Você já se viu levemente apegada a aquele moletom que o mozão esqueceu na sua casa há semanas e se sente confortável usando a peça para dormir? Pois saiba que, de acordo com um estudo recente, há uma razão científica para isso ser tão gostoso. De acordo com Marlise Hofer – uma das autoras da pesquisa e graduada em psicologia pela University of British Columbia – mesmo que o parceiro não esteja por perto, sentir o cheiro  dele faz com que os níveis de ansiedade da mulher diminuam.

Leia também: Mencionar comida no perfil do aplicativo de relacionamentos atrai mais pessoas

Sentir o cheiro do parceiro mexe com os níveis de cortisol no organismo, reduzindo a ansiedade e o estresse
Pixabay/Creative Commons
Sentir o cheiro do parceiro mexe com os níveis de cortisol no organismo, reduzindo a ansiedade e o estresse


Detalhes do estudo

Mas, afinal, como o simples cheiro da pessoa amada pode influenciar a ansiedade dessa forma? De acordo com o estudo – publicado recentemente no periódico “Journal of Personality and Social Psychology” – quando as mulheres entram em contato com o odor do homem com quem têm um relacionamento, há uma redução na concentração de cortisol (hormônio relacionado ao estresse) no organismo, fazendo com quem ela se sinta mais calma.

Leia também: Traição é algo mais comum entre homens pessoas ricas, aponta estudo

Para realizar os testes, os homens que participaram do estudo receberam uma camiseta limpa e tiveram de usá-la durante 24 horas deixando de lado produtos com aroma – como desodorantes e perfumes – e cigarros para que o cheiro natural deles não fosse afetado. Em seguida, as mulheres tiveram de cheirar uma camiseta que ou não tinha odor algum, ou tinha o odor do parceiro, ou tinha o odor de um estranho.

Depois dessa etapa, as participantes realizaram testes matemáticos, entrevistas de emprego falsas e tiveram de responder um questionário a respeito do quão estressadas ou ansiosas elas estavam. Além disso, os pesquisadores também colheram amostras de saliva das mulheres para testar os níveis de cortisol.

Ao mesmo tempo em que sentir o cheiro do parceiro fez com que as mulheres apresentassem menos estresse e níveis mais baixos de cortisol, as que sentiram o cheiro de outro homem se mostraram mais agitadas. De acordo com Frances Chen, autor do estudo e professor assistente da universidade, todas essas descobertas têm relação com a sensação de familiaridade.

Leia também: Como terminar um relacionamento? Ciência tem a resposta

“Com a globalização, as pessoas estão viajando mais a trabalho e se mudando para novas cidades. Nosso estudo sugere que algo tão simples como levar uma peça de roupa usada pela pessoa amada pode ajudar a baixar os níveis de estresse quando se está longe de casa”, afirma Chen. Bom, agora você tem uma desculpa real para não devolver aquele amado moletom para o boy. Xô, ansiedade!

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!