Fazer muito sexo traz felicidade? Estudo responde

De acordo com um estudo recente, a relação entre sexo e felicidade está na quantidade de afeto que ele proporciona; entenda

É comum que as pessoas relacionem quantidade de sexo com felicidade. Os hormônios liberados durante e após o ato são responsáveis por sensações prazerosas e de bem-estar, mas, de acordo com a ciência, fazer muito sexo pode não ser a maior fonte de satisfação em um relacionamento. 

Fazer muito sexo traz felicidade? Estudo revela que sim, mas não pelo motivo em que muitos acreditam
Foto: Shutterstock
Fazer muito sexo traz felicidade? Estudo revela que sim, mas não pelo motivo em que muitos acreditam

Leia também: Conheça 5 benefícios que fazer sexo pode proporcionar à saúde

O que realmente parece fazer com que a relação seja saudável, agradável e duradoura são os carinhos trocados pelo casal durante e depois do ato. De acordo com um novo estudo, publicado pelo “Personality and Social Psychology Bulletin”, descobriu-se que afeição e conversas casuais são as maiores responsáveis pela felicidade em longo prazo. Mais do que fazer muito sexo

Sexo e afeto andam juntos?

A pesquisa em questão foi realizada com 335 pessoas que estavam em relacionamentos. Elas responderam perguntas relacionadas à frequência com a qual faziam sexo, sobre o quão afetuosos eram na relação e sobre a quantidade de vezes em que experimentavam emoções positivas, como alegria e contentamento. O resultado observado, de acordo com os psicólogos que conduziram o estudo, aponta que  sexo é um “veículo” para que haja mais carinho.

O estudo também fez um experimento que consistiu em pedir que 100 casais mantivessem um diário das próprias experiências sexuais e de momentos carinhosos durante dez dias. Dados levantados pelo teste indicam que sexo e carinho costumam andar de mãos dadas, já que apenas 4,2% das experiências sexuais relatadas pelos casais estudados ocorreram sem que houvesse um comportamento afetuoso durante esse momento.

Leia também: Por que esperei até depois dos 50 anos para perder a virgindade

Os pesquisadores responsáveis pelo estudo ainda afirmam que, quando fazem sexo, as pessoas não buscam apenas o prazer daquele exato momento: “Sexo não é benéfico por seus feitos psicológicos e, sim, porque ele promove uma conexão mais forte e positiva com o parceiro”.

O estudo ainda chama atenção para o fato de que a descoberta pode até ajudar alguns casais. Quando fazer muito sexo não for possível por algum motivo , os resultados sugerem que investir na afeição e no carinho pode beneficiar os parceiros e o relacionamento .