O escocês Michael Joyce, de 68 anos, sofre de Alzheimer, ou seja, a perda de memória crônica, e todos os dias luta para manter as lembranças em sua cabeça. Por conta da doença, ele esqueceu que era casado há 34 anos, porém teve um lapso de memória e se lembrou da esposa. Linda, de 64 anos, contou como ela ficou "incrivelmente tocada" quando Michael pegou a mão dela e a propôs em casamento novamente com lágrimas nos olhos.
Leia também: O amor e suas diversas formas
O Alzheimer fez Michael esquecer muitas coisas, mas Linda diz que de forma milagrosa ele se lembrou dela. “Michael foi para a cama muito cedo e ficou bastante inquieto durante a noite, então ele saiu algumas horas depois parecendo muito atordoado e confuso. Havia algo bem diferente sobre ele e a maneira como ele estava me olhando”, conta em entrevista ao portal britânico “Mirror”.
Ela continua, dizendo que olhou nos olhos dele e perguntou o que havia de errado. Ela lembra que o escocês parecia estar tentando perguntar algo, mas não conseguia. “Então, eu segurei sua mão e perguntei-lhe 'o que é meu querido? O que você está tentando me dizer?' Ele olhou para mim com lágrimas em seus olhos e com uma gagueira ele disse: ‘você quer se casar comigo?’”, conta Linda que a princípio ficou sem palavras, mas logo respondeu: “Sim, meu querido, ficaria encantada em me casar com você”.
A lembrança permaneceu
Em seguida, Michael perguntou quando seria o casamento e sua amada propôs que fosse no final de semana seguinte. “E assim foi. Pensei que era apenas algo relacionado à doença. Mas, na manhã seguinte, quando ele acordou, me disse que se lembrava do que tinha acontecido e que estava animado para o dia do casamento”, comenta.
Leia também: Mulher deixa pegadinha para marido antes de morrer e ele só descobre anos depois
Por uma semana, ele continuou com essa lembrança na cabeça e todos os dias tocava no assunto. No dia da cerimônia, Michael acordou e disse que tinha chegado o grande dia e que estava muito feliz. Ele realmente queria se casar novamente. “Nós já passamos por tantas coisas e tem sido uma jornada dolorosa, mas esse momento foi muito especial para nós dois”, revela Linda.
A jornada do casal realmente é turbulenta. O Alzheimer foi diagnosticado em 2010, fora isso, o escocês também sofre de desorientação, mudanças de humor e afasia, o que prejudica sua capacidade de se expressar e entender a linguagem escrita e a falada. Mesmo sendo difícil, a esposa de Michael sempre se mante ao lado dele.
Casamento simples e emocionante
O casal oficializou novamente a união em uma cerimônia simples para 15 convidados, seis dias depois da proposta de casamento. O evento contou com a música do filme “Forrest Gump”, que é o favorito de Michael e que ele assiste todos os dias. A primeira dança do casal foi embalada por tradicionais gaitas escocesas.
Leia também: Da infância para vida adulta: papo em site de jogos vira casamento após 14 anos
A cerimônia aina contou com a generosa ajuda de membros da comunidade, que doaram seus serviços gratuitamente. “Foi um dia tão especial e nunca vou esquecer. Nós levamos nossos votos de casamento muito a sério e sempre estaremos lá um para o outro na saúde e na doença”, relata Linda. “Sempre que olho para ele, meu coração simplesmente se sente cheio. Eu me sinto muito afortunada por me casar com um homem tão incrível de novo”, finaliza.
A arte imitando a vida
Se você está achando essa história familiar, é porque provavelmente já deve ter se emocionado lendo o livro ou assistindo ao filme “Diário de uma Paixão”. O romance conta a história de um casal que envelhece junto e, na terceira idade, Allie é diagnosticada com demência e Alzheimer e como não se lembra das coisas e das pessoas, seu parceiro Noah conta todos os dias a história de amor deles para ela.