Seja um caso, um namoro ou um casamento, terminar com alguém nunca é fácil. Pode ser até mais simples para quem teve a iniciativa colocar um ponto final na relação, mas é fato que saber como superar o fim de um relacionamento é uma grande questão para a maioria das pessoas.

Leia também: Como superar o primeiro fim de relacionamento da vida?

Saber como superar o fim de um relacionamento e seguir em frente é um desafio para muitas mulheres
shutterstock
Saber como superar o fim de um relacionamento e seguir em frente é um desafio para muitas mulheres

Entender  como superar o fim de um relacionamento é algo bastante pessoal, afinal, cada casal tem a sua dinâmica e os motivos para o término variam muito. Pode ser que vocês terminem e continuem amigos ou até que nunca mais conversem. A verdade é que precisa ter calma e deixar as coisas acontecerem no seu tempo.

Dicas de como superar o fim de um relacionamento

Desconstruir o amor romântico, entender o processo dos relacionamentos são os primeiros passos para seguir em frente
shutterstock
Desconstruir o amor romântico, entender o processo dos relacionamentos são os primeiros passos para seguir em frente

Mas algumas questões acabam sendo comuns a diversos casais e foi exatamente sobre esse tema que a influenciadora Julia Faria conversou com o filósofo Luiz Felipe Pondé em vídeo recente em seu canal no YouTube. Os dois falaram sobre a forma como a maioria das pessoas enxerga o amor e quais os melhores caminhos para superar o fim de uma relação .

Entender alguns pontos pode te ajudar nesse momento:

Leia também: Confira 6 dicas de como superar o término de um relacionamento

1. Desconstrua o amor romântico

Na conversa com Julia, o filósofo fala que a idealização do amor romântico é um dos principais motivos que levam as pessoas a sofrer tanto com términos. As histórias de amor contadas em livros e filmes retratam relações inalcançáveis de relações eternas. No entanto, a paixão não acontece de forma tão idealizada assim.

“O amor romântico, na melhor das hipóteses, passa”, fala. Nesse sentido, é interessante desconstruir essa ideia e repensar a forma como se encara o amor. Se comparar com outros casais, principalmente da ficção, não é o melhor caminho.

2. Entenda o processo dos relacionamentos

“Nós temos a expectativa de que casamos com quem amamos”, fala Pondé. “Só que esse amor romântico pode se transformar em comprometimento com os filhos, com a história [do casal] e aí vida que segue”.

Nesse sentindo, o filósofo descreve uma transformação de sentimento que faz parte de um processo natural dos relacionamentos e acompanha a dinâmica do casal. “[Um relacionamento] nasce, cresce e chega uma hora que morre”, explica.

Entender que a paixão pode acabar é um importante passo para seguir em frente. Isso não significa que a história de vocês foi em vão. Apenas que o sentimento se transformou e vocês seguiram caminhos diferentes.

Leia também: Pós-separação: 9 etapas para retomar a vida

3. Deixe o outro para trás

Como nem sempre é fácil aceitar o fim de um relacionamento, é comum que algumas pessoas continuem stalkeando, insistindo para voltar e alimentando expectativas em relação ao outro. No entanto, segundo o filósofo, isso faz parte de uma estrutura obsessiva que não contribui em nada para quem quer sair da fossa .

Para Pondé, uma saída saudável é manter distância do outro para o próprio bem-estar. “Não adianta querer ser amigo de alguém que você queria como marido ou esposa. Às vezes é melhor deixar a pessoa em paz”, fala.

Reconecte-se com você mesma e busque novos interesses. Essa é a melhor forma de saber como superar o fim de um relacionamento e seguir em frente.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!