Responsável por perda de flexibilidade, rigidez momentânea ou permanente dos movimentos, dor nas articulações e dificuldade em mover os quadris, joelhos, punhos e outras partes do corpo, a artrite pode impactar de forma negativa a vida sexual de pessoas que sofrem com a doença.
Segundo a Arthritis Research UK (estudos sobre artrite do Reino Unido), a dor e a fadiga causados pela doença podem reduzir o entusiasmo do portador por sexo, além do fato de o humor e a autoconfiança também serem afetados. Pensando nisso, o instituto desenvolveu uma espécie Kama Sutra para portadores desse problema.
Veja quais são as posições e como elas podem ajudar a minimizar o impacto da dor e da falta de flexibilidade na hora do sexo .
Leia mais: Dia de preguiça? Confira 6 posições sexuais para driblar o cansaço
Parceiros com problemas nas costas
Os dois parceiros se deitam de lado, um de frente para o outro, e cruzam as pernas que não estão encostadas na cama entre si. Dessa forma, nenhum dos dois sofre com pressão constante nas juntas e as colunas se mantêm relaxadas.
Problemas nos joelhos
Para homens que sentem dores ao ajoelhar-se, esta posição é indicada. Ele se deita de barriga para cima e a mulher fica ajoelhada por cima. Como ele fica praticamente inerte, dores nos quadris e nos joelhos podem ser evitadas. O guia não indica esta posição no caso de mulheres que tenham algum tipo de implante no quadril.
Leia mais: Veja dicas e posições para praticar masturbação sozinha
Para mulheres que têm dificuldades em mover os joelhos ou mantê-los esticados, o guia sugere que ela se deite na beirada da cama, com as pernas para fora dela, e mantenha os pés encostados no chão. O homem fica ajoelhado no chão e a penetra de frente.
Problemas nos quadris
Se ambos têm algum tipo de implante nos quadris ou dificuldade em movimentá-los, é indicado que fiquem de pé. A mulher se inclina levemente, apoiando os braços em uma cômoda ou em qualquer móvel que tenha altura compatível, e o homem a penetra por trás.
Esta posição também é útil para quem não consegue se ajoelhar.
A clássica papai e mamãe é uma ótima posição para qualquer pessoa que tiver problemas no quadril .
A mulher fica deitada e o homem se posiciona sobre ela, ajoelhado na cama. Travesseiros podem ser usados sob os joelhos para suporte extra.
Leia mais: Confira 4 posições para fazer sexo menstruada
Nesta opção, perfeita para mulheres com dificuldades em mover os quadris, ela fica deitada e passa as pernas sobre o quadril do homem, que a penetra deitado de lado.
Ela também é indicada para pessoas que não conseguem manter os joelhos esticados em razão da artrite.