Uma pesquisa realizada com quase sete mil mulheres britânicas, publicada no periódico científico britânico “British Journal of Obstetrics and Gynaecology”, descobriu que 7,5% das mulheres sexualmente ativas entre 16 e 74 anos reportaram dor na relação, por no mínimo três meses, no ano anterior a entrevista.

Leia mais: Acabe com as dores na hora do sexo

Um quarto dessas mulheres que sentiram dor na relação , ainda disseram sentir uma dor muito forte que acontecia muito frequentemente – ou sempre – por cerca de seis meses.

A dor na relação pode ser causada por diversos motivos
shutterstock
A dor na relação pode ser causada por diversos motivos

A faixa etária que era mais atingida por esse problema era a de mulheres de 55 a 64, seguida pelas mais novas, de 16 a 24 anos.

Quase metade as mulheres que sentiam dor na relação (44,9%), disseram ter evitado fazer sexo durante o último ano.

Leia mais: Aprenda 12 maneiras de combater a cólica menstrual

Por que elas sentem dor?

Muitos podem ser os motivos para uma relação sexual dolorosa. Uma em cada dez mulheres que disseram sentir dor estavam na menopausa, mas 62% delas – independentemente da idade –  afirmaram ter perdido o interesse no sexo, e quase um quarto dizem não sentir nenhum tipo de prazer na relação sexual.

Outro motivo apontado para a dor no sexo é a falta de lubrificação na vagina, reportado por 45% das mulheres que disseram sentir dor durante a relação.

A saúde mental também é um fator muito importante para o prazer e conforto em uma relação sexual. Ansiedade e depressão foram queixas maiores entre as que sentem dor no sexo.

Não só as doenças sexualmente transmissíveis foram relatadas pelas mulheres, mas problemas de saúde comuns ou crônicos podem ser responsáveis pela dor durante a relação.

Leia mais: O que fazer quando o pênis do parceiro é grosso e machuca durante o sexo?

Às vezes, não se trata de um problema físico ou psicológico, mas sim a falta de conexão com o parceiro – problema relatado por 13% das mulheres que disseram sentir dor no sexo. E 14% das mulheres que reclamaram das dores na relação disseram ter sofrido abuso sexual.

Os autores da pesquisa concluíram que a dor na relação é um fenômeno que atinge uma “minoria considerável” de mulheres, e recomendaram que o tratamento seja feito considerando diversos fatores e o contexto dos sintomas.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!