Apesar de ser um tópico bastante estudado pela ciência, os sonhos ainda são, de certa forma, um enigma. De acordo com Oswaldo Rodrigues Jr., psicólogo do Inpasex (Instituto Paulista de Sexualidade), os sonhos são uma forma que o organismo encontra de "limpar" o cérebro do acúmulo de informações recebidas pelas pessoas ao longo do dia. "O que sonhamos, muitas vezes, será a maneira de nos chamarmos a atenção sobre assuntos importantes ou que precisam ser solucionados, superados ou mudados", explica o psicólogo. Mas e os sonhos eróticos?  

Leia também: Terapia regressiva acessa os "porões" da memória para sanar traumas

Apesar de alguns sonhos eróticos serem bem perturbadores, eles podem ter significados importantes na vida real
Shutterstock
Apesar de alguns sonhos eróticos serem bem perturbadores, eles podem ter significados importantes na vida real

De acordo com um estudo realizado pela Universidade de Montreal (Canadá) há alguns anos, ter sonhos eróticos é algo bastante normal, tanto para homens quanto para mulheres. Os dados da pesquisa apontam também que há algumas diferenças nos tipos de sonhos; enquanto elas sonham mais com pessoas famosas e com os parceiros, eles costumam sonhar com sexo grupal, em público ou em locais proibidos.

Sonhar que estava dando uns amassos com o chefe, um familiar ou um desafeto é algo que acorda muita gente no susto e costuma fazer com que as pessoas fiquem imaginando o que aquilo pode significar. Certamente algumas dessas imagens que recebemos enquanto dormimos podem ser perturbadoras, mas, segundo Rodrigues, não há com o que se preocupar, já que esses sonhos são associações de cenas variadas que, dependendo das vivências do indivíduo, acabam recebendo uma conotação erótica.

Sendo assim, listamos sete sonhos comuns e seus possíveis significados, tanto no âmbito esotérico quanto no da psicologia (lembrando que esse campo ainda é um bocado incerto e que não é possível cravar que essas interpretações são universais):

Sonhar com uma pessoa com quem você costumava se relacionar

De acordo com o terapeuta holístico Jon Maia, esse tipo de sonho indica que a ligação entre você e essa pessoa ainda está viva no seu inconsciente. Ele afirma também que isso pode indicar que você e a pessoa em questão possuem um laço cármico, ou seja, um elo forte e “predestinado” que pode até vir de vidas passadas.

Leia também: Conheça a interpretação dos cinco sonhos mais comuns

De acordo com Rodrigues, esse é o tipo mais comum dentre os sonhos eróticos, afinal já existem memórias de momentos compartilhados com aquela pessoa guardadas na mente. "Uma pergunta que devemos nos fazer é se estamos sentindo falta daquela pessoa ou de emoções que vivíamos junto a ela", diz o psicólogo.

Sonhar com o término do relacionamento atual

Maia afirma que sonhar com uma relação chegando ao fim pode indicar que o casal está em desarmonia. Segundo ele, é um sinal de que há algum problema a ser trabalhado nesse relacionamento e de que possivelmente existe uma falha no diálogo entre os dois parceiros. Rodrigues concorda, enfatizando que esse tipo de sonho pode tanto servir para apontar coisas erradas que a pessoa não percebe quando está acordada quanto significar o medo que ela tem de ser abandonada.

Também não é raro sonhar que está tendo a famosa discussão de relacionamento com a pessoa amada. Nesse caso, o psicólogo afirma que, muitas vezes, isso é sinal de que o casal está deixando esse tipo de papo de lado na vida real, fazendo com que a falta dele se manifeste nos sonhos. Segundo ele, também é possível que os sonhos tragam soluções para problemas cotidianos.

Sonhar com uma traição por parte da pessoa amada

Conforme explica Maia, esse tipo de sonho pode estar ligado à relação que a pessoa tem com ela mesma. O terapeuta afirma que sonhar com isso indica uma possibilidade de a pessoa ter (ou estar com) uma autoestima baixa e, segundo ele, o sonho é a forma que o subconsciente encontra para comunicá-la de que ela precisa aperfeiçoar a autoimagem e “fazer as pazes” consigo.

Para Rodrigues, o significado dado pela psicologia é semelhante. "O ser traído implica sem sentir-se desamparado, deixado de lado, diminuído em suas qualidades. Assim parece ir muito além do sexual, e nem sempre se associa a assuntos sexuais de modo direto", explica o especialista. 

Sonhar que está traindo a pessoa amada

Assim como o sonho com término de relacionamento, sonhar que está cometendo uma traição, segundo Maia, pode indicar questões mal resolvidas com a outra pessoa . O especialista afirma que pode estar faltando algo na química sexual do casal, algo que está deixando a pessoa que sonhou insatisfeita. Para Rodrigues, sonhar com isso geralmente indica quebra de confiança ou o comportamento de alguém que se considera capaz de quebrar regras.

Sonhar com o envolvimento em um ato sexual

De acordo com Maia, isso pode indicar certa insatisfação com a própria vida sexual. O especialista afirma que, nesse momento, é necessário avaliar cuidadosamente esse âmbito e fazer aquela famosa pergunta: você está feliz? Já de acordo com Rodrigues, quando uma pessoa está distante das atividades sexuais na vida real, sonhos eróticos são uma forma do corpo exercitar-se sexualmente. "Durante os sonhos, o corpo tem a possibilidade de se excitar e assim solucionar condições e necessidades físicas", completa.

Sonhar que está se envolvendo romanticamente com um desafeto

Maia afirma que, em geral, isso indica a necessidade de uma reaproximação ou aproximação amigável, assim como uma reflexão a respeito de um perdão (ou da ausência dele). Já para Rodrigues, esse tipo de sonho pode ser um mecanismo de superação dessa desavença. "Associar essa situação de bem-estar com alguém com quem não sabemos lidar e causa mal-estar serve para considerarmos vencida a discussão", acrescenta o psicólogo.

Sonhar que sente atração por pessoas inusitadas

Você já sonhou que estava namorando, dando uns amassos ou sentindo atração por uma pessoa que na vida real não te chama a menor atenção? Pois, segundo Maia, isso pode ser um alerta do subconsciente para a quantidade de coisas em que você está deixando de reparar ao seu redor. “Seu inconsciente está te alertando para você questionar como está sua vida social, suas relações, como você vê os outros e qual o grau de importância que está dando à coletividade”, explica o especialista.

Leia também: Estudo mostra qual é o melhor momento do dia para se fazer sexo

Algumas pessoas também costumam ter sonhos eróticos com ídolos ou pessoas famosas. Para Rodrigues, esse tipo de sonho apenas enfatiza desejos e necessidades sexuais existentes. Quanto a sonhar que está envolvido com algum familiar (o que assusta muita gente), o psicólogo explica que isso ocorre em razão da proximidade e do afeto que temos com essas pessoas, e o subconsciente acaba relacionando isso ao erótico .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!