Você sabia que um simples ato não sexual pode intensificar o desejo entre o casal e fortalecer o relacionamento? De acordo com cientistas, seja fazendo ou recebendo, a massagem é a chave para acender a paixão no relacionamento e aproximar o casal.
Leia também: Veja dicas de como fazer incorporar o tantra na vida à dois e surpreenda
Passar as mãos pelo corpo do parceiro ou da parceira impulsiona o próprio bem-estar e os especialistas garantem que a massagem é algo simples que pode facilmente ser incorporada na rotina diária do casal. Para comprovar isso, um estudo reuniu casais que fizeram um curso básico sobre como usufruir dessa prática. Após a experiência, eles relataram que, durante o processo, houve uma melhora significativa na saúde física e emocional.
Experiência bem sucedida
Segundo o estudo, de todos os casais que participaram da experiência, 74% gostaram tanto dos resultados que afirmam que vão continuar com as massagens a dois . Impressionantemente, 90% dos casais garantem que recomendariam a troca de carícias mútua para amigos e familiares.
Leia também: Rituais tântricos melhoram o sexo: “É como perder a virgindade”
“Os benefícios de receber uma massagem de um profissional já são comprovados, mas essa pesquisa mostra que um resultado semelhante pode ser obtido por casais com pouco treinamento prévio e experiência com a atividade”, diz Sayuri Naruse, psicóloga da Northumbria University.
Descobertas
Durante o estudo feito pela universidade, as 38 pessoas que participaram foram interrogadas sobre o que sentiam após cada aula prática. As perguntas buscaram compreender as áreas de saúde física e mental, estresse, enfrentamento e satisfação no relacionamento.
Os pesquisadores descobriram que o bem-estar dos casais, as questões relacionadas ao estresse e o enfrentamento ficaram melhores depois do curso. Também descobriram que realizar essas toques no corpo da pessoa com quem se relaciona ajuda a garantir a estabilidade da relação.
“Essas descobertas mostram que a massagem pode ser uma maneira simples e eficaz para que os casais melhorem o bem-estar físico e mental, mostrando afeto um pelo outro. Nossos dados também sugerem que esses efeitos positivos podem ser duradouros”, ressalta a psicóloga.
Outros benefícios
Esse tratamento é eficaz para reduzir o estresse, a dor e a tensão muscular. Alguns estudos têm encontrado outros benefícios, indicando que essa prática também pode ser útil para distúrbios digestivos, dores de cabeça e insônia.
Além de ser uma ótima ferramenta para aumentar a intimidade e definir o humor, pois os parceiros, ao tocarem no corpo um do outro, produz sentimentos de carinho, conforto e conexão. “É uma intervenção rentável e agradável que não é apenas para um ambiente terapêutico, mas pode ser facilmente incorporada na rotina diária de um casal saudável”, expõe Sayuri.
Leia também: Confira aqui dez dicas de sexo tântrico
O ato também pode promover mudanças fisiológicas positivas no cérebro associadas à felicidade . Esses momentos muitas vezes são seguidos de períodos mais longos de calma, ou seja, o ato ajuda a melhorar a vida sexual, gerando uma sensação de bem-estar e satisfação que durará durante um bom tempo.