Tamanho do texto

Voltar com o ex-namorado é sempre uma polêmica; veja algumas perguntas para fazer a você mesma antes de tomar essa decisão

Quem nunca pensou em voltar com o ex-namorado? Tem quem fale que vai dar errado novamente e tem quem acredite que o amor ainda não morreu. Mas não há dúvidas de que é preciso pensar muito antes de tomar uma decisão como essa.

+  Procurando um namorado? Veja dicas de especialista para encontrar

A coaching de relacionamentos Samantha Burns falou ao site "Your Tango" quais são as cinco perguntas que deve fazer a você mesma antes de decidir reatar com o ex-namorado .

Está pensando em voltar com o ex-namorado? Estas perguntas podem te ajudar a solucionar o dilema
shutterstock
Está pensando em voltar com o ex-namorado? Estas perguntas podem te ajudar a solucionar o dilema


1– Por que não funcionou da primeira vez?

Quando seu ex-namorado implora para voltar, ou você acredita que cometeu um erro ao terminar com ele, é essencial lembrar exatamente por que não funcionou da primeira vez.

Em muitos casos, o que causou o término pode ser um problema ao reatarem o relacionamento: valores essenciais em desacordo, falhas de comunicação, falta de atração ou até mesmo incompatibilidade sexual.

Reflita sobre o motivo de você estar querendo voltar. Se é por conveniência – porque não gosta de ficar sozinha  –, para fazer outras pessoas felizes – se sua família e amigos o adoravam –, ou até por medo de que ninguém mais vai te amar, provavelmente a relação vai chegar ao término novamente.

Vic Ferreira: Como superar o primeiro fim de relacionamento da vida?

2. Por que não voltar?

Pensar nas partes negativas do namoro anterior de vocês é importante se vocês estão pensando em voltar. Pense nas características dele que te fizeram mal.

Se ele era ciumento, e vocês namoraram ou ficaram com outras pessoas enquanto estavam separados, o ciúme pode tornar ainda mais difícil essa nova relação.

Não se deixe enganar lembrando apenas das coisas boas que vocês viveram.

3. Por que voltar?

Mas as coisas boas também são importantes de serem consideradas. Às vezes vocês terminaram por conta de um simples desentendimento, ou por conta da distância.

Se o namoro aconteceu enquanto vocês eram mais jovens, com o amadurecimento é capaz de vocês se entenderem mais e, desta vez, a relação ser bem sucedida.

“Talvez vocês tenham estudado fora, ou trabalharam em um lugar que precisava viajar muito. Esses tipos de términos podem ter sidos mútuos, porque nenhum dos dois tinha mais tempo e energia para investir no relacionamento”, explica Samantha. Em um novo cenário - outros empregos, por exemplo - a relação pode engatar de verdade. 

Para essa volta também é preciso ponderar se você está pronta para uma relação séria e se está disposta a priorizá-la acima de outras coisas.

4. Você precisa de mais tempo para pensar?

Desde que terminou o namoro, você sente falta do ex e não para de pensar na separação. Tenha calma, é comum sentir saudades logo depois do término, principalmente se vocês ficaram juntos por muito tempo

Mas se vocês terminaram há pouco, a dica de Samantha é criar espaço e tempo, para que vocês possam limpar a cabeça para esclarecer o acontecido e tomar uma decisão racional. Tente ficar longe dele – e, se possível, de lembranças dele – para pensar inclusive nas respostas para as perguntas acima.

“Meu ex é meu melhor amigo”

5. Como criar uma nova relação?

Se você vai voltar com o ex-namorado, precisa pensar que esta deve ser uma nova relação. “Para um relacionamento feliz e satisfatório, vocês precisam perdoar, confiar e evoluir juntos”, diz Samantha. Caso decidam recomeçar, não deixe os problemas do namoro anterior atrapalharem vocês.

    Leia tudo sobre: amor
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.