Hoje em dia as separações estão cada vez mais comuns e você já deve ter se questionado sobre qual é a fórmula para uma um relacionamento duradouro. Para o japonês Masao Matsumoto, de 108, casado com Miyako Matsumoto, de 100 anos, o segredo está na paciência da sua esposa. O casal de idosos se conheceu em 1937 e já está há mais de 80 anos juntos.
O Japão é conhecido por se um lugar que possui uma boa expectativa de vida e conta com várias pessoas centenárias. Somando a idade do casal de idosos são 208 anos de história e os 80 anos de união chamaram atenção do Guinness World Records e os japoneses foram confirmados como os cônjuges que estão há mais tempo juntos .
“Estou tão feliz. Isso é graças à minha paciência, realmente”, afirma Miyako com uma risada, em entrevista ao “Reuters”. Ela posou com marido e outros membros da família segurando um certificado que foi emoldurado e levado para a casa onde os japoneses moram. A idosa ficou extremamente grata com o título recebido e chegou a chorar de emoção.
Leia também: Foto revela marido e mulher juntos anos antes deles se conhecerem
Os Matsumotos não tiveram uma cerimônia de casamento , pois na época o Japão estava envolvido na guerra e Masao foi enviado para o exterior como soldado. Porém isso não foi um obstáculo para eles, que construíram uma grande família – no mês passado, por exemplo, os centenários celebraram a chegada do 25º bisneto.
“Eles entraram no último capítulo de suas vidas. Foi uma honra [para eles] receber este prêmio. Amaria continuar os vendo viver uma vida pacífica”, afirma Hiromi, filha do casal japonês.
Casal de idosos ainda não superou noruegueses
Os japoneses têm uma das expectativas de vida mais longa do mundo, os dados do Ministério de Saúde do Japão indica que eles ocupam a segunda posição na média de expectativa de vida, que gira em torno de 84 anos, apenas atrás de Hong Kong, na China. O recorde para o casal mais velho de todos os tempos ainda pertence ao casal de idosos noruegueses Karl e Gurdren Dolven, que somavam 210 anos juntos até Gurdrun morrer em 2004.