Tamanho do texto

Para cada bodas de namoro, uma comemoração. É importante não errar na hora de escolher o lugar e o presente para o amado. Veja as dicas

Você sabia que desde o primeiro mês juntos,   o casal já comemora bodas de namoro? Nos primeiros 30 dias juntos, os pombinhos comemoram bodas de beijinhos . Com dois meses a comemoração é conhecida como bodas de sorvete . E as festas não acabam por aí: para cada data há um nome e um tema.

Bodas de namoro são datas não oficiais, mas uma lista criada e compartilhada na internet que acabou viralizando
Shutterstock
Bodas de namoro são datas não oficiais, mas uma lista criada e compartilhada na internet que acabou viralizando


Nos primeiros meses juntos, o casal ainda está se conhecendo melhor. A cada mesversário é comum que os pombinhos queiram fazer uma pequena surpresa um para o outro e comemorar as bodas de namoro

Veja  dicas de como e onde comemorar cada fase do namoro: 

Bodas de beijinhos

Bodas de namoro: um pequeno agrado para o primeiro mês do casal
Divulgação
Bodas de namoro: um pequeno agrado para o primeiro mês do casal



Com apenas um mês de namoro, é pouco provável que o casal se conheça por completo. Pelo contrário, o começo é tempo dos dois se conhecerem e  se descobrirem . Para não passar em branco, que tal presentear seu amor com um recadinho romântico ou apenas um mimo, como um doce? O custo é baixo e a chance de errar é bem pequena. O mesmo vale para as bodas de sorvete, aos dois meses de relacionamento. 

Mesversários

Conforme o tempo vai passando e você vai conhecendo a pessoa que está ao seu lado, as comemorações das bodas de namoro podem ficar mais interessantes a cada mês. Pense no que seu amado gosta de comer e o leve para um restaurante que sirva o prato preferido dele. Ou você pode se arriscar na cozinha e fazer um belo e romântico jantar a dois a cada mês. 

Bodas de pintinhos

O tempo vai passando e as bodas continuam por aí. Alguns nomes são curiosos. Aos 10 meses é comemorada a bodas de pintinho. Com esse tempo, o casal já está próximo de completar 1 ano de namoro, o que significa que ambos conhecem muito bem a intimidade um do outro.

Para essas bodas de namoro que tal combinar o jantar com uma ida ao motel? Caso sinta-se segura, brinquedinhos eróticos  e fantasias costumam ser bem aceitos e ainda ajudam a apimentar a relação. 

Bodas de milagre

Para celebrar o amor que sentem um pelo outro, muitos casais combinam viagens, seja para fora do país ou um bate volta
Shutterstock
Para celebrar o amor que sentem um pelo outro, muitos casais combinam viagens, seja para fora do país ou um bate volta


1 ano de namoro é uma data extremamente importante para os casais que gostam de comemorar os mesversários. Depois desse tempo, o casal já passou por diversas situações, se conhece bem e tem intimidade suficiente para, por exemplo, comemorar esse momento com uma viagem.

Leia também: Aos 80 anos, namorados se casam depois de 44 anos juntos

Se estiver no inverno, aposte em um lugar frio, como uma cidade de serra. Se estiver um lindo sol lá fora, vá para a praia. Um belo por do sol pode ser o programa perfeito para comemorar mais uma boda de namoro. 

Lista completa

A lista de bodas de namoro não é oficial como a de bodas de casamentos. Ela surgiu na internet há alguns anos e foi replicada por casais apaixonados. Mas isso não importa muito, não é mesmo? O legal é encontrar um motivo a mais para celebrar o amor. Confira a lista completa:

1 dia – bodas de brisa
1 semana – bodas de papel alumínio
15 dias – bodas de estrelas
1 mês – bodas de beijinhos 
2 meses – bodas de sorvete
3 meses – bodas de algodão-doce
4 meses – bodas de pipoca
5 meses – bodas de chocolate
6 meses – bodas de sonhos ou pluminhas
7 meses – bodas de purpurina
8 meses – bodas de pompom
9 meses – bodas de pirulitos
10 meses – bodas de pintinhos
11 meses – bodas de chicletes
1 ano – bodas de milagre 
2 anos – bodas de dedo-de-moça
3 anos – bodas de cristal
4 anos – bodas de quartzo azul
5 anos – bodas de paixão
6 anos – bodas de rosas 
7 anos – bodas de tulipas
8 anos – bodas de flor de jade
9 anos – bodas de orquídeas
10 anos – bodas de milagre
11 anos – bodas de romance
12 anos – bodas de estrela do mar
13 anos – bodas de sereia
14 anos – bodas de doce de leite
15 anos – bodas de amor eterno

10 anos de comemorações

Bruno e Yara estão juntos há dez anos e sempre comemoram seus aniversários, sem se importar com a pressão para casar
Arquivo pessoal
Bruno e Yara estão juntos há dez anos e sempre comemoram seus aniversários, sem se importar com a pressão para casar

A design de interiores Yara Bastos Santana começou seu namoro no dia 3 de abril de 2007. Ela e o namorado, Bruno Heilig, contam a união desde o primeiro beijo já que, desde então, nunca se separaram. São dez anos um ao lado do outro, bodas de milagre.

“Fazemos questão de mandar mensagem de parabéns um para o outro. Às vezes, saímos para almoçar ou jantar”, conta Yara em entrevista ao Delas. “Achamos uma data importante. Muitos não passam do primeiro beijo.”

O casal gosta de sair para almoçar ou jantar nesses dias, mas a romântica namorada gosta também de fazer uma declaração ou vídeo para o amado. Nada se compara, entretanto, a surpresa feita para o aniversário de dez anos no último mês.

“Gosto de presentear com coisas simples que serão lembradas para sempre. Este ano, criei um grupo quinze dias antes da data com minha irmã Letícia e minha prima Maria Luiza. Chamei também dois amigos, Carlos e Thais, e minha cunhada Beatriz para a ‘Operação 10 anos de namoro’.”

A ideia era fazer uma surpresa realmente inesquecível. Yara revelou fotos em preto e branco do casal, encomendou bexigas de gás hélio e comprou velas e pétalas de rosa. Com ajuda da família e amigos, criou um ambiente super romântico para celebrar o amor que sente por Bruno.

Leia também: Saiba como usar a camisinha feminina e conheça vantagens desse preservativo

“Saímos para jantar e, quando voltamos para casa, ele ficou sem reação. Ele achou que seria somente o jantar, mas quando chegou estava tudo preparado com muito. Fiz o dia valer a pena aquela noite.”

Críticos existem sempre, e além de muitos acharem essas comemorações desnecessárias, Yara e Bruno ainda têm o “combo” de já estarem namorando há uma década e sem data para o casamento.

“Acho uma crítica pesada falar que este tipo de coisa (a comemoração) é ridículo. Tem gente que gosta de fazer valer a pena cada dia vivido com a pessoa amada, e esse é nosso caso. Para mim, essas pessoas que criticam nunca se permitiram amar e ser amado com intensidade.”

Já sobre os pitacos do casamento a jovem de 25 anos afirma que vem de todos os lados: família, amigos e até novos conhecidos. “Já nós acostumamos com os comentários. Hoje, é irrelevante, pois a nossa vontade de casar, garanto que é maior do que o povo que quer nos ver casados.”

Bodas de sonhos

Jéssica e André não deixam de lembrar de seus mesversários porque acreditam que vale celebrar cada momento juntos
Arquivo pessoal
Jéssica e André não deixam de lembrar de seus mesversários porque acreditam que vale celebrar cada momento juntos

Juntos oficialmente há apenas seis meses, a designer Jéssica Nunes e seu namorado, André Gomes, não deixam de comemorar seus mesversários. “Tentamos sair para jantar ou fazer algo. Mesmo que não dê para nos vermos, sempre lembramos da data”, explica a namorada. “Gostamos de lembrar, pois acreditamos que isso aproxima o casal. Não é fácil manter um namoro, exige muito esforço e vontade, então cada mês juntos tem de ser lembrado.”

Normalmente, os dois vão para o cinema, saem para jantar, viajam juntos ou até cozinham um para o outro. Da última vez, nos seis meses, André levou Jéssica de surpresa para um restaurante que serve fondue. “Ele preparou um jantar romântico e não me deixou descobrir. Foi uma delícia.”

Leia também: Uma ajudinha para escolher o presente do seu namorado

Jéssica afirma que as comemorações não vão parar quando eles completarem um ano e que vão, sim, celebrar suas bodas de namoro depois disso. “Quando duas pessoas se amam, qualquer motivo é motivo para comemorar, ou até sem ter motivo, apenas o fato de estarem juntos e de aproveitarem cada momento juntos.”

Para a romântica designer não há motivos para achar essas comemorações um desperdício de tempo. "Quando alguém acha que a felicidade alheia é ridícula, acredito que esse alguém simplesmente a inveja."

Bodas de mesversários de namoro

Não precisa sempre comprar presentes caros, por que não fazer você mesma uma lembrança especial para a pessoa amada?
shutterstock
Não precisa sempre comprar presentes caros, por que não fazer você mesma uma lembrança especial para a pessoa amada?

Inspirada pela lista das bodas de namoro que começou a circular na internet, a administradora e colaboradora do blog “Namorada Criativa”, Lucélia Oliveira, criou uma nova com algumas usuárias da rede social Facebook. Na época, as românticas faziam parte de um grupo chamado “Send You Love”.

A ideia era criar não só bodas para cada ano, mas também bodas de “mesversários de namoro”. A criatividade foi grande para separar mês a mês as comemorações. Confira:

1 ano - bodas de Kama-sutra
1 e 1 mês - bodas de cartas
1 e 2 meses - bodas de marshmallow
1 e 3 meses - bodas de passeio
1 e 4 meses - bodas de luz
1 e 5 meses - bodas de mensagens (sms)
1 e 6 meses - bodas de piquenique
1 e 7 meses - bodas de bis
1 e 8 meses - bodas de amizade colorida
1 e 9 meses - bodas de ursinho
1 e 10 meses - bodas de fondue
1 e 11 meses - bodas de velas

2 anos - bodas de dedo-de-moça
2 e 1 mês - bodas de príncipe
2 e 2 meses - bodas de fantasias
2 e 3 meses - bodas de cinema na sala
2 e 4 meses - bodas de fotos
2 e 5 meses - bodas de brigadeiro
2 e6 meses - bodas de vídeo game
2 e 7 meses - bodas de crepom
2 e 8 meses - bodas de sorriso
2 e 9 meses - bodas de sonhos
2 e 10 meses - bodas de sex and love
2 e 11 meses - bodas de paçoca

3 anos - bodas de cristal
3 e 1 mês - bodas de desenho
3 e 2 meses - bodas de música
3 e 3 meses - bodas de desejo
3 e 4 meses - bodas de carinho
3 e 5 meses - bodas de doce de leite
3 e 6 meses - bodas de felicidade
3 e 7 meses - bodas de cupcakes
3 e 8 meses - bodas de melancia
3 e 9 meses - bodas de champanhe
3 e 10 meses - bodas de massagem
3 e 11 meses - bodas de morango com leite condensado

4 anos - bodas de quartzo azul
4 e 1 mês - bodas de morango
4 e 2 meses - bodas de abraços
4 e 3 meses - bodas de caramelo
4 e 4 meses - bodas de erva doce
4 e 5 meses - bodas de amendoim
4 e 6 meses - bodas de jujubas
4 e 7 meses - bodas de lasanha
4 e 8 meses - bodas de coração
4 e 9 meses - bodas de surpresa
4 e 10 meses - bodas de futebol
4 e 11 meses - bodas de Mc Donalds

5 anos - bodas de paixão
5 e 1 mês - bodas de cachaça
5 e 2 meses - bodas de vinho branco
5 e 3 meses - bodas de lasanha
5 e 4 meses - bodas de milk shake
5 e 5 meses - bodas do Mickey e da Minnie
5 e 6 meses - bodas de Shrek e Fiona
5 e 7 meses - bodas de Subway
5 e 8 meses - bodas de Kit Kat
5 e 9 meses - bodas de rodízio de pizza ou churrasco
5 e 10 meses - bodas de livro
5 e 11 meses - bodas de viagem

Leia também: Noivo surpreende "Bela" em teatro e faz pedido de casamento vestido de "Fera"

6 anos - bodas de rosas
6 e 1 mês - bodas de cappuccino
6 e 2 meses - bodas de álbum de fotos
6 e 3 meses - bodas de sorte
6 e 4 meses - bodas de pinguim
6 e 5 meses - bodas de Coca – cola
6 e 6 meses - bodas de metade da laranja
6 e 7 meses - bodas de arco- íris
6 e 8 meses - bodas de pedacinho do céu
6 e 9 meses - bodas de Romeu e Julieta
6 e 10 meses - bodas de casadinhos
6 e 11 meses - bodas de pão de mel

7 anos - bodas de tulipas
7 e 1 mês - bodas de coração
7 e 2 meses - bodas de torta de bombom
7 e 3 meses - bodas de meu malvado favorito
7 e 4 meses - bodas de Habib’s
7 e 5 meses - bodas de caminhas de bicicleta
7 e 6 meses - bodas de alto astral
7 e 7 meses - bodas de Confete
7 e 8 meses - bodas de beijo adormecido
7 e 9 meses - bodas de asas da imaginação
7 e 10 meses - bodas de floresta negra
7 e 11 meses - bodas de cetim

8 anos - bodas de flor de jade
8 e 1 mês - bodas de mistério
8 e 2 meses - bodas de lua cheia
8 e 3 meses - bodas das cores
8 e 4 meses - bodas de guarda chuvas
8 e 5 meses - bodas da eternidade
8 e 6 meses - bodas explosão de sentimentos
8 e 7 meses - bodas de lágrimas
8 e 8 meses - bodas de pétalas de rosas
8 e 9 meses - bodas de camurça
8 e 10 meses - bodas de mel de abelha
8 e 11 meses - bodas de Piu-Piu e Frajola

9 anos - bodas de orquídeas
9 e 1 mês - bodas de prazer
9 e 2 meses - bodas de fidelidade
9 e 3 meses - bodas de corujinhas ou pinguim
9 e 4 meses - bodas de comida japonesa
9 e 5 meses - bodas de teatro
9 e 6 meses - bodas de letra de música
9 e 7 meses - bodas de aliança
9 e 8 meses - bodas de pôr do sol
9 e 9 meses - bodas de ciúmes
9 e 10 meses - bodas de gotas de alegria
9 e 11 meses - bodas de príncipes e princesas

E você? Se animou para comemorar suas bodas de namoro?

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.