Como você sabe que seu namoro vai se transformar em um casamento feliz? Segundo uma pesquisa da Universidade de Exeter, na Inglaterra, fazer algumas perguntas ao seu parceiro pode te ajudar a embarcar nessa jornada do relacionamento sério sem medo de errar — tornando até possível de acreditar que será algo próspero e duradouro. 

De acordo com estudo, existem perguntas que podem
shutterstock
De acordo com estudo, existem perguntas que podem "prever" se o você e seu parceiro terão um casamento feliz ou não

Para realizar o estudo e chegar à "fórmula" do casamento feliz , os pesquisadores conversaram com dez advogados e juízes especializados em divórcio para saber quais são as principais razões dos términos. Segundo os profissionais, existem quatro motivos principais: incompatibilidade, expectativas irrealistas, incapacidade de enfrentar problemas no relacionamento e “incapacidade de nutrir" a relação.

Depois, os responsáveis pela pesquisa entrevistaram 43 casais que tinham sido casados por dez anos ou que haviam passado por uma separação no mesmo período de tempo, além de dez casais homoafetivos e heterossexuais que estavam morando juntos ou  são casados há 15 anos.

Os resultados mostra que existem dez "questões críticas" que os parceiros devem se perguntar sobre o próprio  relacionamento  para testá-lo e, também,  torná-lo mais feliz  . São elas: 

  1. Eu e meu parceiro "encaixamos"? 
  2. Nós temos uma base forte de amizade um com o outro?
  3. Queremos as mesmas coisas em nosso relacionamento e n a vida?
  4. Nossas expectativas são realistas?
  5. Nós geralmente vemos o melhor um do outro?
  6. Nós dois trabalhamos para manter nosso relacionamento vibrante?
  7. Nós sentimos que podemos discutir questões e problemas livremente u m com o outr o ?
  8. Estamos comprometidos em trabalhar nosso relacionamento em situações difíceis?
  9. N ós nos  unimos para enfrenta r circunstâncias estressantes?
  10. Cada um de nós tem apoio  de amigos e familiares ao nosso redor?

Por que as 10 perguntas ajudam a ter um casamento feliz? 

Para autora do estudo, perguntas podem ajudar a avaliar se os parceiros são compatíveis para ter um casamento feliz
shutterstock
Para autora do estudo, perguntas podem ajudar a avaliar se os parceiros são compatíveis para ter um casamento feliz


Segundo a professora que liderou o estudo, Anne Barlow, da Escola de Direito da Universidade de Exeter, essas perguntas podem ajudar os casais a avaliar se são compatíveis  e sentirem mais segurança sobre continuarem juntos.  “É claro que todo relacionamento é diferente, e é importante que os casais construam relacionamentos que sejam significativos para eles, mas descobrimos que relacionamentos prósperos compartilham algumas qualidades fundamentais." 

Para ela, casais que se encaixam bem e buscam ter as mesmas perspectivas para o relacionamento podem passar por desentendimentos e dificuldades no relacionamento de formas menos estressantes, ou seja, tendo um casamento feliz .  “Essas dez perguntas críticas sinalizam a importância de lidar com os problemas quando eles surgirem, bem como de nutrir o relacionamento ao longo do tempo", explica. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!