De acordo com o dicionário de língua portuguesa “Michaelis”, "amor" é um sentimento ardoroso ou passional de uma pessoa por outra. É por causa dessa sensação que as pessoas decidem ficar juntas em  um relacionamento sério e têm vontade de dar todos os passos em direção à construir uma vida juntos e até mesmo começar uma família lado a lado com alguém.

Leia também: Rico? Que divide a comida? Internautas definem como seria um par ideal

Para definir o que é amor, o Delas perguntou para pessoas que estão em relacionamentos descreverem o sentimento
Shutterstock
Para definir o que é amor, o Delas perguntou para pessoas que estão em relacionamentos descreverem o sentimento



Entretanto, apesar da definição oficial do que seja esse sentimento complexo e profundo, o amor pode se manifestar de diferentes formas para os apaixonados, e cada pessoa vai enxergá-lo de forma diferente, dependendo, principalmente, de como essa relação a dois é construída ao longo dos anos.

Pensando nisso, o Delas decidiu conversar com pessoas que namoram ou são casadas, mas que estão em fases de relacionamento totalmente diferentes, para que elas definissem o que é esse sentimento para cada uma. Confira: 

Surpresa

Maria Eugênia e Luan estão juntos há pouco tempo, mas já compartilharam boas histórias na Austrália, no intercâmbio
Arquivo pessoal
Maria Eugênia e Luan estão juntos há pouco tempo, mas já compartilharam boas histórias na Austrália, no intercâmbio


“O amor pra mim ainda é uma opção em aberto. É muito louco pensar que um sentimento tão forte, que na maioria das vezes se dá em atitudes, possa vir de alguém que não seja sua família.

Eu estou no começo do primeiro relacionamento sério, no auge dos meus 20 anos, e, por muitas vezes, eu desacreditei real que podia existir mesmo uma pessoa que gostasse tanto de você que toparia loucuras, que queira passar e dividir boa parte da vida com você. Acho que pra mim isso é amor, querer estar junto mesmo que a vida não seja só flores e, apesar dos defeitos, não deixar de se encantar pelo outro todos os dias.

Minha história é um pouco improvável, eu decidi que queria fazer um intercâmbio na Austrália, dei uma pausa na faculdade e vim. Chegando lá, apavorada, tive a sorte de ter como colegas de apartamento dois brasileiros que acabaram se tornando verdadeiros amigos, um deles era o Luan.

Nesse processo de adaptação, ele me ajudou a abrir conta no banco, procurar minha escola, me localizar na cidade e acabou que a gente se tornou muito próximo. O intercâmbio mudou tudo na minha vida.

Eu, que já me considerava uma pessoa ‘inamorável’ devido aos muitos tropeços na minha vida amorosa, me vi namorando e morando com a melhor pessoa que conheci nesse país. Me considero, no mínimo, sortuda e inacreditavelmente feliz com o status de relacionamento sério.”

  •  Maria Eugênia (20), namora Luan (21) há dois meses. Eles se conheceram em Brisbane, Austrália, durante um intercâmbio, e estão dividindo apartamento.

Outra metade

Maíra e Alberto tinham 19 anos de idade quando se conheceram no trabalho e estão namorando há dois anos
Arquivo pessoal
Maíra e Alberto tinham 19 anos de idade quando se conheceram no trabalho e estão namorando há dois anos


“O amor é quando você encontra em outra pessoa as partes faltantes do seu quebra-cabeça. Essas pecinhas farão você ficar completa, enaltecendo o melhor lado que você tem ou até trazendo à tona um lado que nem sabia que existia. Em pouco tempo, ficar com a pessoa é tudo que deseja, mesmo que o relógio voe quando estão juntos.”

  • Maíra (21), namora Alberto (23) há dois anos, os dois se conheceram enquanto trabalhavam em um cursinho de São Paulo.

Leia também: Pense duas vezes antes de escrever aquele ‘textão’ para o namorado

 Companheirismo

Beatriz sentia medo de se envolver, mas se permitiu e hoje é feliz  ao lado do namorado que conheceu na adolescência
shutterstock
Beatriz sentia medo de se envolver, mas se permitiu e hoje é feliz ao lado do namorado que conheceu na adolescência


“Pra mim, amor é a mesma coisa que coragem, é não ter medo, independente da situação que se esteja passando. Quando eu comecei a namorar, eu tinha medo de tudo o tempo todo. Medo de que acabasse, medo dos desafios, medo de não dar certo, medo de enjoar, e hoje todas essas coisas sumiram porque ao longo de todos esses anos a gente amadureceu e entendeu que namorar não é só andar de mãos dadas na rua ou comprar um presente em uma data comercial.

É ficar um do lado do outro nos momentos fáceis, como dividir uma comida gostosa, e nos difíceis, como o fim de um semestre na faculdade ou ver a outra pessoa passando por um problema que não é fácil de resolver, mas mesmo assim ficar o tempo todo do lado dela.”

  • Beatriz (21) conheceu João Pedro (22) ainda no colégio, enquanto cursavam o ensino médio. Na época, os dois tinham 14 anos de idade, mas começaram a namorar aos 16. O casal está junto há cinco anos.

Cumplicidade

Marcia e Antonio Flavio estão casados há 22 anos, mas namoraram por cerca de dois anos antes de oficializar a relação
Arquivo pessoal
Marcia e Antonio Flavio estão casados há 22 anos, mas namoraram por cerca de dois anos antes de oficializar a relação


“Eu usaria algumas palavras para definir o que é amor: cuidado, parceria, respeito, cumplicidade, carinho e amizade. É importante que, acima de tudo, um casal construa uma relação como dois amigos que querem bem um ao outro para que esse relacionamento possa ser duradouro e consiga enfrentar as dificuldades.”

  • Marcia Regina (44) é casada com Antonio Flavio (44) há 22 anos, e os dois tem um casal de filhos.

Respeito

Casada há 52 anos, Maria de Lourdes acredita que o amor está diretamente ligado com o respeito e o companheirismo
Arquivo pessoal
Casada há 52 anos, Maria de Lourdes acredita que o amor está diretamente ligado com o respeito e o companheirismo


“Quando uma pessoa ama a outra, parece que tudo fica certo por causa desse sentimento.  Amar é, principalmente, respeitar. É dar carinho, ajudar o outro e ter uma parceria com essa pessoa. É estar junto na saúde e na doença, sendo companheiro, cultivando uma amizade acima de qualquer coisa e ter bastante paciência para saber aceitar qualidades e perdoar os defeitos.”

  • Maria de Lourdes (70) está casada com Almir José (81) há 52 anos. Eles se casaram quando ela tinha 18 anos e se mudaram da Bahia para São Paulo, onde construíram uma família e tiveram cinco filhos.

Sem fronteiras

Andressa e Andrew se conheceram com a ajuda de um aplicativo de relacionamentos e não se
Reprodução/Instagram
Andressa e Andrew se conheceram com a ajuda de um aplicativo de relacionamentos e não se "desgrudaram" mais


“Na minha opinião, existem várias definições para o amor, mas, para mim, é basicamente a confiança e a amizade que são colocadas no relacionamento. É o se 'entregar' ao outro, de forma que o parceiro veja que pode compartilhar momentos e experiências da vida com você, sem máscaras ou medo.

O amor também é o respeito, o cuidado e a espera. Não digo só espera sobre o relacionamento à distancia, como é o meu caso, mas no geral. É necessário esperar o tempo do outro, entender o outro."

  • Andressa Lima  (19) mora em São Paulo e namora com Andrew Coster (20), da Irlanda, há dois anos e dois meses. Os dois se conheceram por meio de um aplicativo de relacionamentos e se encontraram pela primeira vez, em agosto do ano passado, quando o rapaz veio para o Brasil.

Paciência

Mônica conheceu o namorado na igreja e conta que passou três meses orando antes de assumir um compromisso sério
Arquivo pessoal
Mônica conheceu o namorado na igreja e conta que passou três meses orando antes de assumir um compromisso sério



Leia também: Casal vive namoro à distância só com encontros em cidades diferentes

“O amor é um dom perfeito em pessoas imperfeitas. Hoje, estamos vivendo a fase que ele tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta! Suporta a saudade, suporta o tempo, suporta a distância de quilômetros.

Estamos sem nos ver há cinco meses, e acredito que quando eu encontrá-lo será tão especial quanto na primeira vez que nos encontramos. Ele não pode vir ao Rio de Janeiro com freqüência, trabalha de domingo a domingo no shopping e folga uma vez na semana.

Aqui, também estou na luta para conseguir um emprego. Queremos nos casar até o final do ano que vem e morar lá, em Joinville, que é um lugar maravilhoso demais”

  • Mônica Alves (26) namora Danilo Daltro (22) há dois anos. Eles se conheceram no Rio de Janeiro, na igreja. Certo dia, em uma brincadeira de “verdade ou consequência”, os pombinhos revelaram o que sentiam um pelo outro e começaram a orar pelo relacionamento, que só virou namoro depois de três meses. Por causa do emprego, porém, Danilo se mudou para o estado de Santa Catarina e os dois seguem namorando à distância.

E para você, o que significa a palavra " amor "?

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!