Especialista dá 4 dicas para casais com problemas de diálogo; confira

Para a especialista em sexualidade Cátia Damasceno, o diálogo é a base de um relacionamento, mas mantê-lo pode ser um desafio; veja detalhes

De acordo com um estudo publicado pelo “Personality and Social Psychology Bulletin” recentemente, o sexo está, sim, relacionado com a felicidade e a satisfação entre parceiros em um relacionamento, o que os torna realmente felizes é o  afeto e a boa comunicação . Segundo os casais consultados pela pesquisa, apenas 4,2% das experiências sexuais ocorrem sem carinho e comunicação, tornando-o um simples veículo.

Especialista dá dicas de como casais podem manter uma boa comunicação
Foto: Shutterstock
Especialista dá dicas de como casais podem manter uma boa comunicação


De acordo com Cátia Damasceno, especialista em sexualidade e criadora do projeto “Mulheres Bem Resolvidas”, o diálogo é realmente a base de qualquer relacionamento. Ela afirma que casais que mantêm diálogo e trocas entre si, constroem raízes fortes que sustentam o relacionamento.

Parece simples, mas manter uma boa comunicação pode ser difícil para alguns. “É muito mais fácil fazer sexo do que conversar sobre isso. É mais fácil ter um relacionamento do que conversar sobre ele. Conversar incomoda, tira da zona de conforto, traz problemas à tona”, comenta ela. Confira dicas da especialista sobre o assunto:

Futuro em casal

Em primeiro lugar, Cátia afirma que é importante conversar sobre a visão de futuro. “Os dois precisam saber onde querem chegar juntos como casal”, afirma. Assim, o risco de haver um contraste muito grande entre expectativas e as reais intenções do parceiro ou da parceira não entram em conflito.

Leia também: É normal não ter orgasmos com penetração? Especialista explica

Valores do casal

Todos têm valores individuais e, em um relacionamento , se eles não forem alinhados, problemas podem aparecer. Conversar sobre o que cada um tem como princípios pode ajudar o casal a crescer junto.

Pessoas diferentes, universos diferentes

Para Cátia, outra necessidade que um relacionamento demanda é a de reconhecer as diferenças do companheiro ou da companheira. “Um exemplo é o de que as mulheres tendem a ser mais comunicativas, a falar mais de sentimentos e da relação. Já os homens tendem a ser mais quietos, mais práticos. Entender essas diferenças é primordial para alinharem expectativas e evitar embates”, explica.

Sinceridade

Pode parecer clichê, mas a sinceridade é realmente algo básico em um relacionamento. “Ainda não existe telepatia e ninguém adivinha pensamentos, por isso é necessário que um diga ao outro o que gosta ou não, que deem feedbacks sobre coisas que o outro fez e que não agradaram”, afirma.

Leia também: Pompoarismo e DIU combinam ou não? Especialista esclarece a questão

Investimento

Qualquer relacionamento, para ser duradouro, requer cuidado, carinho, respeito e dedicação de ambas as partes dos casais para fazer dar certo.