os hormônios gostosinhos de excitação, que beneficiam muito seu organismo”, fala.

Leia também: É normal não sentir prazer durante as preliminares? Delas responde

As dicas não funcionaram, e agora?

undefined
shutterstock
Se as dicas de como sentir prazer no sexo entre mulheres não funcionaram, você pode buscar ajuda com sexólogas

Você seguiu todas as dicas e ainda assim não está sentindo prazer? Não desista! O sexo com ela ainda pode ser algo bom. Priscila Junqueira recomenda buscar ginecologistas e sexólogas para pensar sobre o seu caso com cuidado e encontrar a melhor saída.

“Terapia holística ou convencional pode ajudar demais, principalmente com uma profissional que seja treinada para acolher a sexualidade feminina de forma integral e inclusiva”, complementa Olívia Barbosa.

Tem dúvidas sobre sexo, sexualidade, prazer ou quer saber como incrementar posições sexuais? Faça como nossa leitora que enviou sua dúvida sobre como sentir prazer no sexo entre mulheres e entre em contato conosco pelo sexo@igcorp.com.br e nós traremos um especialista para respondê-la com sigilo total!