Tamanho do texto

Especialistas e usuários dão dicas de como fazer um bom perfil em aplicativos de namoro. Fatores como foto e biografia são essenciais; confira

Descobrir o amor em um site de encontros online e aplicativos de namoro é uma missão difícil, e diversos fatores que não são possíveis de serem controlados podem influenciar bastante nisso, como os algoritmos ligados à técnologia e, claro, a preferência das outras pessoas. 

Leia também: Veja quais palavras você não deve usar no perfil de um aplicativo de namoro

Alguns erros não podem ser cometidos se você está afim de arrumar um encontro em aplicativos de namoro
shutterstock
Alguns erros não podem ser cometidos se você está afim de arrumar um encontro em aplicativos de namoro


Mas há algumas ações que são simples de fazer e podem ajudar a aumentar suas chances de marcar um encontro, como por exemplo, ter um perfil bem escrito, uma foto legal e, inclusive, não usar algumas palavras. O Delas separou algumas dicas para você não errar mais nos sites e aplicativos de namoro , confira:

Perfil

Um tópico na rede social de fóruns Reddit recebeu milhares de comentários quando um usuário fez a seguinte pergunta: "Qual frase de perfil de namoro te faz recusar a pessoa imediatamente?".  As respostas foram as mais variadas possíveis, mas talvez alguma dessas razões listadas abaixo pode ser o motivo pelo qual seu perfil não esteja recebendo tantas respostas como você acha que deveria. Veja os erros que você pode estar cometendo em seu perfil em aplicativos de namoro e como corrigi-los. 

1. Foto em grupo
De acordo com os usuários, quando há várias pessoas nas fotos é difícil reconhecer quem é você no meio de todo mundo. Poses com a língua para fota, ou virando a câmera para ângulos diferentes também não chamam muita atenção. 

2. Piadas
Escrever no perfil que está procurando alguém que "saiba aceitar piadas" ou algo nessa linha geralmente indica que seu senso de humor não é muito agradável e que provavelmente você faz piadas preconceituosas. Muitas pessoas podem se sentir desconfortáveis com esse tipo de brincadeira, portanto, fique atenta. 

3. Se gabar
Algumas imagens podem chamar atenção de forma negativa e, também, passam a mensagem de que você está se gabando de algumas coisas. O estilo "gente como a gente" funciona melhor, algo que mostre o rosto e faça alguém querer conversar com você por algo além do que você tem. 

4. Sarcasmo

Geralmente as menções sobre ser sarcástico no perfil apenas indicam que você é uma pessoa que não aceita críticas e acaba usando o sarcasmo para se defender desses comentários. 

5. Relacionamentos passados

Comentários do tipo "cansada de drama" ou "não gosto de pessoas que fazem joguinhos" podem deixar transparecer que você ainda guarda rancor sobre uma relação que já terminou. As pessoas que se interessarem pelo seu perfil podem desistir de tentar te impressionar, porque você provavelmente já está pensando que ela vai ser igual ao seu relacionamento anterior. 

6. Básico
Frases prontas como "eu adoro ouvir música" ou "amo os animais" não são originais. Ser mais específico com seus gostos pode mostrar mais sobre sua personalidade do que frases genéricas e também pode ajudar outras pessoas a se identificarem mais ou menos com as coisas de sua preferência.

7. Biografia em branco
Da mesma forma que a dica anterior, deixar a biografia em branco não dá dicas de como você é para as pessoas que encontram seu perfil online. Outro clichê como "perfis são tão difíceis de escrever" também pode ser um motivo para as pessoas não falarem com você. Uma biografia bem escrita pode ajudar muito a gerar interesse nos demais usuários.

Fotos

Outro fator importante é a escolha das fotos que são utilizadas. Para a revista americana "Men's Health", o nova iorquino e criador de um aplicativo que tira a foto ideal para os perfis de relacionamento, Max Schwartz, conta um pouco sobre os erros comuns. 

Além dos já citados acima, ele menciona as fotografias "sem sorriso ou expressão", geralmente publicadas por homens nos aplicativos de namoro. Segundo ele, esse é um truque para parecer "mais masculino". Entretanto, o especialista afirma que uma imagem calorosa e acessível funciona melhor.

No estúdio, Max diz fazer com que as fotos se tornem menos estereotipadas e ajusta apenas pequenos detalhes. "Não vou mudar demais a aparênica. Se você está me pedindo para fazer você parecer mais magro ou mudar seu cabelo, não farei isso", diz.

O conselho é ser verdadeiro e chamar atenção com fotos de qualidade que mostrem quem você é. Mas se você acha que é preciso ir a um estúdio profissional para tirar boas fotos, é aí que você se engana. Com certeza um celular pode te ajudar nessa missão.

Outras dicas

Meredith Golden concorda que as fotos usadas no aplicativo de namoro devem ser aquelas agradáveis em que a pessoa se mostra contente, para que se passe uma vibração positiva. Assim como Max, ela também é profissional quando o assunto é aplicativos de relacionamento, literalmente.

Seu trabalho é editar e conversar com outras pessoas, usando como base a personalidade dos clientes e entendendo quais são as características que eles prezam em um parceiro em potencial. Para a revista "Glamour", ela deu algumas dicas que podem ser úteis na construção de um  "perfil vencedor".

Segundo a profissional, é essencial não descrever a pessoa dos sonhos ao escrever o perfil. Isso pode fazer com que pessoas que não se encaixem perfeitamente na descrição também não te mandem mensagem. Foque em falar sobre os próprios interesses e, também, deixe a mente aberta. Também não é indicado listar comportamentos e coisas que odeia. Meredith aconselha evitar palavras como “ódio” e “desprezo” e falar mais sobre as coisas das quais gosta.

Se você tem alguma dúvida sobre qual foto ou o que escrever, pergunte a seus amigos. De acordo com ela, buscar por conselhos é um sinal positivo, especialmente se os amigos são casados ou estão um relacionamento sério.

Mas afinal, o que as pessoas buscam?

De acordo com um  estudo promovido pela rede social "Illicit Encounters", voltada para o público que procura relações extraconjugais, tanto homens quanto mulheres estão mais interessadas em tornar alguém feliz do que encontrar alguém que já se considera feliz. Além disso, a maioria se interessa por pessoas extrovertidas.

Um segundo estudo, realizado pela rede social de relacionamentos “Plenty of Fish”,  revelou que as mensagens iniciais que têm mais chances de conduzir a um relacionamento mais sério (e até mesmo casamento) são aquelas que demonstram interesse na pessoa com quem se está conversando. 

Por isso, se você está em busca de um romance através de aplicativos de namoro, não se desespere. Você ainda pode encontrar um amor, ou pelo menos uma paquera, através da tecnologia. É só saber qual a melhor forma de chamar atenção — no bom sentido — online. 

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.