Sabe aqueles casais que insistem em dizer que nunca discutem? Diga a eles que é uma pena ouvir isso. Sim, você leu certo, é uma pena, pois uma pesquisa divulgada pelo portal britânico “The Sun” indica que discutir várias vezes torna os casais mais felizes do que aqueles que nunca enfrentaram em conflito.

Leia também: Brigas e sexo sem vontade são bons para o casamento

Discutir pode ser ruim, mas especialista garante que ajudar no relacionamento e ainda melhora o sexo
shutterstock
Discutir pode ser ruim, mas especialista garante que ajudar no relacionamento e ainda melhora o sexo


A princípio é preciso ter claro que discutir constantemente é um sinal de que as coisas não estão indo bem, mas há várias situações em que é preciso colocar para fora, porque evitar brigas e guardar o que está sentindo pode levar a um estresse ainda maior em um longo prazo.

Então, argumentar sobre as questões que passam em sua cabeça é o segredo para o amor feliz e duradouro? Para o especialista em relacionamentos Sundy Gilchrist, sim! Além disso, ela ainda acredita que esses conflitos melhoram a sua vida sexual do casal, por aumentar a confiança das pessoas.

Sundy, inclusive, aponta os motivos que tornam a briga a melhor coisa para os casais:

1.  Alivia o estresse e a ansiedade

Fechar a boca quando o parceiro quer resolver um assunto para evitar o conflito nem sempre é a melhor opção. Sentimentos e palavras suprimidos podem trazer mais tensão para o corpo e para a mente. Com o tempo, isso vai se acumulando e leva a quadros de ansiedade e depressão, aumentando consequentemente o estresse, que por sua vez pode desencadear dores de cabeça e insônia. Ou seja, é uma cadeia sem fim.

2. Aumenta a confiança

Quando você discute e ouve o outro lado é uma forma de mostrar que você está disposta a superar as coisas junto com quem ama, mesmo quando a situação está tensa. Concordando ou discordando, isso é necessário para chegar a uma conclusão definitiva.

Um argumento saudável pode trazer paixão, aumentando os níveis de energia entre o casal. Quando o parceiro se aproxima de você depois da discussão, vai receber um grande impulso de confiança. Porém, se ficarem voltando ao mesmo assunto sempre é um sinal de que as coisas não foram resolvidas.

Leia também: Massagem a dois pode ser o segredo para aumentar o desejo sexual; saiba mais

3. Mostra compromisso

Querer lavar a roupa suja com o parceiro mostra que você se preocupa com o relacionamento. Ser sincera e falar sobre algo que não está funcionando bem não é fácil, mas se a relação não fosse importante para você, não teria a coragem de levantar a questão. É importante argumentar de forma justa, falar e também ouvir, e trabalhar juntos em mudanças.

4. Fortalece os casais

A pesquisa, na qual a especialista se apoia, mostra que quanto mais vezes você se recupera de uma discussão, mais forte o relacionamento pode se tornar. A cada briga o vínculo fica mais forte, pois demonstra que podem superar situações ruins juntos. Falar as coisas abertamente dá ao casal a chance de um ver ao outro como verdadeiro e fazer com que cada pessoa perceba que ainda ama o outro.

5. Estimula a vida sexual

Discussões costumam ser calorosas e isso muitas vezes causa aumento da pressão sanguínea. As emoções ficam a flor da pele, mas, quando o problema é resolvido, o que aumenta é a libido, resultando em um sexo mais apaixonado e emocionante. Ter relações sexuais após um desentendimento também libera o hormônio oxitocina, que causa uma boa sensação e ajuda a seguir em frente após um desacordo.

Leia também: Tem salvação? Terapia de casal ajuda a resolver conflitos e pode melhorar o sexo

6. Melhora a saúde

Ser honesto e aprender a argumentar de forma justa pode trazer inúmeros benefícios para a saúde. A raiva libera cortisol e adrenalina no corpo, levando a problemas digestivos e outras reações desagradáveis, que nada mais são do que uma resposta do corpo mostrando que não está sabendo lidar com a situação. Libere toda angustia de você. Segundo a especialista, discutir pode ser melhor do que você pensa.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!