Se alguém tem experiência para falar sobre sexo, essa pessoa é Ruth Westheimer. Aos 90 anos, a terapeuta sexual segue dando conselhos para ajudar casais a melhorarem suas vidas debaixo dos lençois. Em entrevista recente ao programa americano "Today", por exemplo, ela apontou quais os maiores erros que as pessoas em um longo relacionamento cometem e que atrapalham a vida sexual. Será que você se encaixa em algum dos casos?
Leia também: Apimente a relação com 30 posições sexuais
Segundo Dra Ruth, como é conhecida mundialmente, são três os erros que mais afastam os casais atualmente e prejudicam a vida sexual . A boa notícia é que com medidas simples é possível contornar a situação e recuperar toda aquela chama da relação. Veja os detalhes:
Erro #1: quando a vida sexual fica em seguno plano
Esse é o maior erro de todos, de acordo com a especialista. E ela é bem direta ao dar uma solução para esse problema: "Tenha certeza de que você realmente quer fazer sexo com seu parceiro. Pare de dizer que sexo não é tão interessante quanto há 20 anos. No lugar disso, fale o quanto você tem sorte por ter um parceiro".
Erro #2: celular é mais importante que o outro
Sim, estamos em um mundo conectado, mas isso pode ser um perigo para a vida a dois. Muitos casais ficam tanto tempo com seu celulares, seja em redes socias, troca de mensagens ou outros aplicativos, que esquecem dos parceiros. E aí voltamos ao primeiro erro da lista. O celular vem antes até do sexo, mesmo que muitos nem percebam isso.
A dica de Dra Ruth é se desconectar dos aparelhos e buscar mais aproximação no mundo real. "Deixe o celular do lado de fora do quarto porque você precisa conversar de fato com seu parceiro. Se tivesse de escolher uma coisa que é a mais importante em um relacionamento é o diálogo. Vocês precisam conversar um com o outro ".
Erro #3: falta de tempo
Esse é um problema geral e que também acaba influenciando no sexo e afastando os casais: a falta de tempo. Se há filhos, então, a coisa fica ainda mais complicada. Entretanto, segundo Dra Ruth, isso não é motivo para desanimar e abandonar a relação a dois.
Leia também: 10 hábitos que você deve evitar para salvar um relacionamento desgastado
"Para ser realista, as pessoas mais velhas não têm a mesma resistência que as pessoas mais jovens", reconhece a terapeuta sexual. "E os pais, principalmente, têm dificuldade de encontrar tempo para si", continua.
"Para eles eu falo em alto e bom tom: vão para um motel! Vocês não precisam passar a noite inteira lá, pode ser apenas algumas horas. Aproveitem para tomar um banho de banheira, beber champagne, jantar e fazer um bom sexo. Depois voltem para casa e paguem a babá", aconselha a babá. Esse momento a dois já vai apimentar a vida sexual de vocês.